Próximo de tomar posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes foi sorteado para ser relator do processo de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ministro é alvo constante de críticas de Bolsonaro.
Em sua atuação no Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes trabalha com inquéritos que têm atingido diretamente o presidente e seus aliados. Bolsonaro falou com pessoas próximas que não vai participar da posse do ministro na presidência do TSE.
Moraes ficará responsável por conferir os dados do registro de candidatura de Bolsonaro, como a licitude da declaração patrimonial e o plano de governo, organizado por seu vice na chapa, Walter Braga Netto. Além disso, o relator do processo de candidatura é responsável por eventuais impugnações que podem ser feitas à chapa, além de recursos.
Outros relatores já sorteados foram o ministro Carlos Horbach, que será responsável por analisar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Horbach também irá analisar a candidatura de Ciro Gomes (PDT). A senadora Simone Tebet (MDB) terá seu registro de candidatura analisado pelo ministro Ricardo Lewandowski.
Nenhum comentário:
Postar um comentário