segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Caiu em golpe? Como pedir reembolso de pix enviado a estelionatários

Desde quando foi lançado, em 2020, o Pix se tornou a forma de transferência bancária preferida dos brasileiros por causa da sua agilidade e também devido à ausência de taxas. No entanto, essa facilidade de pagamento também atraiu a atenção dos golpistas, que passaram a usar a ferramenta para aplicar golpes.
Muita gente não sabe, mas é possível reaver o dinheiro enviado pela vítima via Pix quando se trata de golpe ou fraude, por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução).
Para fazer a solicitação do MED, a vítima precisa registrar um boletim de ocorrência e avisar o banco sobre a fraude através do canal de atendimento oficial, como SAC ou Ouvidoria.
No ambiente Pix nos aplicativos dos bancos, há um link direto para registrar a reclamação.
O banco da vítima, por sua vez, vai usar a infraestrutura do Pix para notificar a instituição que está recebendo a transferência, para que os recursos sejam bloqueados.
Após o bloqueio, tanto o banco do pagador quanto o do possível golpista têm até sete dias para fazer a análise do caso, com o objetivo de ter certeza de que se trata de uma fraude.
Caso a fraude seja comprovada, a instituição de destino da operação devolve o dinheiro para a do pagador, que deve efetuar o devido crédito na conta do cliente", explica o Banco Central.
Ainda segundo o Banco Central, o MED também poderá ser acionado caso haja um crédito indevido por falha operacional nos sistemas da instituição envolvida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário