A corrida para outubro começou e o eleitor potiguar já tem possibilidade de conhecer todas as suas opções de voto, disponíveis no site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE. No total, o eleitor do Rio Grande do Norte vai escolher entre 517 candidatos para os cargos de governador e vice, senador, deputado federal e deputado estadual. A eleição mais concorrida é a que vai escolher os oito representantes do RN na Câmara Federal: 23 por vaga.
No total, 31 tentam a reeleição para o mesmo cargo.
Para o governo do Rio Grande do Norte, são nove candidatos, um recorde. Fátima Bezerra é candidata à reeleição.
Para a Assembleia Legislativa, são 314 para 24 vagas: 13,08 por cadeira. Entre os candidatos, 23 estão na disputa de reeleição. O único que não tentará a renovação de mandato é Kelps que, de licença na ALRN, concorre a Deputado Federal.
Estão na disputa pelas oito vagas na Câmara Federal 184 candidatos. Isso representa 23 por vaga, sendo a mais concorrida nesse cenário. Destes, 6 tentam a reeleição. Da atual bancada, Walter Alves, candidato vice de Fátima Bezerra, e Rafael Mota, candidato ao Senado, não tentarão um novo mandato na Câmara.
Já no Senado, a disputa é apenas por uma vaga para ocupar o cargo por 8 anos, com 10 candidatos, média de 1,25 por vaga. Em 2022, o Senado renovará apenas 1/3 de suas cadeiras.
Resumo de Cargos:
9 para Governador
9 para Vice-governador
10 para Senador - (10 para 1º Suplente e 10 para 2º Suplente)
184 para Deputado Federal
314 para Deputado Estadual
Nenhum comentário:
Postar um comentário