terça-feira, 30 de setembro de 2025

Pesquisa DATA SENSUS para senado em Mossoró


Pesquisa do instituto Data Sensus realizada em Mossoró mostra o cenário da eleição para o Senado.

Na pesquisa estimulada que mostra em quem os eleitores de Mossoró votariam para o Senado em 2026, Styvenson Valentim lidera as intenções de 1º voto com 22,1%, seguido por Zenaide Maia com 20,4% e Fátima Bezerra com 19,7%. Álvaro Dias tem 2,6%, Jean Paul 2,1%, Coronel Hélio 1,6% e Babá 0,6%.

A pesquisa foi realizada nos dias 27 e 28 de setembro de 2025 e ouviu 800 eleitores. A margem de erro é de 3,4% e o nível de confiança é de 95%.

Kleber Fernandes acusa Conselho do Parque das Dunas de boicotar Parque Linear


Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Natal, o vereador Kleber Fernandes (Republicanos) fez duras críticas às alterações realizadas pelo Conselho Gestor do Parque das Dunas no plano de manejo da unidade de conservação. Segundo o parlamentar, as mudanças burocratizam o processo e criam barreiras para inviabilizar a construção do novo Parque Linear, projeto anunciado pelo prefeito Paulinho Freire no último dia 23 de julho.

“É muito triste vir falar isso aqui, mas a turma do atraso atacou novamente a cidade. É lamentável vermos uma atitude mesquinha, que apequena Natal, inviabiliza o desenvolvimento social, turístico e econômico, além de travar novas oportunidades de negócios e o futuro da capital”, afirmou Kleber, em tom de indignação.

Reportagens publicadas pela imprensa potiguar revelaram que o documento, antes com 113 páginas, saltou para 876 páginas após as alterações, incorporando definições, coordenadas e regras que, segundo o vereador, “extrapolam o limite da razoabilidade técnica”.

Kleber Fernandes ressaltou ainda que o plano de manejo havia permanecido inalterado por 32 anos, e que a revisão inesperada logo após o anúncio do Executivo municipal demonstra, em sua visão, uma ação política deliberada do Governo do Estado para travar o projeto.

“O que nós estamos vendo é uma atitude política, mas acima de tudo, um crime contra Natal e contra seu desenvolvimento. Isso ceifa a perspectiva de novos empregos e de sonhos para os natalenses”, reforçou o vice-líder do prefeito na Câmara.

Presidente da Conafer é solto após prestar depoimento e pagar fiança


O presidente da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes, foi solto por volta de 4 horas desta terça-feira (30/9) após prestar depoimento ao delegado plantonista da Polícia Legislativa do Senado e pagar fiança. O valor não foi divulgado.

Essa é a segunda detenção solicitada pelo presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Na semana passada, o ex-diretor financeiro de empresas do Careca do INSS, Rubens Oliveira, também foi encarcerado.

O dirigente da Conafer foi preso em flagrante por falso testemunho após cinco pedidos de parlamentares.

“Afirmo diante do Brasil, o senhor está preso em nome dos aposentados, das viúvas e dos órfãos do nosso Brasil. Quem rouba aposentado rouba do nosso país, dos brasileiros. E aqui quem mente paga o preço”, declarou o senador.


Tarcísio visita Jair Bolsonaro, defende anistia e sinaliza união da direita para 2026


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta segunda-feira (29) que o objetivo da visita a Jair Bolsonaro (PL) seria "prestar solidariedade", "sem nenhum tipo de interesse". Segundo ele, é "triste" ver a situação de saúde em que o ex-presidente está.

"É muito triste ver o presidente na situação que ele está. Assim, a gente conversando, e ele soluçando o tempo todo. Isso ainda é a consequência das várias cirurgias que ele fez, consequência do atentado covarde que ele sofreu, que quase ceifou a vida dele".

"Então a gente está aqui para prestar nosso apoio, prestar nossa solidariedade, para estender a mão, sem nenhum tipo de interesse. A gente vai estar aqui do lado dele sempre", destacou ele.

A declaração foi dada à imprensa, após visita de três horas a Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em Brasília. Também estiveram presentes no encontro o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Jair Renan, vereador de Balneário Camboriú (SC).

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Presidente de câmara fala das mudanças.


Em entrevista hoje no jornal 87 FM, o Rio Grande do Norte em pauta, o vereador e presidente da câmara municipal de São Gonçalo do Amarante, Nonato Queiroz, explicou com detalhes as mudanças que estão sendo implementadas por ele no prédio daquela casa legislativa, a começar pelo sistema acústico com vidros em torno do plenário impedindo que pessoas que fossem assistir às sessões, não interferissem nos pronunciamentos dos vereadores, fatos que aconteciam constantemente. Também portas de segurança estilo usadas em bancos com detector de metal. 

Falou também sobre o desafio maior de seu mandato na presidência, o qual é a continuação, porque não dizer a construção do anexo, que praticamente está sendo todo construído, já que lá estavam apenas o esqueleto e teve que desmanchar algumas etapas, pois já estavam deterioradas com o passar do tempo.


Segundo Nonato, o que seria um prédio era um verdadeiro monstrengo que enfeiava o centro da cidade e que, após a conclusão, será cartão postal da cidade, "obra que tem um consumo muito grande de recursos e que eu vou fiscalizar todos os dias, quero ver se daqui para o final do ano entrego, falou Queiroz".
Foi uma entrevista bem descontraída, um bate-papo de amigos, foi interrompida várias vezes com o povo interagindo através do ZAP do programa.

Fux decide manter número de deputados até 2030; plenário do STF ainda vai julgar


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta segunda-feira, 29, que a readequação das bancadas da Câmara dos Deputados ao Censo de 2022 só terá validade a partir das eleições de 2030, e não para 2026, como estava previsto anteriormente. A determinação de Fux será submetida aos demais ministros do STF, em uma sessão extraordinária do plenário virtual.

A decisão atende a um pedido do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), que argumentou que o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao projeto de ampliação das cadeiras ainda não foi analisado pelo Legislativo, o que impediria a aplicação das mudanças.

Fux concordou e ressaltou a necessidade de previsibilidade. “Fica mantido, para as eleições de 2026, o mesmo número de vagas da Câmara dos Deputados para os Estados e o Distrito Federal das eleições de 2022, sem redefinição do número de vagas por unidades da federação”.

Alunos montam ‘motel’ e simulam atos sexuais em gincana escolar


Um vídeo que circula nas redes sociais mostra alunos do Centro de Ensino Acrísio Figueiredo, em São João Batista (MA), simulando cenas de atos para maiores durante uma gincana escolar.

A encenação ocorreu em uma tenda montada no pátio, que representava um motel. As imagens geraram críticas e levaram a direção a pedir desculpas à comunidade no sábado (27)

O vídeo também mostra alunos dançando de forma fora do contexto escolar durante a atividade, que deveria ser acompanhada por professores. Segundo a escola, a Gincana Interclasses é realizada há quatro anos e tem caráter cultural e educativo.

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) disse que uma turma trocou, sem autorização, uma música prevista no repertório. A secretaria não explicou quem autorizou a montagem da tenda nem por que os professores não interromperam a apresentação.

A Seduc classificou o episódio como isolado, repudiou a exposição dos estudantes nas redes sociais e afirmou que a divulgação das imagens afetou o bem-estar dos adolescentes.

A gestora regional de educação, Maria da Purificação Nunes Costa Soares, afirmou em nota que a atividade foi inadequada e não estava prevista no plano de ação da escola. Ela disse ainda que a situação expôs falhas na gestão e no acompanhamento docente. A gestora prometeu apurar responsabilidades e adotar medidas para evitar novos casos.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Distrito de Traíras recebe programa prefeitura nas comunidades


Em entrevista concedida ao jornal 87 FM, o Rio Grande do Norte em pauta hoje, 26, a jornalista e secretária de comunicação de Macaíba, Flávia Urbano, falou sobre toda programação de aniversário da cidade no próximo mês de outubro, e também no projeto prefeitura nas comunidades, que acontece amanhã, 27, no distrito de traíras.
Onde todas as secretárias estarão atuando, uma grande mobilização acontecerá atendendo não só Traíras, mas comunidades e localidades adjacentes.

Flávia, com toda sua simplicidade, disse do sucesso que esse evento promete.

Será disponibilizada uma gama de serviços de saúde, assistência social, empreendedorismo e utilidade pública em geral, que beneficiarão moradores da região e circunvizinhança. O horário de atendimento será das 8h às 12h.

Entre os principais serviços ofertados nos estandes, destacam-se: atendimento médico, odontológico, jurídico e psicossocial. Também haverá aplicação de vacinas, confecção de documentos como carteira de identidade, cartão de estacionamento do idoso e pessoa com deficiência, orientações gerais sobre empreendedorismo, oficinas de pintura e dobradura, atrações culturais e distribuição de mudas plantas nativas e de brinquedos. Além de tudo isso, a Caravana pelo RN voltada a trabalhos de inclusão social para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias marcará presença no ensejo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

José Orlando e Pagode do Coxa são atrações confirmadas no I Festival Gastronômico de Macaíba


As comemorações referentes aos 148 anos de Emancipação Política de Macaíba terão um sabor especial neste ano de 2025, com uma programação ampla e diversificada que abrange desde atividades de recreação e lazer, shows, corrida de jegue, até um inédito festival gastronômico. Tudo isso foi anunciado pelo prefeito Emídio Júnior em live transmitida no início da noite desta quarta-feira (24/09).

A programação começa no dia 4 de outubro, quando será realizado o I Festival de Bandas Marciais, Percussivas e Fanfarras de Macaíba na Praça Paulo Holanda Paz. No domingo, 5, acontece, no mesmo local, o lançamento do Viva Macaíba, para fechamento da Avenida Mônica Dantas, das 16h às 20h sempre às quintas e domingos.

No dia 11 de outubro, será celebrada a Festa das Crianças na Praça Paulo Holanda Paz. Já no dia 19, será promovida a 1ª Corrida de Jegue no Parque Otaviano Pessoa, com shows de Melissa Farias, Neto Vaqueiro e Forrozão Jumento Desembestado.

Em 22 de outubro, será ministrado um culto em ação de graças. No dia 23, o município sedia o Justiça na Praça, uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte que será conduzida em parceria com a Prefeitura com a oferta de uma série de serviços da justiça e de diversas instituições à população em um só espaço, incluindo o casamento comunitário, ações de cidadania e assistência jurídica.

No dia 24 de outubro, o prefeito Emídio Júnior irá assinar a ordem de serviço relativa à construção de mais 150 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Um dos mais aguardados eventos de toda a programação será o Festival Gastronômico, que está programado para os dias 25 e 26, na Praça Paulo Holanda Paz. Além de uma gama de sabores especiais, os visitantes também poderão presenciar shows musicais gratuitos com Léo Tavares e José Orlando no sábado (25) e Pagode 084 e Pagode do Coxa no domingo (26).

Também no domingo, às 8h, haverá um passeio ciclístico, histórico e cultural percorrendo as principais vias macaibenses. Por fim, no dia 27 de outubro, data de emancipação, será celebrada uma santa missa alusiva na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 17h.

Secom-PMM

Piada: “Nunca paguei propina a ninguém”, diz Careca do INSS à CPI


O empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o Careca do INSS, negou nesta quinta-feira (25) em depoimento à CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ter pago propina a autoridades do governo. Ele afirmou ser alvo de acusações “fantasiosas” e disse que sua trajetória é marcada por “47 anos de trabalho”.

“Nunca paguei propina a ninguém”, declarou. Ao longo da sessão, Castro disse que apresentou 18 milhões de páginas de documentos à Polícia Federal que comprovariam a regularidade de suas atividades empresariais. “Sou um empresário próspero, não operador de fraude”, afirmou.

O depoente rejeitou acusações de ligação com o INSS e o Ministério da Previdência. Disse que não participa de estatutos ou assembléias de associações e que sua função foi oferecer pacotes de serviços a entidades. “Bati à porta de várias associações. Algumas me receberam, outras não. É do mundo privado”, disse.

Senadores questionaram como Antonio imobilizou cerca de R$ 14 milhões em patrimônio. Ele foi indagado sobre a compra de imóveis, veículos de luxo, obras de arte e moedas digitais. Entre os bens citados está uma casa em Brasília avaliada em R$ 9 milhões, além de carros como Porsche Panamera, Mercedes-Benz, Cayenne e Audi.

O empresário afirmou que suas aquisições são fruto de negócios privados e negou qualquer irregularidade. “Se eu tivesse qualquer intenção fora do meu caráter, eu não estaria aqui. Quem não deve, não teme”, respondeu.

MOTÉIS DO PCC: 60 estabelecimentos eram usados para lavagem de dinheiro e movimentaram R$ 450 milhões em 4 anos, diz MP


A Receita Federal e o MPSP (Ministério Público de São Paulo) desvendaram um complexo e milionário esquema de lavagem de dinheiro que operava através de mais de 60 motéis e movimentou R$ 450 milhões entre 2020 e 2024.

A ação, batizada de Operação Spare, revelou que os estabelecimentos, frequentemente registrados em nome de “laranjas”, serviam para ocultar patrimônio de uma rede criminosa investigada na “Operação Carbono Oculto”, que apurou a infiltração de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor de combustíveis

A Receita Federal e o MPSP (Ministério Público de São Paulo) desvendaram um complexo e milionário esquema de lavagem de dinheiro que operava através de mais de 60 motéis e movimentou R$ 450 milhões entre 2020 e 2024.

A ação, batizada de Operação Spare, revelou que os estabelecimentos, frequentemente registrados em nome de “laranjas”, serviam para ocultar patrimônio de uma rede criminosa investigada na “Operação Carbono Oculto”, que apurou a infiltração de membros do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor de combustíveis.

A nova ofensiva identificou o uso de empreendimentos imobiliários e motéis como instrumentos para a ocultação patrimonial. Além de movimentar centenas de milhões, esses motéis contribuíram significativamente para o aumento patrimonial dos sócios, com a distribuição de R$ 45 milhões em lucros e dividendos no período analisado.

O uso dos motéis para a lavagem de dinheiro foi detalhado na denúncia do Ministério Público. Um dos estabelecimentos chegou a distribuir 64% de sua receita bruta declarada em lucros.

Os restaurantes localizados nos motéis, operando com CNPJs próprios, também integravam a fraude, sendo que um deles distribuiu R$ 1,7 milhão em lucros após registrar R$ 6,8 milhões em receita entre 2022 e 2023. Adicionalmente, CNPJs de motéis foram utilizados em operações imobiliárias, como a aquisição de um imóvel de R$ 1,8 milhão em 2021 e outro de R$ 5 milhões em 2023.

Setembro amarelo em SGA


Nesta manhã, participei do evento promovido pelo Espaço Socio Cultural Anjo Azul e pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio.

Foi um momento de diálogo, aprendizado e reflexão sobre a importância de cuidar da saúde mental e valorizarmos a vida.

Iniciativas como essa fortalecem nossa rede de apoio e aproximam a comunidade desse tema tão necessário. 

#SetembroAmarelo #ValorizaçãoDaVida #SãoGonçaloDoAmarante

Jatinho de R$ 2,8 milhões liga senador do PDT ao Careca do INSS


O senador Weverton (PDT-MA) compartilhou o uso de um jatinho com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o Careca do INSS. A aeronave – um beech aircraft modelo F90 e prefixo PT-LPL – pertence a um advogado que defende o lobista no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Sem Desconto, que investiga fraude de R$ 6 bilhões na aposentadoria de segurados do INSS.

Documentos obtidos mostram que o Careca do INSS usou essa aeronave ao menos duas vezes em 2024. Uma das viagens ocorreu em 2 de fevereiro. Já a outra foi realizada em 13 de julho. Em ambas as ocasiões, o jatinho saiu de um aeroporto executivo em São Paulo.

Nas últimas semanas, o senador Weverton usou a mesma aeronave para ir e voltar de São Luís, no Maranhão. Pelo menos desde o início de 2024, a maioria dos percursos do avião é realizada entre estas cidades: Brasília, São Paulo e São Luís. O uso da aeronave por Antonio Antunes já está no radar da Polícia Federal (PF).

Weverton alegou que pega “carona” na aeronave e que jamais voou ao lado do Careca do INSS. O dono do jatinho, o advogado Erik Marinho, confirmou que o político e o lobista, de fato, faziam uso do mesmo avião, mas argumentou se tratar de uma “mera coincidência”.

O uso compartilhado da aeronave revela novas ligações do senador com um dos principais expoentes do escândalo do INSS. No domingo (21/9), um ex-assessor e aliado de Weverton, o empresário Gustavo Marques Gaspar, assinou procuração que dá poderes para Rubens Oliveira Costa, o “homem da mala” do Careca do INSS, sacar e movimentar dinheiro da conta de uma empresa dele, a GM Gestão Ltda. Nessa quarta-feira (24/9), outra reportagem mostrou que o Careca do INSS colocou à venda um carro que está em nome de Gustavo Gaspar.

Inquérito de assédio sexual de ministro de Lula chega a um ano sem solução


O inquérito conduzido pela Polícia Federal (PF) contra o ex-ministro Silvio Almeida, que esteve à frente da pasta de Direitos Humanos no governo Lula, completou um ano, esta semana, sem desfecho.

A investigação apura acusações de assédio sexual e importunação. As denúncias vieram à tona em setembro do ano passado, resultando na demissão de Almeida.

No caso envolvendo Anielle, a investigação tende a caracterizar o crime como importunação sexual.

Almeida foi desligado do cargo no dia 06 de setembro, após a ONG Me Too Brasil confirmar o recebimento das acusações.

O ex-ministro, por sua vez, refuta as alegações, afirmando ser alvo de uma perseguição política.

Em sua mais recente manifestação, a defesa de Silvio Almeida reiterou sua confiança no sistema judiciário, esperando que o caso seja resolvido de forma justa.

Hospital afasta médica que incitou facada em Nikolas


Uma médica residente da Maternidade Therezinha de Jesus, em Juiz de Fora (MG), foi suspensa de suas funções depois de publicar nas redes sociais uma mensagem sugerindo o planejamento de facada no deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). A postagem foi feita na quinta-feira (18), quando o parlamentar esteve na unidade para anunciar a destinação de R$ 500 mil em emenda.

A repercussão levou a direção do hospital a afastar a profissional imediatamente. Em reunião na segunda-feira (22), o conselho de ética da instituição decidiu manter a medida e encaminhar o caso ao Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG).

A denúncia também foi enviada à Comissão Estadual de Residência Médica e ao CRM do Rio de Janeiro, onde a médica possui registro.A vereadora Roberta Lopes (PL) classificou a publicação como incitação à violência e disse ter adotado medidas administrativas e judiciais. Entre elas estão um boletim de ocorrência, denúncia ao Ministério Público, comunicação às comissões de residência médica e a apresentação de uma moção de repúdio na Câmara Municipal, que foi aprovada em plenário. Para a parlamentar, o episódio ultrapassa os limites da liberdade de expressão. “Esse tipo de incitação à violência é inadmissível”, afirmou. A médica permanece afastada enquanto o processo tramita nos órgãos de classe. Não há prazo para a conclusão das investigações.

Carlos Eduardo é opção respeitada dentro da base aliada, avalia Fátima


O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) é visto pela governadora Fátima Bezerra (PT) como uma opção respeitada dentro da base aliada para a disputa ao Senado em 2026. Em entrevista à 94 FM nesta quarta-feira, a petista avaliou que o ex-prefeito de Natal pode vir a ocupar espaço na composição da chapa majoritária caso confirme sua migração para o MDB, partido do vice-governador Walter Alves, de quem é primo.

“Carlos Eduardo é um homem muito respeitado. Carlos Eduardo virá para um partido que faz parte do nosso arco de aliança”, disse a governadora, ao citar o MDB como ator fundamental na coalizão que vem sendo montada para 2026. O partido, que conta com mais de 40 prefeitos no Rio Grande do Norte, é comandado por Walter Alves e tem buscado recompor presença tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara dos Deputados.

A definição da segunda vaga ao Senado ainda está em aberto. Fátima Bezerra, que será candidata a uma das vagas, reafirmou que sua primeira opção seria manter Zenaide Maia (PSD) ao seu lado, já que a senadora é vice-líder do governo Lula no Congresso e integra o PSD. No entanto, Zenaide tem dado sinais de afastamento do bloco governista no Estado e manifestado preferência por uma aliança com o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), que deve disputar o governo em 2026 contra o nome da atual gestão.

“Eu tenho muito respeito pela senadora Zenaide. As portas sempre estiveram abertas. Do ponto de vista político, o natural seria ela estar na aliança conosco, mas essa é uma decisão que cabe a ela e ao partido”, disse Fátima.

Com Zenaide inclinada a buscar outros caminhos, a governadora tem aberto espaço para alternativas internas. Além de Carlos Eduardo, que pode reforçar o peso do MDB na chapa, ela citou nomes como o ex-senador Jean Paul Prates, que ameaça deixar o PT, e também o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, apontado como aliado importante no tabuleiro.

Preço do café pode subir até 15% nos próximos dias, alerta Abic


O preço do café deve voltar a subir nos próximos dias, alertou a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Em entrevista coletiva concedida no início da tarde desta quarta-feira (24), na capital paulista, o presidente da entidade, Pavel Cardoso, informou que é possível que haja um acréscimo entre 10% e 15% nos preços do produto a serem repassados aos supermercados, já que os custos com a compra da matéria-prima foram alavancados.

No entanto, destacou Pavel, esse reajuste no preço do café “não deve ser superior à média do ano”.

O diretor-executivo da Abic, Celírio Inácio da Silva, adiantou que esse novo preço já foi comunicado ao varejo no início deste mês. “Mas, como o varejo só foi às compras agora, a partir do dia 15, então, a gente acredita que, a partir da semana que vem ou no início do mês, esses preços já estejam nas prateleiras, com repasse de 10% ou 15%”, previu.

Retração

A associação de produtores informa que a alta dos preços do café observada em 2025 causou uma retração no consumo do produto no mercado brasileiro. Segundo os dados que foram divulgados hoje pela Abic, houve queda de 5,41% nas vendas de café no mercado brasileiro, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em números absolutos, as vendas caíram de 10,11 milhões de sacas para 9,56 milhões de sacas neste ano.

A Abic reconhece que a alta nos preços foi bem expressiva, fazendo com que alguns tipos de café, como o solúvel, acumulassem aumentos de até 50,59%.

Apesar dessa volatilidade nos preços e também da retração no consumo, a Abic espera fechar este ano de 2025 com patamar semelhante ao do ano anterior.

“Os dados de setembro nos levam a crer que teremos um comportamento surpreendente ainda este ano, para o próximo fechamento. Este é um sentimento ainda incipiente, com base em números de setembro, já que estamos quase fechando o mês, mas é um indicativo de que possivelmente teremos boas notícias em relação ao consumo no fechamento do ano”, projetou Cardoso.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Judiciário bate novo recorde de despesas, e Barroso diz que Poder ‘custa caro, mas vale muito’


As despesas totais do Poder Judiciário somaram R$ 146,5 bilhões no ano de 2024, um aumento de 5,5% em relação ao ano anterior, considerando valores corrigidos pela inflação. Esse valor corresponde a 1,2% do PIB nacional ou a 2,45% dos gastos totais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.

O presidente do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), Luís Roberto Barroso, apresentou nesta terça-feira (23) os dados na sessão de encerramento da sua gestão à frente do órgão. Ao tratar das despesas do Judiciário, Barroso disse que o Poder vale muito e alcança todo o país.

“Não há razão para esconder, temos serviços para mostrar que o Judiciário custa caro, mas vale muito. O Judiciário arrecada mais da metade do que ele custa. O Judiciário é a instituição de maior capilaridade do país, os 18 mil juízes estão espalhados no país inteiro e presta o serviço valioso de ter o Estado brasileiro em 6.000 municípios”, disse Barroso, que também é presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).

Em 2024, o custo da Justiça por habitante foi de R$ 689,34, o que representa R$ 5,40 a mais por pessoa do que em 2023, uma elevação de 0,8%.

Os tribunais estaduais são o braço do Judiciário com maior gasto, acumulando 63% da despesa total. Esse segmento, no entanto, abrange 77% de todos os processos em tramitação.

“O Brasil vive uma epidemia de judicialização e mesmo assim o judiciário tem conseguido dar vazão com grande produtividade, com recorde, a maior da série histórica”, disse o presidente do conselho.

Lula leva 100 pessoas a NY; grupo faz 'tour' e corre no Central Park


A comitiva do governo Lula (PT) em Nova York, onde ocorre a 80ª edição da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), reúne pelo menos 100 pessoas. O grupo já consumiu ao menos R$ 3,3 milhões com a reserva de hotéis e aluguel de carros para o deslocamento das autoridades nos Estados Unidos.

Esse número leva em consideração não só os ministros e outros dirigentes que participaram diretamente da 80ª Assembleia Geral da ONU, mas também servidores públicos e empregados de empresas estatais que estão em Nova York para eventos paralelos à reunião. A maioria participa da Semana do Clima, promovida pela organização.

Nas redes sociais, alguns integrantes do grupo mostram que nem tudo é trabalho duro nesse tipo de viagem oficial: integrantes do governo postaram passeios em ônibus abertos e corridas matinais no Central Park, o parque urbano que ocupa o centro da ilha de Manhattan.

No Instagram, a diretora de Políticas para Quilombolas e Ciganos do Ministério da Igualdade Racial (MIR) postou um passeio de ônibus panorâmico pelo centro da cidade, com direito a locais icônicos como a Times Square.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial, ela está em Nova York para a “reunião coorganizada entre o MIR e a RRI”, entre os dias 21 e 26 de setembro. Procurado, o Ministério da Igualdade Racial disse apenas que ela não integra a comitiva brasileira na Assembleia Geral da ONU.

O número total de viajantes é maior. Não há, por enquanto, informações sobre os seguranças que viajaram antecipadamente para preparar a viagem presidencial (o chamado “Escalão Avançado”, ou Escav).

Além disso, os nomes de alguns dos viajantes não foram publicados no Diário Oficial. Numa portaria datada de 15 de setembro, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, autoriza o afastamento de servidores para acompanhar Lula a Nova York entre os dias 17 e 26 de setembro.

UPA de Macaíba se destaca pelo uso de trombolíticos em pacientes infartados


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba tem se destacado pela qualidade de atendimento no Estado, pelo acesso a um tratamento que pode salvar vidas em casos de infarto: o uso de trombolíticos.

De acordo com o médico Igor Dantas, que já atuou em diversas unidades de saúde de Natal e Parnamirim, nenhuma outra UPA dispõe da mesma estrutura encontrada em Macaíba. “Nenhuma dessas UPAs tem tratamento com trombolíticos e tem a estrutura que temos aqui. O trombolítico é um medicamento de alto custo, cada dose ultrapassa sete mil reais, mas que faz a diferença no atendimento de pacientes infartados”.

O médico explica que em situações em que o fluxo sanguíneo do coração é interrompido, a aplicação imediata do trombolítico pode evitar a necessidade de cirurgia ou cateterismo de urgência, procedimento disponível apenas em Natal. “Aqui a gente consegue fazer na hora, com alto índice de reperfusão, ou seja, de pacientes que melhoram de fato. Isso significa evitar que o coração fique insuficiente e que o paciente precise tomar vários medicamentos por toda a vida”, disse Igor Dantas.

Segundo ele, a importância do trombolítico é enorme para a saúde. “Ele salva vidas e garante qualidade de vida para o paciente depois do infarto. A população precisa compreender isso e utilizar a UPA de forma correta, deixando a urgência para quem realmente precisa”, falou o médico.

Igor Dantas destacou ainda, que a UPA de Macaíba é a única do Estado a contar com ambulância UTI própria, reforçando a capacidade de resposta em casos graves, e muitos pacientes ainda desconhecem essa estrutura diferenciada disponível no município. “A gestão municipal também investiu em novos equipamentos e na ampliação da equipe, pois já garantiu o acompanhamento de fisioterapeutas aos pacientes internados na unidade.

Foto: Edeilson Morais
Secom PMM

RN regulamenta Loteria Estadual


O Governo do Rio Grande do Norte regulamentou nesta quarta-feira (24) o Fundo Estadual da Loteria do RN. A expectativa é de que o serviço gere uma arrecadação anual de R$ 25 milhões.

O decreto publicado no Diário Oficial do Estado estabelece as regras para a gestão e a destinação dos recursos que serão arrecadados com a exploração de jogos e apostas no estado.

De acordo com o decreto, o fundo será abastecido por receitas provenientes da loteria, além de doações, convênios e outras fontes. Os valores de prêmios que não forem resgatados pelos ganhadores no prazo de 90 dias também serão incorporados ao fundo.

A aplicação dos recursos terá como prioridade as áreas de habitação e segurança pública, embora investimentos em outros setores, como saúde e ciência e tecnologia, também estejam previstos. O decreto define sete áreas prioritárias de investimento, com percentuais já estabelecidos.

A maior parte dos recursos, 40%, será destinada à divulgação, estruturação e manutenção dos próprios serviços de loteria do estado. A seguridade social receberá 18% da arrecadação. As áreas de segurança pública e saúde pública ficarão com 13% cada. O esporte terá 8% do montante, enquanto habitação popular e ciência, tecnologia e inovação receberão 4% cada.

A gestão do fundo ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que contará com um Conselho Deliberativo para definir as normas operacionais e as prioridades de aplicação dos recursos. O conselho será presidido pelo secretário da Fazenda. A movimentação financeira será controlada por uma conta bancária específica e estará sujeita à prestação de contas.

Justiça vai leiloar imóvel da ACERN no bairro da Redinha


Um imóvel da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte (ACERN) será leiloado no dia 1º de outubro de 2025, às 9h, em formato exclusivamente online. A venda faz parte de uma execução fiscal movida pelo Município de Natal contra a associação.

O imóvel, localizado na Travessa Dez, s/n, bairro da Redinha, Natal/RN, funcionava como espaço de lazer e possui área construída privativa de 375,36 m² e está avaliado em R$ 526.327,46.

Segundo o edital, o leilão será realizado através do site www.mnleilao.com.br. O primeiro leilão terá lance mínimo correspondente à avaliação integral, R$ 526.327,46. Caso não haja arremate, ocorrerá a segunda praça, com lance inicial equivalente a 50% do valor, ou seja, R$ 263.163,73.

O processo nº 0832307-47.2018.8.20.5001 detalha a execução fiscal, na qual a Justiça autorizou a venda do terreno para quitação das dívidas da ACERN com o Município de Natal. A negociação é pública e qualquer interessado pode participar, mediante cadastro na plataforma online.

Mendez, um vereador a serviço de São Gonçalo


Em entrevista a 87 FM hoje, 24, o advogado e vereador pela cidade de São Gonçalo, Raimundo Mendes, em seu oitavo mandato, disse que a diferença entre as campanhas de hoje e as de antigamente, hoje com as redes sociais, está mais fácil chegar em todas as localidades através das mensagens via "ZAP" e em outras plataformas.

Sobre projetos, Mendes falou sobre diversos de sua autoria, como, por exemplo, um projeto que criou sobre os CEPs das ruas do município.

Foram muitos os projetos e proposições nesses oito mandatos, temos ainda muito a fazer, só agradecimentos ao povo que sempre depositou confiança em nosso nome.

Anel Viário de Mossoró: obra símbolo da gestão Allyson tem DNA de Rogério e Bolsonaro


A maior obra hoje propagada pela gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) em Mossoró, o Anel Viário que interligará as BRs 110 e 304, não nasceu do Palácio da Resistência. Trata-se, na verdade, de um investimento de R$ 40 milhões viabilizado pelo então ministro do Desenvolvimento Regional do governo Jair Bolsonaro, Rogério Marinho (PL), atual senador e pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, que reivindicou recentemente os devidos créditos pela iniciativa.

Durante o primeiro mandato de Allyson – que coincidiu com a segunda metade do governo Bolsonaro – era Rogério Marinho quem abria as portas dos ministérios em Brasília para o prefeito. De cada ida à capital federal, Allyson voltava anunciando grandes novidades para Mossoró. Dessa parceria vieram frutos concretos: o próprio Anel Viário, centenas de unidades habitacionais, pavimentação em larga escala de bairros periféricos com piso intertravado, maquinário para o setor agrícola e outros investimentos que alavancaram a popularidade do prefeito, garantiram sua reeleição histórica e o projetaram como líder das pesquisas ao governo do RN.

Findado o governo Bolsonaro, no entanto, Allyson escolheu um caminho que críticos classificam como “ingratidão” para pavimentar suas ambições políticas pessoais. Em um movimento calculado, passou a desvincular totalmente sua imagem de Rogério e de Bolsonaro. Não apenas fugiu de aparições públicas ao lado de ambos, como também não teve a consideração de receber o ex-presidente quando este visitou a obra do Anel Viário neste ano de 2025.

Rogério Marinho fez questão de resgatar publicamente seu protagonismo, lembrando que tanto ele quanto Bolsonaro foram os responsáveis diretos por viabilizar o projeto que hoje é tratado como o carro-chefe da administração Allyson. O episódio expõe um embate de narrativas: de um lado, um prefeito que busca se apresentar como gestor independente; de outro, um senador e pré-candidato ao governo que reivindica reconhecimento pelos recursos e articulações que ajudaram a transformar Mossoró.

TRE-RN cassa prefeito de Ouro Branco


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) cassou o mandato do prefeito de Ouro Branco, Samuel Oliveira de Souto (PL). A decisão foi tomada por 5 votos a 2 nesta eleição, sendo a primeira cassação registrada no pleito municipal.

O julgamento considerou irregular a distribuição de bens realizada durante festa do Dia das Mães, por ser desproporcional em relação aos anos anteriores.

Votaram pela cassação os juízes Halisson Bezerra, Eduardo Pinheiro, Ricardo Procópio e Suely Silveira. Pela absolvição, votaram Daniel Maia e Marcello Rocha.

A decisão ainda pode ser objeto de recurso, mas o resultado já determina a perda imediata do mandato do gestor.

145 mil eleitores no RN ainda não cadastraram a biometria


Cerca de 145 mil eleitores no Rio Grande do Norte ainda não realizaram a coleta de digitais e começaram a ser notificados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) a partir desta segunda-feira (22).

As mensagens personalizadas são enviadas por WhatsApp.

Como regularizar

Para regularizar o cadastro da biometria, os eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral responsável pelo seu título (no município onde você vota). O cadastro eleitoral permanecerá aberto para alterações até 6 de maio de 2026.

A coleta tem que ser presencial

“A biometria não é obrigatória para votar, mas ela pode agilizar o processo de votação. Ainda mais pensando que em 2026 teremos uma votação mais longa, com 6 telas nas urnas: 1 deputado federal, 1 deputado estadual, 2 senadores, 1 governador e vice e 1 presidente e vice”, ressaltou a desembargadora Maria de Lourdes Azevêdo.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Governo vê tendência de que eventual conversa entre Lula e Trump seja por vídeo


Uma eventual conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve ocorrer de forma remota. A avaliação dentro do governo brasileiro é que o encontro tende a ser realizado por telefone ou videoconferência.

Um dos temas na pauta deve ser o tarifaço de 50% imposto por Trump a produtos brasileiros. Além disso, o governo dos EUA também sancionou autoridades do Executivo e do Judiciário brasileiro.

Nesta terça-feira (23), durante seu discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, Trump afirmou que se encontrou rapidamente com Lula antes de subir à tribuna e que ambos concordaram em se reunir na próxima semana. A informação foi confirmada posteriormente pelo governo brasileiro.

Lula sai em defesa de Cuba e Venezuela na ONU


O presidente Lula usou na Assembleia Geral das Nações Unidas para criticar à política externa dos Estados Unidos ao afirmar que “é inadmissível que Cuba seja listada como o país que patrocina o terrorismo”. Ainda na América Latina, defendeu que “a Venezuela não deve estar fechada” ao diálogo e afirmou que “o Haiti tem direito a um futuro livre de violência”. 

A fala ocorre em meio ao agravamento da crise diplomática com os Estados Unidos, que aplicaram novas sanções contra o Brasil na véspera do evento.“Os ideais que inspiraram os fundadores da ONU estão ameaçados como nunca em toda sua história. O multilateralismo está diante de nova encruzilhada. Atentados à soberania, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais estão se tornando regra”, afirmou Lula. 

O presidente também direcionou críticas a grupos políticos que, segundo ele, atuam dentro e fora do país para fragilizar instituições democráticas. “Essa ingerência em assuntos internos conta com o auxílio de uma extrema-direita subserviente e saudosa de antigas hegemonias. Falsos patriotas arquitetam e promovem publicamente ações contra o Brasil. Nossa democracia e nossa soberania são inegociáveis”, afirmou.

Lula vinculou a ascensão de forças antidemocráticas no mundo ao enfraquecimento do multilateralismo.

“O autoritarismo se fortalece quando nos omitimos frente à arbitrariedade. Forças antidemocráticas tentam subjugar as instituições, cultuam a violência, atuam como milícias físicas e digitais e cerceiam a imprensa”, completou.

Natalense tenta vender patinete no Facebook por R$ 2.500


O Via Certa Natal flagrou uma pessoa tentando vender o patinete através do Facebook por R$ 2.500. De acordo com a publicação, o veículo é ‘novo’. Em pouco mais de 48h que o serviço começou na capital potiguar, já acumula diversas polêmicas.

Já no primeiro dia, imagens que circulam nas redes sociais mostram dois patinetes dentro da sala de casa de um morador. Em outro registro, um homem aparece conduzindo um dos veículos na areia da praia, e um patinete já foi flagrado até em um motel.

Nesta manhã de terça-feira, outro homem filmou um patinete em cima de uma parada de ônibus. Ao todo, serão 600 equipamentos que estão disponíveis em diversos pontos da cidade como Midway Mall, esquina da Salgado Filho com a Antônio Basílio; avenida Praia de Ponta Negra; esquina da Avenida São José com Alexandrino de Alencar; e avenida Régulo Tinôco.

DNIT desrespeitou poder legislativo


Em entrevista concedida hoje, 23, no programa jornal 87 FM, o Rio Grande do Norte em pauta, o jovem vereador Vinício Filho falou sobre como o DNIT vem tratando a população da cidade de Macaíba.

Em proposição de sua autoria, foi marcada uma audiência pública solicitando a presença do superintendente desse órgão, porém o Sr. Getúlio Batista não deu mínima para a convocação, ainda pediu para remarcar por três vezes consecutivas e em nenhuma delas compareceu, sendo a última dia 19 do corrente mês.

Além de não comparecer, ainda fez pouco caso, não mandando nem representante. Ocorre que a situação das construções de três viadutos vem constrangendo não só a população de Macaíba, como os mais de trinta mil veículos que circulam diariamente com destino ao interior, como também vários estados do nordeste.

Deputados estaduais e até federais, no caso do sargento Gonçalves, compareceram ou mandaram representantes, mas a pergunta é: por que esse cidadão, se é assim que se pode chamar, tem tanto ódio de Macaíba?

O padrinho dele deve ser um ministro do STF, porque fazer pouco de uma cidade tão importante como Macaíba, que hoje tem 86 indústrias contribuindo com arrecadação fiscal de volume expressivo, merecia um tratamento melhor.

Fica aqui a solidariedade do jornal 87 FM ao Sr. Prefeito Emídio Júnior.

Justiça Eleitoral cassa prefeito e vice de Pedra Grande (RN) após show de Wesley Safadão


A Justiça Eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de São Bento do Norte cassou, nesta segunda-feira (22), os diplomas do prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique de Souza Silva, e do vice-prefeito, Agricio Pereira de Melo, eleitos em 2024. A decisão atende a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pelo partido Republicanos, que acusou os gestores de abuso de poder político e econômico, conduta vedada e propaganda eleitoral antecipada.

A denúncia teve como ponto central a realização do evento “Verão da Gente”, nos dias 13 e 14 de janeiro de 2024, custeado integralmente com recursos públicos. A festa contou com apresentações de artistas de renome nacional, como Wesley Safadão, Cláudia Leitte e Dilsinho, além de uma megaestrutura de palco, camarotes e publicidade. Segundo o processo, os gastos chegaram a R$ 2,6 milhões, valor considerado desproporcional para um município de pouco mais de 3,6 mil habitantes.

Durante o evento, Wesley Safadão chegou a entoar o coro “Já ganhou, tan-tan-tan”, em alusão à candidatura de Pedro Henrique, que estava no palco no momento. Além disso, vídeos divulgados nas redes sociais mostraram o prefeito e servidores comissionados ensaiando uma dança com o mesmo jingle eleitoral.

Na sentença, a juíza eleitoral Cristiany Maria de Vasconcelos Batista destacou que houve clara utilização da máquina pública em benefício da candidatura à reeleição. Para a magistrada, a “escala deliberada de gastos públicos em ano eleitoral, associada à promoção pessoal do prefeito, comprometeu a lisura e o equilíbrio do pleito”.

Com a decisão, Pedro Henrique foi declarado inelegível pelos próximos oito anos. Já o vice, Agricio Melo, embora também tenha tido o diploma cassado, não foi considerado inelegível por falta de provas de participação direta nas irregularidades.

Além da cassação, os dois foram condenados ao pagamento de multas que somam R$ 30 mil. A Justiça também determinou o envio do processo ao Ministério Público Eleitoral, que poderá avaliar a abertura de ações penais e de improbidade administrativa.

A defesa do prefeito alegou que o “Verão da Gente” é um evento tradicional do município e que o objetivo era fomentar o turismo, apontando, inclusive, estudo da Fecomércio-RN que registrou a movimentação de R$ 13,4 milhões na economia local. No entanto, para a Justiça, o desvio de finalidade e o caráter eleitoral da festa ficaram evidentes.

A decisão é de primeira instância e ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN).

Gasolina em Natal é a quinta mais cara entre capitais do Nordeste, aponta ANP


O preço da gasolina nos postos de combustíveis de Natal ficou, em média, a R$ 5,99 na semana terminada no último sábado (20). É o que aponta o Levantamento de Preços de Combustíveis, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Com isso, o combustível vendido em Natal figura na 5ª posição entre os mais caros das capitais nordestinas.

Conforme o levantamento, o preço médio da gasolina teve uma redução de R$ 0,14 em relação à semana anterior. Ao todo, foram monitorados 18 postos em Natal sendo o menor preço encontrado de R$ 5,85 e o maior, de R$ 6,59.

Entre as capitais com o menor preço para o litro do combustível, quem lidera é São Luís/MA, onde a gasolina saiu a R$ 5,65, em média. Já em Maceió/AL, o produto registrou o preço médio de R$ 5,69.

Nas capitais com a gasolina mais cara, a primeira foi Aracaju/SE, com o custo médio de R$ 6,64, seguida de Recife/PE, com R$ 6,52.

Acidentes de trânsito no RN gera 17,4 mil internações na rede estadual em 2025


A violência no trânsito do Rio Grande do Norte tem gerado um impacto crescente na rede pública de saúde. Somente em 2025, aproximadamente 17,4 mil vítimas de acidentes envolvendo veículos automotores e bicicletas foram internadas em serviços hospitalares, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O número representa uma média de 24 acidentados levados às emergências a cada hora, evidenciando a sobrecarga no sistema.

O levantamento oficial aponta uma alta contínua no número de atendimentos por acidentes ao longo de 2025. Em janeiro, foram registradas 1.769 ocorrências. O número subiu de forma progressiva nos meses seguintes, atingindo o pico de 2.580 atendimentos em agosto.

Os acidentes envolvendo motocicletas representam 82,93% do total de casos. Os dados levam em consideração as urgências dos hospitais estaduais.

Uma análise apenas do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), maior unidade de atendimento de urgência do estado, revela a gravidade do problema para o Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2022, os atendimentos na unidade giravam em torno de 650 casos mensais. Esse número subiu para uma média quase 731 em 2025.

Ao longo de 2025, o Walfredo Gurgel ultrapassou a marca de 700 atendimentos mensais, com o último mês da série, agosto, registrando 785 casos.

O cenário local de sobrecarga nos hospitais é acompanhado pelo recrudescimento das mortes no trânsito. Dados do Ministério da Saúde mostram que 194 potiguares morreram em decorrência de acidentes fatais em 2024. Os números foram crescendo nos últimos anos: em 2021, 165; em 2022, 186; em 2023, 189; e em 2024, 194.

É nesse contexto que acontece a campanha Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2025, iniciada na última quinta-feira (18) em todo o país. Com o tema “Desacelere – seu bem maior é a vida”, a programação segue em todo o Brasil até o dia 25 de setembro e contará com ações educativas.