segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Ataque ucraniano com mísseis dos EUA pode levar a nova guerra mundial


Parlamentares russos alertaram que a decisão dos Estados Unidos de permitir que a Ucrânia utilize mísseis supersônicos para atacar Moscou pode levar a uma Terceira Guerra Mundial. Isso porque, segundo os políticos, o cenário representaria a interferência direta de Washington na guerra, forçando a Rússia a aumentar a resposta no conflito.

“O Ocidente decidiu por tal nível de escalada que pode terminar com o Estado ucraniano em ruínas completas pela manhã”, afirmou Andrei Klishas, membro sênior do Conselho da Federação. O mesmo foi dito por Vladimir Dzhabarov, primeiro vice-chefe do comitê de assuntos internacionais da câmara alta russa, que reforçou que “este foi um passo muito grande em direção ao início da Terceira Guerra Mundial”.

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, também se pronunciou sobre o assunto. Em declaração ao portal RBC, ela disse que o presidente Vladimir Putin já avisou o Ocidente das consequências catastróficas de permitir que Kiev utilize os mísseis de longo alcance para atacar alvos internos no país.

Em setembro, Putin afirmou que um possível ataque mudaria a essência e a natureza da guerra na Ucrânia, podendo resultar num conflito global. “Isso significará que os países da Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], os Estados Unidos e a Europa estarão em guerra com a Rússia”, disse, alertando ainda para possíveis ataques nucleares.

Agora, o cenário é ainda mais preocupante, já que a Rússia assinou um acordo de parceria estratégica com a Coreia do Norte – que prevê assistência mútua imediata em caso de agressão armada contra um dos países. Isso significa que Pyongyang, cujo arsenal militar e nuclear vem crescendo significativamente, também poderia entrar no conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário