Com a intensificação da atuação da Operação Lei Seca entre o período de janeiro ao dia 24 de setembro deste ano, foram presas 337 pessoas pelo crime de embriaguez ao volante. Essa quantidade, segundo o major César Fagundes, comandante da Lei Seca no Rio Grande do Norte, supera o número de pessoas presas por embriaguez ao volante em 2021 e 2022.
Em 2021, 56 pessoas foram presas em flagrante por embriaguez ao volante. Já em 2022, houveram 256 prisões. A prisão acontece quando o condutor realiza o teste do bafômetro e aponta valores superiores a 0.33 miligramas de álcool ou caso haja recusa em fazer o teste mesmo possuindo sinais de embriaguez.
De acordo com o major César, o aumento no número de operações e a análise mais criteriosa da situação do condutor, além da montagem das blitze dentro de bairros e não somente nas vias principais foram fatores que auxiliaram o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) a aumentar os números da Lei Seca no Estado.
“Uma análise mais criteriosa diante dos sinais de alteração da capacidade psicomotora, configurando prisões mesmo diante da recusa em realizar o teste”, explicou César.
Além disso, o CPRE registrou nesses nove meses o total de 1.433 autuações administrativas de condutores flagrados dirigindo sob efeito de bebida alcoólica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário