A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira (25), por 238 votos a 192, o requerimento de urgência para o projeto de lei das fake news (PL 2630/20), que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. A votação da proposta está marcada para a próxima terça-feira, como anunciou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte, apenas João Maia (PL) se ausentou. Dos 7 restantes, quatro votaram contra a urgência e três foram favoráveis.
Veja como votou a bancada do RN:
- Benes Leocádio (União Brasil): Não
- Fernando Mineiro (PT): Sim
- General Girão (PL): Não
- João Maia (PL): Ausente
- Natália Bonavides (PT): Sim
- Paulinho Freire (União Brasil): Não
- Robinson Faria (PL): Sim
- Sargento Gonçalves (PL): Não
O voto que causou mais surpresa foi o de Robinson Faria, eleito pela base bolsonarista – que é contra o projeto. Pelas redes sociais, o deputado tentou justificar o posicionamento:
“Minha posição em votar pela urgência do PL 2630, em absoluto, não significa que eu seja favorável ao projeto. Votei a favor do regime de urgência porque acredito que chegou a hora de debater o assunto, uma vez que a proposta já foi aprovada no Senado há três anos”, disse o deputado.
Que acrescentou: “É o momento de a Câmara enfrentar e discutir também os pontos que destoam da liberdade de expressão. Discordo de várias das proposições deste projeto e farei o que me cabe como parlamentar: contestar e argumentar em cada uma que eu não esteja de acordo. Para finalizar, sou contra qualquer tipo de tentativa de amordaçar opiniões ou censura”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário