quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Técnicos do Serviço Geológico apontam risco muito alto de deslizamento no Morro do Careca


Um relatório elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), aponta que o há um risco “muito alto” de deslizamentos no Morro do Careca, por causa do processo de erosão costeira. O documento, enviado ao Ministério Público Federal (MPF), recomenda ampliação do isolamento montado no principal cartão-postal de Natal, para prevenir acidentes.
O SGB aponta que as erosões são provocadas pelo contato da água com a falésia que sustenta a duna do morro. Esse cenário gera um alerta para os riscos geológicos que podem afetar a segurança dos frequentadores da região.
O relatório da avaliação geotécnica foi produzido pelos pesquisadores Ivan Bispo de Oliveira Filho e Filipe de Brito Fratte Modesto. “Os deslizamentos podem ser de areia, tombamentos de blocos da falésia, ou queda/rolamento de blocos rochosos”, indica o documento. Os estudos apontam que o deslizamento é restrito às áreas próximas à base do Morro do Careca, o que facilita as medidas de prevenção.
Ainda de acordo com o relatório, a tendência é que o processo de erosão costeira continue a comprometer a base da falésia e, desse modo, faça com que “mais sedimentos arenosos da duna deslizem e tragam consigo grandes fragmentos de blocos rochosos com potencial para provocar graves danos aos frequentadores do local”.
Em nota, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmou que não recebeu oficialmente o estudo executado SGB. O órgão também disse que é responsável por realizar a manutenção do cercamento lá existente.
“Entretanto, o equipamento encontra-se danificado e órgão aguarda a finalização de um processo de licitação para contratar o prestador serviço para restaurá-lo”, destaca o Idema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário