Querendo ter um novo avião ou um avião reformado para viagens, o presidente Lula (PT) desanimou ao ouvir os valores que envolveriam a reforma de uma das aeronaves que servem hoje à Presidência.
Lula queixa-se da falta de espaço e autonomia do A319, vulgo Aerolula, e havia pedido à Aeronáutica para estudar a compra de uma nova aeronave ou, ao menos, a transformação do A330, o avião militar que transportou a comitiva presidencial aos Estados Unidos em fevereiro, numa aeronave presidencial, com suíte para o casal e um pequeno escritório para ele.
Lula não ouviu, até agora, assessores dizendo a ele que essa não é uma boa ideia. Os assessores falam isso para quem quiser ouvir, que é uma ideia fora de propósito neste momento”.
Essa ideia do avião não é só um desejo só do presidente, mas também um desejo da primeira-dama Janja, o que torna o assunto mais delicado ainda e não é todo mundo que pode chegar para o presidente Lula e dizer com todas as letras o que eles acham que ele deveria fazer”.
Devido ao tamanho da A330, com capacidade de passageiros seis vezes maior que o Aerolula, e a escassez de empresas capacitadas para realizar as adaptações no avião militar, Lula ouviu no almoço da Aeronáutica que os valores de uma reforma seriam elevados — poderiam acabar sendo tão altos quanto a compra de uma nova aeronave.
Isso quer dizer o seguinte: o presidente entrou no almoço animado porque ele ia ser apresentado a alternativas para atender a esse desejo de ter um novo avião ou avião reformado, mas os custos apresentados pela Aeronáutica deram uma abaixada no ânimo do presidente”.
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