Na próxima semana, um grupo de senadores apresentará uma Proposta de Emenda Constituição (PEC) para que a corrida presidencial no Brasil tenha três candidatos em caso de segundo turno.
A ideia é do senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, e foi encampada por parte da bancada do Podemos.
Castro disse que a intenção é “diluir a polarização” política no país. Ele ponderou que evitaria “fulanizar” o debate, mas acabou dando o seguinte exemplo:
“Eu acredito que muitas pessoas optam por votar no Lula não porque seja lulista, mas porque é tão anti-bolsonarista que vê no Lula a pessoa capaz de derrotar Bolsonaro, e vice-versa. Com três candidatos em um segundo turno, a chance de outros nomes aumentaria.”
Para Castro, “muitos se encorajariam” a lançar candidatos porque pensariam assim: “Não posso ser o primeiro ou o segundo, mas posso ser o terceiro e poderei virar o jogo no segundo turno”.
O senador piauiense considera a ideia “muito interessante” para a construção de uma chamada terceira via, pois haveria “chance grande de não termos eleição polarizada”.
A proposta valeria somente para a eleição presidencial. A apresentação da PEC está prevista para a semana que vem. O texto será concluído pela equipe do senador Oriovisto Guimarães (Podemos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário