terça-feira, 21 de outubro de 2025

Lula chega à 13ª mudança ministerial com saída de Márcio Macêdo e entrada de Boulos


A nomeação de Guilherme Boulos (Psol-SP) para a Secretaria-Geral da Presidência consolidou a 13ª mudança no primeiro escalão do governo Lula desde o início do atual mandato. O deputado, que será o novo responsável pela interlocução com movimentos sociais, substitui Márcio Macêdo, cuja saída foi confirmada na segunda-feira (20). A troca foi oficializada no Diário Oficial da União desta terça (21).

As alterações na Esplanada começaram ainda em abril de 2023, quando o general Gonçalves Dias deixou o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) após a divulgação de vídeos que o mostravam durante os atos de 8 de janeiro. Desde então, o presidente tem realizado uma série de mudanças motivadas por crises internas, rearranjos políticos e negociações com o Congresso.

A substituição mais recente antes de Boulos havia ocorrido no Ministério das Mulheres, onde Cida Gonçalves foi exonerada após denúncias de assédio moral — que ela nega. O cargo foi ocupado por Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social.

Além dessas, saíram nomes importantes como Nísia Trindade, Flávio Dino e Paulo Pimenta. Com Boulos, Lula tenta fortalecer o elo com movimentos populares e reafirmar o perfil político de seu governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário