terça-feira, 10 de setembro de 2024

Prefeitura esclarece situação da obra da engorda da Praia de Ponta Negra

Em coletiva de imprensa realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, e o de Infraestrutura, Carlson Gomes, esclareceram pontos sobre a execução dos serviços da engorda da Praia de Ponta Negra. Eles negaram a paralisação dos trabalhos, reforçaram o comprometimento da gestão municipal em realizar esse projeto tão importante do ponto de vista ambiental, vez que vai frear o processo de erosão do Morro do Careca, maior cartão postal da cidade, quanto do ponto de vista socioeconômico, pois a ampliação da faixa de areia vai representar um novo momento do turismo de Natal, fortalecendo o principal setor da economia local e responsável pela maior parte dos empregos gerados na capital potiguar.
Durante as explicações, foi informado que só no último sábado (07), a Prefeitura recebeu o laudo parcial apresentado pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (Funpec), apontando a má qualidade do material existente na jazida licenciada. Atestado o problema, a gestão municipal, a própria Funpec e a empresa que foi contratada para fazer os serviços já iniciaram novos estudos em busca de uma nova jazida para dar continuidade à fase da dragagem.
“Em 2022, um estudo feito pela empresa TetraTech indicou a qualidade da jazida. Porém, na análise feita pouco antes de iniciarmos essa etapa da dragagem, os testes detectaram a presença de cascalhos em parte da área de retirada. Não temos um laudo definitivo sobre a jazida, se há material suficiente e de qualidade para utilizarmos na engorda. Os estudos vão seguir para sabermos se o local está parcial ou totalmente inviabilizado para uso, no mais breve período de tempo possível”, disse Thiago Mesquita.
O titular da Semurb disse ainda que a Prefeitura já está em busca de alternativas para dar sequência ao projeto: “Já existem novas jazidas mapeadas, as análises e investigações estão sendo feitas e, no que depender da Prefeitura, a engorda de Ponta Negra será finalizada em 2024”, garantiu Mesquita, destacando a importância do projeto para a cidade: “A população está ansiosa, quer essa obra e não celebra esse problema técnico, pelo contrário. Queremos reafirmar aqui o compromisso de toda a Prefeitura em entregar esse projeto fundamental para o progresso e desenvolvimento de Natal”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário