sexta-feira, 15 de março de 2024

Cabotagem no RN requer investimento de R$ 260 milhões


Viabilizar a operação de cabotagem no Porto de Natal requer um investimento de aproximadamente R$ 260 milhões. A maior parte do investimento – R$ 200 milhões – seria para a dragagem, processo no qual são removidos sedimentos do fundo do Rio para garantir profundidade adequada à navegação. Os outros R$ 60 milhões seriam destinados para as estruturas de defensas, guindaste e escâner. As informações são da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern).
A entidade apresentou, durante a Intermodal South America, maior evento de logística das Américas, entre os dias 5 e 7 de março, em São Paulo, o potencial de carga do Estado a sete empresas, com foco na cabotagem. A Fiern destaca que parte da produção potiguar poderia ser escoada via balsa marítima, como uma alternativa ao transporte por caminhão, o que diminuiria a ociosidade do Porto de Natal.
Cabotagem é o transporte marítimo entre portos dentro do mesmo País. Isso significa que as embarcações que fazem a cabotagem transportam cargas ou passageiros de um porto nacional para outro, contribuindo para o comércio doméstico e a conectividade regional. Essa prática é comum em países com extensas costas marítimas, como o Brasil, onde é uma parte fundamental da logística de transporte de mercadorias. No Rio Grande do Norte, a falta das defensas da ponte, do guindaste, do escâner e necessidade de dragagem do Porto impedem a operação.

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