O senador Weverton (PDT-MA) compartilhou o uso de um jatinho com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. A aeronave – um beech aircraft modelo F90 e prefixo PT-LPL – pertence a um advogado que defende o lobista no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Sem Desconto, que investiga fraude de R$ 6 bilhões na aposentadoria de segurados do INSS.
Documentos obtidos mostram que o Careca do INSS usou essa aeronave ao menos duas vezes em 2024. Uma das viagens ocorreu em 2 de fevereiro. Já a outra foi realizada em 13 de julho. Em ambas as ocasiões, o jatinho saiu de um aeroporto executivo em São Paulo.
Nas últimas semanas, o senador Weverton usou a mesma aeronave para ir e voltar de São Luís, no Maranhão. Pelo menos desde o início de 2024, a maioria dos percursos do avião é realizada entre estas cidades: Brasília, São Paulo e São Luís. O uso da aeronave por Antonio Antunes já está no radar da Polícia Federal (PF).
Weverton alegou que pega “carona” na aeronave e que jamais voou ao lado do Careca do INSS. O dono do jatinho, o advogado Erik Marinho, confirmou que o político e o lobista, de fato, faziam uso do mesmo avião, mas argumentou se tratar de uma “mera coincidência”.
O uso compartilhado da aeronave revela novas ligações do senador com um dos principais expoentes do escândalo do INSS. No domingo (21/9), um ex-assessor e aliado de Weverton, o empresário Gustavo Marques Gaspar, assinou procuração que dá poderes para Rubens Oliveira Costa, o “homem da mala” do Careca do INSS, sacar e movimentar dinheiro da conta de uma empresa dele, a GM Gestão Ltda. Nessa quarta-feira (24/9), outra reportagem mostrou que o Careca do INSS colocou à venda um carro que está em nome de Gustavo Gaspar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário