Apesar do número alarmante de casos de diabetes no Brasil, prevalece a falta quase completa de informações sobre a doença, o que prejudica os pacientes e aumenta os riscos de complicações.
De acordo com a presidente do Instituto Diabetes Brasil, Jaqueline Correia, o País tem hoje 588 mil pessoas diagnosticadas com algum tipo de diabetes. Destas, 30% são jovens entre 13 e 16 anos que já sofrem com comorbidades.
O presidente da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes, Fadlo Fraige, complementa que o número de diabéticos sem diagnóstico corresponde à metade do número de pacientes conhecidos.
Essa falta de informação é preocupante, pois o diabetes pode causar uma série de complicações graves, como doenças cardiovasculares, cegueira, insuficiência renal e amputações.
De acordo com o coordenador-geral do Fórum Intersetorial para Combate às doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, Mark Barone, hoje o Brasil é o segundo país no mundo com maior número de mortes em decorrência de diabetes tipo 1 não diagnosticado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário