sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Hackers russos tentaram interferir nas eleições, diz empresa de segurança

Hackers da Rússia teriam tentado interferir nas eleições brasileiras deste ano. A denúncia é da empresa de segurança FireEye, que destaca que o objetivo era insuflar debates questionando a democracia no país.
A atividade foi detectada no final de setembro, o que inclui os dias de debates presidenciais na TV aberta. De acordo com Cristiana Kittner, responsável pelo levantamento, essa é a primeira vez que uma ação que interfere no cenário eleitoral do Brasil pode ser ligada diretamente à Rússia. Segundo a empresa, a interferência continua acontecendo.

Entenda

Robôs russos teriam sido utilizados para aumentar o alcance de publicações com a tag “#OpEleiçãoContraOFascismo”, deixando o assunto em destaque na internet e aumentando sua relevância. “Temos visto atividades de bots russos no Twitter e em outras plataformas ligadas aos debates presidenciais e outros temas ligados a eleição”, explica a especialista, à Gazeta do Povo.
Assim, quem se informa pelas redes sociais pode ser afetado por esse aumento de relevância. “O objetivo, assim, é questionar o próprio sistema eleitoral brasileiro e “perturbar a democracia”, destaca Kittner. Ela ressalta, no entanto, que isso não significa que a Rússia esteja diretamente envolvida nas eleições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário