quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Covid-19: adesão às doses de reforço cai de 54% para 19%

Dos mais de três milhões (3.181.253) de usuários cadastrados na plataforma RN + Vacina, apenas 19% receberam a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. Para a primeira dose de reforço, a plataforma contabiliza 54% da população vacinada. Os índices apontam para um cenário de declínio na adesão à vacina no decorrer da disponibilização das novas doses.
A primeira dose de reforço, também chamada de terceira dose, está liberada na região metropolitana de Natal, para pessoas a partir dos 18 anos, desde dezembro de 2021. A segunda dose de reforço está disponível para o mesmo público desde julho de 2022. Ainda assim, a tendência de queda na adesão às doses de reforço permanece. A preceptora infectologista do ISD, Carolina Damásio, ressalta que os benefícios da vacinação completa vão além da manutenção do bem-estar e saúde do indivíduo, e que sua ausência traz problemas mais amplos, relacionados à comunidade.
“Do ponto de vista individual, não tomar as doses de reforço pode significar um risco aumentado de complicações, da necessidade de internamento e até do óbito. Nos hospitais, os pacientes internados, em sua maioria, não tinham sido vacinados ou não tinham completado o ciclo vacinal. Para a comunidade, quanto menor o número de pessoas imunizadas, maior a chance de circulação do vírus, sendo maior o risco para populações vulneráveis, como idosos e pacientes com defesas baixas. Novas variantes também podem surgir”, explica a preceptora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário