O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) formou a comissão que será responsável por dois dos mais importantes processos de auditoria das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições de 2022: o Teste de Integridade e o Teste de Autenticidade. Os dois processos ocorrerão no dia da eleição.
A composição do grupo foi divulgada nesta quarta-feira (10) no Diário Oficial da Justiça Eleitoral. O grupo será integrado por 10 membros, sob a presidência da juíza Hadja Rayanne de Alencar, com acompanhamento da procuradora da República Cibele Benevides, indicada pelo Ministério Público. Todos os integrantes da comissão são servidores da Justiça Eleitoral.
A partir de agora, partidos políticos têm 3 dias para, se for o caso, impugnar a presença de qualquer um dos membros. Se não houver questionamento, o grupo deverá instalar a comissão em até 30 dias, para planejar e definir o cronograma dos trabalhos. Todo o processo poderá ser acompanhado por entidades fiscalizadoras, incluindo representantes de partidos, candidatos e especialistas em tecnologia, além de militares das Forças Armadas.
No dia da eleição, a comissão fará, em local público, os dois testes em urnas escolhidas por entidades fiscalizadoras ou sorteadas. As urnas submetidas a auditoria serão retiradas das seções onde já estão instaladas e serão levadas para a perícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário