O novo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem feito um levantamento junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para saber quantas obras executadas com recursos federais estão paralisadas por todo o Brasil. E, até o momento, os números divulgados dão conta que são mais de 8 mil, sendo 814 delas no Rio Grande do Norte. O detalhe é que, segundo a Corte de Contas, 304 obras federais tocadas no RN estão paralisadas e inacabadas.
Outro detalhe interessante é que boa parte dessas obras estão em situação de “para e retoma” desde o Governo Dilma Rousseff. Foram obras iniciadas e prevista para a Copa do Mundo ou via PAC 2. As obras paradas já receberam um total de R$ 1,14 bilhão.
Segundo o TCU, no painel de “obras paralisadas”, estão a que estão suspensas, em reformulação ou totalmente paralisadas e inacabadas. Essas totalmente paradas, inclusive, já tiveram mais de R$ 345 milhões em recursos federais.
Além da Copa do Mundo, há outras obras previstas no PAC 2, destinadas a esportes e educação. Por sinal, das 304 obras paradas no RN, 125 estão no setor da Educação, ou seja, são obras em escolas e CMEIs. O turismo tem outras 32 obras paradas e o saneamento, 23 obras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário