Os três
principais partidos que disputarão a Presidência da República em outubro (PT,
PSDB e PSB) estimam gastar algo em torno de R$ 500 milhões com a campanha
eleitoral, quase o dobro do que gastaram em 2010 (R$ 266 milhões). Se repetirem
a estrutura de arrecadação de 2010, a maior parte desse dinheiro — de 70% a 90%
— deve vir de empresas e grandes empreiteiras. Em 2010, Dilma Rousseff (PT)
arrecadou R$ 135 milhões, dos quais 92% com doações de empresas e apenas 8% com
doações de pessoas físicas. José Serra (PSDB) arrecadou R$ 106 milhões, sendo
73% de doações de empresas e 27% de pessoas físicas. Já Marina Silva, então no
PV, arrecadou R$ 24 milhões, dos quais apenas 36% junto a empresas — a maior
parte do dinheiro da campanha veio do empresário Guilherme Leal, da Natura, que
doou R$ 11,9 milhões. Agora, ela é pré-candidata a vice de Eduardo Campos
(PSB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário