O estado do Rio Grande do Norte recebe de quarta (9) à sexta-feira (11), um grande evento de capacitação para os profissionais da saúde e segurança pública do estado sobre Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV).
A atividade é realizada pela Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), do Ministério da Saúde, para fortalecer o preparo dos profissionais para resposta a situações de emergências e desastres que possam gerar múltiplas vítimas, assim como fomentar a integração entre as instituições participantes, como Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, STTU, Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
O evento acontece no Hotel PraiaMar em Ponta Negra com atividades teóricas, para cerca de quase 300 participantes. Na sexta-feira, 11, pela manhã, será realizada uma atividade prática de Incidente com Múltiplas Vítimas no estádio Arena das Dunas, quando será simulado uma colisão entre dois ônibus com número estimado de 20 vítimas.
Mariana Araújo, enfermeira da Rede de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e coordenadora do projeto em Natal explicou que as “vítimas” serão alunos dos cursos de enfermagem e medicina da Universidade Federal do RN, que já foram treinados e orientados da sua função no dia do evento. “A ideia é possibilitar um evento com a maior realidade possível e preparar os profissionais da saúde e segurança para atuarem de forma rápida e qualificada, num tempo-resposta curto para que as vítimas cheguem às portas de urgência com a maior rapidez possível”, disse.
A realização da capacitação no estado atende a uma solicitação da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte encaminhada à Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde. A cidade de Natal (RN) é a sexta cidade a receber o IMV no país com a retomada após a pandemia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário