O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assegurou nesta terça-feira (1º), em reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT), R$ 25 milhões destinado a um convênio para realização de estudos de reaproveitamento das águas do RN, principalmente com a chegada da transposição.
“É um olhar para os próximos 4, 16, 30 anos, apostando nos grandes projetos que poderão vir daí. É um passo importante, e já ficou garantido que o convênio pode ser celebrado”, comemorou Paulo Varella, secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que também acompanhou a agenda.
Segundo o secretário, os estudos vão garantir o aproveitamento econômico das águas do São Francisco e da Barragem de Oiticica.
No encontro, o governo também garantiu o fluxo financeiro para a continuidade das obras de Oiticica juntamente com o Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs). Ficou acertado que as obras da Barragem Passagem das Traíras serão retomadas neste mês de agosto. “Essa é uma garantia importante para que as obras possam estar totalmente concluídas até o final do ano”, afirmou Varella.
O ministro Waldez Góes também garantiu recursos para a retomada das obras do Projeto Seridó.
O Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) também foi tema do encontro, que contou com a participação de representantes dos governos de Pernambuco, do Ceará e da Paraíba. Ficou definido que será assinado um acordo federativo, no qual os quatro estados se comprometem a enviar para as suas respectivas Assembleias Legislativas o pedido de aprovação da assinatura do contrato para iniciar a operação do Pisf até março de 2024.
O ministro Waldez Góes confirmou, ainda, que virá ao Rio Grande do Norte no dia 23 de agosto cumprir duas agendas: visitas ao complexo Oiticica e à Passagem das Traíras e participação no 25° Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que será realizado na capital potiguar, de 21 a 25 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário