Desenvolver infra-estrutura e aumentar a divulgação do destino turístico nos mercados consumidores. Estes foram eleitos os principais desafios do turismo potiguar nos próximos cinco anos, durante a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa. A iniciativa do deputado Gustavo Fernandes (PMDB) reuniu empresários, hoteleiros, prestadores de serviço do turismo, prefeitos e secretários municipais de turismo. Para Gustavo Fernandes, os caminhos do interior do Estado devem ser trilhados também pelo turista que visita o Rio Grande do Norte.
Segundo dados Secretaria Estadual de Turismo, o setor do turismo potiguar emprega diretamente 123 mil pessoas. Com a chegada da Copa do Mundo, esse número deve aumentar em 15%.
Os empresários do setor fizeram um só discurso, o de que não se faz turismo sem infra-estrutura e sem investimento. O empresário Paulo Galindo defendeu o trabalho de união para a criação de estruturas básicas para o desenvolvimento do turismo.
Durante a audiência, em nome da Arquidiocese de Natal, o Monsenhor Lucas Batista apresentou o projeto de criação de um roteiro intitulado "Caminho dos Mártires", um corredor com roteiros religiosos que começa no Forte dos Reis Magos até a Igreja dos Mártires de Cunhaú e de Uruaçú. A proposta da criação do turismo religioso no Estado recebeu o apoio do Secretário Estadual de Turismo, Ramzi Elali, que prometeu estudar o projeto e colocá-lo em prática.
O turismo estrangeiro deve ser novamente impulsionado por ocasião da Copa do Mundo de 2014. O Presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado, Habib Chalita, defendeu que o mercado potiguar não pode simplesmente abrir mão do turista estrangeiro. "A Copa e o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante vão impulsionar o turista estrangeiro. Caímos de quarto no ranking deste tipo de turista para décimo primeiro. Não podemos abrir mão deste turismo também, sempre com olhos atentos para combater o turismo sexual", defendeu Chalita.
Atualmente, o mercado mais promissor para enviar turistas para o Rio Grande do Norte é o Estado de Minas Gerais. E o mercado mineiro deve receber divulgação mais constante por parte do Governo do Estado. O Presidente da Emprotur, Francisco Barbosa, destacou a necessidade de investir melhor em mercados mais propícios. "Outra região que merece nossa atenção é a região Centro-Oeste do país. Não temos dinheiro para divulgar nacionalmente, mas podemos investir de forma local, tentando atrair o nosso mercado alvo. Hoje mais de 90% do nosso turista vem de outros estados brasileiros", disse o secretário.
Fonte: ALRN
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