sexta-feira, 28 de junho de 2019

RN fechou 6,6 mil vagas de trabalho até maio de 2019

O Rio Grande do Norte não conseguiu, ao longo deste ano, encerrar um mês com saldo positivo de geração de vagas de trabalho. No ano, o saldo de empregos é negativo em 6,6 mil. Em maio, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia, o saldo de admissões e demissões no Estado chegou a 496. O último mês de maio com saldo positivo no Rio Grande do Norte ocorreu em 2013, quando foram geradas 103 vagas de trabalho. No Nordeste, além do Rio Grande do Norte, os Estados de Alagoas, Ceará e Maranhão também acumulam perdas no mês em referência.

Pista principal da BR-101 será interditada nos dois sentidos em Emaús neste sábado

A pista principal da BR-101 será interditada novamente nos dois sentidos neste sábado (29), na altura do bairro Emaús, em Parnamirim, Grande Natal. O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) informou sobre a interdição através de nota nesta quinta-feira (27).
O Dnit afirmou que o fluxo de veículos será interrompido entre as 8h e as 16h para a instalação da segunda parte de uma passarela de pedestres. O serviço começou no sábado passado, dia 22. O trânsito está sendo desviado pelas marginais da rodovia.

Implantação de placas de carros no padrão Mercosul é adiada para 2020

Contran – Conselho Nacional de Trânsito – definiu uma nova data para a implantação das placas de veículos no padrão Mercosul, em todo o território nacional. O prazo, que venceria neste domingo, dia 30, foi prorrogado até 31 de janeiro de 2020.

Recife (PE) ganha hub aéreo de cargas do Nordeste e Natal sobrou

o Aeroporto de Natal que nasceu com o objetivo de ser um hub de cargas, vai ficar mais uma vez só na promessa. A empresa aérea Connect Cargo anunciou hoje que Pernambuco servirá como base das operações da empresa tendo o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre como o primeiro hub aéreo de cargas com voos internacionais a partir do Nordeste. A operação, que terá início com dois aviões Boeing, aumentará para três aviões até o fim do ano e deverá incrementar a vocação logística do estado, principalmente por conta da posição geográfica estratégica.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

Meta é atrair ao menos 5 novos voos para o RN

O Governo do Rio Grande do Norte trabalha com uma meta de aumentar em cinco ou seis, no curto prazo, o número de voos diários chegando e saindo do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, com o novo regime de concessão especial para as aéreas decretado no último dia 18 pela governadora Fátima Bezerra.

CCJ do senado aprova projeto de abuso de autoridade

Como esperado, a CCJ do Senado acaba de aprovar o projeto de abuso de autoridade, como clara retaliação à Lava Jato após a divulgação de mensagens roubadas e atribuídas a integrantes da força-tarefa da operação.
Em votação simbólica, senadores rejeitaram um pedido para que os pontos que tratam especificamente do abuso de autoridade fossem retirados do relatório de Rodrigo Pacheco, que também trata de medidas contra a corrupção.
Agora, todo o projeto — com o crime de abuso de autoridade incluído — deverá ser apreciado ainda hoje no plenário do Senado, em definitivo.

RN e mais dois estados têm queda na inadimplência de micro e pequenas empresas

As micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte estão entre aquelas que diminuíram a inadimplência no país e contrariam uma forte tendência nacional. Os dados são de um levantamento realizado pela Serasa Experian e que aponta para o recorde de negócios em situação de inadimplência desde o início da série histórica do levantamento iniciado em março de 2016.
A posição da região Nordeste é destaque. Além de ter os únicos três estados do país que conseguiram reduzir a inadimplência em relação ao mês de março do ano passado, ainda lidera o ranking positivo neste quesito com o estado com o menor aumento do endividamento de micro e pequenas empresas com apenas 3,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado é puxado pelo bom desempenho dos micro e pequenos negócios instalados no Piauí (-1,6%), Alagoas (-0,8%) e Rio Grande do Norte (-0,6%).

Apoio a Moro mobiliza mais de 270 juízes federais

Após um reduzido grupo de 30 magistrados representar pela exclusão de Sérgio Moro da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), o ministro da Justiça e Segurança Pública recebeu uma moção de apoio assinada por 271 de seus ex-pares. Eles afirmam que as mensagens atribuídas a Moro e integrantes da Lava Jato, ainda que autênticas, ‘não ofendem o princípio da imparcialidade que rege a conduta de um magistrado’.
Esta é a primeira grande reação da toga em defesa do ex-juiz que se notabilizou no comando da Lava Jato. O apoio maciço dos juízes neutraliza a incrível ofensiva de advogados – a maioria de réus da Lava Jato – que nos últimos dias têm pedido a cabeça de Moro.

Detran registra frota superior a 1,3 milhão de veículos no RN

Um estudo estatístico sobre frota veicular realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) apontou que o Rio Grande do Norte superou a marca de 1,3 milhão de automóveis cadastrados no banco de dados do Detran. As informações mostram que na última década (2009-2018) o crescimento da frota estadual chegou próximo dos 119%.
Em números absolutos, nos últimos 10 anos entraram em circulação na frota estadual 698.590 novos automóveis. Desse total, 528.940 veículos foram destinados aos municípios do interior, enquanto 169.650 passaram a circular na capital potiguar. O crescimento percentual de novos veículos nas frotas do interior e da capital do estado foi de 150% e 72%, respectivamente.
Os dados registrados pelo setor de estatística do Detran revelam que mesmo com o registro de crescimento da frota é possível perceber um desaceleramento quando verificado o aumento percentual comparativo ano a ano. Nesse caso, enquanto o número de veículo no estado foi ampliado em 11,2% no comparativo 2009-2008, em 2018-2017 esse crescimento foi de apenas 4,1%, sendo registrado essa queda de crescimento anual ao longo da década.

Segunda Turma do STF mantém Lula preso

Por três votos a dois, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva preso. Os advogados do petista questionaram o trabalho do ex-juiz Sergio Moro, hoje ministro da Justiça no governo do presidente Jair Bolsonaro. Para os advogados de Lula, o ex-magistrado, que tocou os processos daOperação Lava-Jato, foi parcial. A decisão é provisória. A análise definitiva do caso ficará para um momento posterior, mas não há previsão ainda de quando será o julgamento.

Natal é o 3º destino mais procurado no Brasil, diz Ministério do Turismo

Pesquisa inédita do Ministério do Turismo revela que Natal é o terceiro destino brasileiro mais procurado em viagens entre os meses de junho e julho. O levantamento foi feito com duas mil agências de viagens de todo o país.
Na pesquisa de interesse turístico, Natal só ficou atrás de Fortaleza (CE) e Maceió (AL). Além das três capitais nordestinas, a lista também é formada por Gramado (RS), Rio de Janeiro (RJ), Porto Seguro (BA), Ipojuca (PE), São Paulo (SP), Salvador (BA) e Campos do Jordão (SP).
Na composição do público, os casais com filhos correspondem ao maior número (37%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com 21%.
Destinos com sol e praia (49%) lideram o principal destino demandado pelos turistas. Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições.

sexta-feira, 21 de junho de 2019

Bolsonaro: abro mão da reeleição se Brasil passar por reforma política

O presidente da República, Jair Bolsonaro, disse, após participar da 27ª edição da Marcha Para Jesus, na capital paulista, que abriria mão da reeleição se o Brasil passar por uma séria reforma política. “Agora, se não tiver uma boa reforma política e o povo quiser, estamos aí para continuar mais quatro anos”.

Governo assina redução de imposto para QAv na próxima segunda-feira

O Governo do Estado e as companhias aéreas assinam nesta segunda-feira (24) os termos de concessão da redução de cobrança do ICMS no querosene de aviação (QAv).
A ação é fruto do novo regime tributário especial lançado pelo Governo na quarta-feira passada para atrair novos voos. O evento será às 10h, no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo.

Governo vai lançar plano do ‘gás mais barato’

Para reanimar a economia e cumprir a promessa do choque da energia barata, o governo deve lançar nos próximos dias um programa para reduzir o preço do gás. Batizado de Novo Mercado de Gás, o plano tem como principal pilar o enfrentamento de monopólios que dominam há anos o setor – principalmente as distribuidoras, que atuam em Estados, e a Petrobrás. A ideia é criar um ambiente de mercado, com mais concorrentes, e aproveitar o aumento da oferta do gás, oriundo das áreas do pré-sal, para tentar reindustrializar o País.

Maia negocia acordo para votar Previdência antes do recesso

Fontes da Câmara dos Deputados e da área econômica do governo informaram que está a caminho um acordo para a votação da reforma da Previdência no Plenário da Câmara antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho. O acordo está sendo costurado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e integrantes do governo.
Segundo interlocutores de Maia, a negociação ainda não está fechada, mas há otimismo que a votação ocorra dentro desse prazo. A equipe econômica, por outro lado, tem reforçado a necessidade de fazer a votação para deslanchar as outras medidas de retomada do crescimento econômico, entre elas o fim de dois monopólios estatais de refino e gás natural.

Comissão na Câmara aprova projeto que eleva pena por lavagem de dinheiro

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que eleva a pena por lavagem de dinheiro em casos que os valores ocultados forem provenientes de crime contra a Administração Pública. A proposta aumenta em até 2/3 a pena.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

Um vexame para o turista

As mídias sociais registraram o vexame passado por empresário pernambucano que procurou voltar ao seu estado por via aérea. O preço cobrado pela passagem Natal-Recife foi de R$ 4.200,00. Considerou o preço um abuso e preferiu alugar um carro para voltar ao seu estado.

Substituição no Governo Bolsonaro causa surpresa

Causou surpresa até mesmo nos círculos governistas a retirada da articulação política do governo Bolsonaro que estava sob a responsabilidade do ministro chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni. Embora afirme-se o contrário, é uma perda de prestígio do ministro.

Investimento de R$ 2,4 bilhões

A empresa Casa dos Ventos investirá cerca de R$ 2,4 bilhões em um complexo de geração de energia eólica no Rio Grande do Norte que, hoje, é o maior produtor dessa energia no país. Com o investimento a capacidade de produção será praticamente duplicada.

Professores brasileiros têm os piores salários entre 48 países

A pesquisa TALIS, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgada na quarta-feira (19) revelou que os professores brasileiros são os que recebem os piores salários em um universo de 48 países avaliados. O levantamento também mostrou que, ao contrário de outros países, os profissionais de educação brasileiros não têm diferença de salário ao longo da carreira.
Para comparar os salários de educadores das 48 nações, a OCDE converteu os ganhos de todos para dólares e fez o cálculo do poder de compra de cada profissional em seu país.
Segundo esse cálculo, os professores brasileiros recebem um salário equivalente a US$13.971 ao ano – em torno de US$1.164 por mês – sendo o país onde os educadores têm o menor poder de compra. A Dinamarca é o local com os melhores salários, com US$42.841 anuais – o que equivale a US$ 3.570 por mês – podendo chegar a até US$55.675 ao longo da carreira.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Macaíba é referência para modernização do Programa do Leite no RN

Após a criação de um plano de modernização com nova sistemática de controle para o Programa do Leite Potiguar (PLP) pelo Governo do RN, o município de Macaíba foi contemplado para ser pioneiro nessa experiência, tornando-se referência para o estado potiguar.
A partir de agora, será utilizada a tecnologia de QR CODE (código de barras) com um aplicativo de georreferenciamento (GPS) conectado à plataforma web para fazer o controle da distribuição do leite desde o produtor, passando pela usina, até o beneficiário final, prevenindo assim desvios e fraudes no processo.
Essa plataforma web poderá ser acompanhada pelos fiscais do programa e pelo próprio Ministério Público, em Natal e em cada comarca do estado. Isso permitirá saber a cada dia quantas e quais pessoas receberão o leite em cada ponto de entrega. Assim, O leite sempre será enviado em quantidade e qualidade adequadas.
O prefeito Fernando Cunha, o presidente da Câmara Municipal, Gelson Lima, e a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Andréa Carla, foram até a comunidade quilombola de Capoeiras na tarde desta terça-feira (18/06), onde acompanharam a prática do novo Programa do Leite. Também estiveram presentes no ensejo Josiane Bezerra, secretária adjunta da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS/RN); Kize Arachelli, coordenadora do Programa do Leite Federal; e Sandro Trigueiro, coordenador do Programa do Leite Estadual.

Bolsonaro tira articulação política de Onyx e leva para Secretaria de Governo

O presidente Jair Bolsonaro decidiu que a Casa Civil de Onyx Lorenzoni não cuidará mais da articulação política do Planalto. O desafio agora ficará a cargo da Secretaria de Governo, comandada pelo recém-nomeado general Luiz Eduardo Ramos. A mudança, foi confirmada em medida provisória publicada nesta quarta-feira, 19, e ocorre depois de sucessivas derrotas e desencontros do Planalto com o Congresso. 
Para assumir a interlocução, a Secretaria de Governo terá em sua estrutura a Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares, que substitui a Subchefia de Assuntos Parlamentares antes abrigada na Casa Civil. A pasta de Onyx, por sua vez, extinguiu a secretaria voltada para o Senado e transformou a secretaria criada para tratar com a Câmara na Secretaria Especial de Relacionamento Externo.

Rio do Fogo

O prefeito Laerte Paiva da cidade de Rio do Fogo (RN), autorizou a contratação da Associação de Mulheres Lutadoras de Lilás do Boqueirão, para o fornecimento de gêneros alimentícios de Agricultura Familiar, destinados a alimentação dos estudantes da rede municipal de ensino, pelo valor de R$ 189.326,00.
O detalhe foram os preços pagos por alguns gêneros alimentícios, conforme dados abaixo:

Macaxeira – 1.600 kg a R$ 9,15 = R$ 16.470,00 – no mercado não passa de R$ 2,00.

Milho verde – 3.200 espigas a R$ 1,65 = R$ 5.280,00 – no mercado não passa de R$ 0,50.

Prefeitura de Parnamirim paga 1ª parcela do 13º salário

A Prefeitura de Parnamirim efetuou nesta quarta-feira (19), o pagamento da primeira parcela do 13º salário, referente a 40% do valor total dos vencimentos dos servidores. O pagamento, que ultrapassa os R$ 5 milhões, será depositado ao longo do dia nas contas dos colaboradores.
“É um compromisso da nossa gestão reconhecer o bom trabalho do servidor municipal, pagando em dia o seu salário, conforme o calendário de pagamento anunciado no início de cada ano”, disse o prefeito Rosano Taveira.

No Senado, Moro fala em sensacionalismo e que não tem o que esconder

O ministro da Justiça e Segurança, Sergio Moro, abriu sua fala na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado hoje afirmando não ter o que esconder e querer "esclarecer muito em torno desse sensacionalismo" em relação às mensagens vazadas e atribuídas a ele, quando juiz federal, e a integrantes da Operação Lava Jato. "De fato, me coloquei à disposição para prestar esclarecimentos. Evidentemente, não tenho nada que esconder", declarou.

Novo regime tributário do QAv para companhias aéreas

O Rio Grande do Norte criou novos atrativos tributários para as empresas do setor de transporte aéreo com o objetivo de aumentar a oferta de voos para incentivar o turismo. A governadora Fátima Bezerra assinou na tarde de ontem terça-feira, 18, o decreto que estabelece as novas regras para a redução da cobrança de impostos no querosene de aviação (QAv).
O novo regime de concessão especial de tributação para as companhias aéreas estipula cinco alíquotas do ICMS (Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação) que incide sobre o QAv, partindo dos atuais 12% e podendo chegar a até 0%. A concessão do benefício está vinculada ao cumprimento de metas, que inclui aumento e regularidade de voos, inclusive internacionais. E mais: as operadoras que não cumprirem terão de devolver o imposto retroativo.

terça-feira, 18 de junho de 2019

‘Tudo é possível’, diz Bolsonaro sobre escolha do novo PGR

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta 3ª feira (18.jun.2019) que a escolha do próximo nome para comandar a PGR (Procuradoria-Geral da República) pode sair ou não da lista tríplice elaborada pela ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República).
Todos que estão dentro, estão fora, tudo é possível. Vou seguir a Constituição”, disse.

Dison é condenado a 4 anos de prisão

O ex-prefeito de Goianinha, Rudson Raimundo Honório Lisboa, conhecido popularmente como Dison Lisboa, foi condenado por dispensa indevida de licitação para contratação de transporte escolar, em 2003. Além dele, também foram condenados três ex-membros da Comissão Permanente de Licitação do Município: Jean Carlos Coutinho de Lima, Márcia Maria de Lima e Joselito Michael Pegado Cortez.
Dison Lisboa chefiou o Executivo municipal de Goianinha de 2001 a 2008 e foi deputado estadual de 2015 a 2018. Ele foi condenado a quatro anos e quatro meses de detenção e os demais a quatro anos e um mês. Todos terão de pagar multa e devem permanecer inelegíveis por oito anos após o cumprimento da pena, mas terão o direito de recorrer em liberdade.

PF investiga ligação de grupo preso em SC com ataque hacker

A Polícia Federal investiga a ligação entre um grupo preso na manhã desta terça-feira em Santa Catarina com a onda de ataques hackers sofridos por autoridades da Lava Jato semanas antes do vazamento de mensagens do aplicativo Telegram para o site The Intercept.

Gustavo Montezano é escolhido para substituir Joaquim Levy na presidência do BNDES

O ministro Paulo Guedes escolheu o engenheiro e economista Gustavo Henrique Moreira Montezano para presidir o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) em substituição a Joaquim Levy, que pediu demissão neste domingo.
Montezano é o atual secretário especial adjunto de Desestatização e Desinvestimento do Ministério da Economia.
Na presidência do BNDES terá como prioridades privatizações, desinvestimentos, Infraestrutura, saneamento e reestruturação financeira de estados e municípios.

Odebrecht entra com maior pedido de recuperação judicial da história do Brasil

A Odebrecht SA, um dos maiores conglomerados empresariais do país, formalizou nesta segunda-feira na Justiça de São Paulo um pedido de recuperação judicial, sob peso de dívidas de 80 bilhões de reais, o que torna o processo o maior do Brasil.
Em comunicado, a companhia informou que o processo envolve 51 bilhões de reais de dívidas passíveis de reestruturação. Outros 14,5 bilhões de reais são compostos sobretudo por dívidas lastreadas em ações da Braskem e não passíveis de reestruturação.

“Acabou a trégua”

Passados os cinco primeiros meses do Governo Fátima Bezerra (PT), os servidores da administração direta do Rio Grande do Norte já avisaram à governadora que a paciência para esperar os pagamentos e reajustes salariais acabou. Eles pedem 16,38% de reajuste e um cronograma para a quitação dos débitos salariais do governo estadual com os servidores.
A próxima reunião do Sindicato dos Servidores da Administração Direta (SINSP-RN) com a governadora está marcada para o dia 26 de junho e o recado já foi dado pela presidente do sindicato, Janeayre Souto: “acabou a trégua”, disse a sindicalista, que cobra uma efetivação de medidas por parte do governo, que já está no sexto mês de gestão.

Ex-craque Michel Platini é detido em Paris

O ex-craque de futebol Francês Michel Platini foi detido em Paris, acusado de participar do esquema de propinas que resultou na escolha do Catar como sede da Copa de 2022.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Moraes defende que responsáveis por vazar mensagens de Moro sejam presos

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), defendeu hoje que os responsáveis por vazar mensagens trocadas entre o ex-juiz federal e hoje ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força tarefa da Lava Jato, sejam presos.
Moraes argumentou que a autenticidade das mensagens precisa ser verificada e que elas não afetam a "importância histórica" da Lava Jato no combate à corrupção. O ministro deu uma rápida declaração sobre o assunto antes de palestrar em evento promovido pela emissora BandNews.

Polícia faz mobilização na governadoria

Os policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte lotam a governadoria.
Eles cobram da governadoria melhores condições de salários além do pagamento do décimo terceiro de 2018.

Maia diz que saída de Levy e de diretor do BNDES é 'covardia sem precedentes'

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse na manhã desta segunda-feira (17) que a saída de Joaquim Levy da presidência do BNDES e do advogado Marcos Barbosa Pinto da diretoria de Mercado de Capitais do banco é "uma covardia sem precedentes".

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda

A Receita Federal começa a pagar hoje (17) as restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2019. Serão depositados R$ 5,1 bilhões nas contas de 2.573.186 contribuintes. Neste lote, receberão a restituição os 245.552 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.174.038 contribuintes entre 60 e 79 anos e 153.596 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Petrobras faz no NE a maior descoberta desde o pré-sal

A Petrobras descobriu em Sergipe e Alagoas 6 campos de gás natural. A expectativa da estatal é que seja possível extrair 20 milhões de metros cúbicos por dia. Isso é o equivalente a 1/3 da produção brasileira atualmente.
Os investimentos necessários para limitar a área e construir o gasoduto são de R$ 2 bilhões. Os dados foram estimados a partir de dados do MME (Ministério de Minas e Energia). Ao jornal, Márcio Felix, secretário da pasta, declarou que a exploração terá competição e com isso o preço do gás diminuirá.
Para o governo do presidente Jair Bolsonaro, a descoberta pode ajudar a consolidar a promessa do ministro da Economia, Paulo Guedes, de incentivar a industrialização do país e baratear em até 50% o custo do gás natural. Felix, inclusive, participa da elaboração do plano de Guedes.

Joaquim Levy se demite da presidência do BNDES

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, entregou seu pedido de desligamento do cargo ao ministro da Economia, Paulo Guedes, conforme informou em nota distribuída à imprensa na manhã deste domingo, 16.
Levy foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro neste sábado, 15, em função da nomeação do advogado Marcos Barbosa Pinto para o cargo de diretor de Mercado de Capitais do banco de fomento.
Em carta renúncia, Barbosa Pinto afirmou que “não quero continuar no cargo diante do descontentamento manifestado pelo presidente da República”.

sábado, 15 de junho de 2019

8 deputados estaduais vão trocar de partido antes do fim de 2019

Com uma bancada de 24 deputados, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pode chegar ao segundo semestre deste ano com um terço dos parlamentares tendo trocado de partido. Desses oito deputados, quatro estão optando por se filiarem a outros partidos por acomodação político-partidária, enquanto os demais estão deixando as legendas pelas quais se elegeram, porque essas siglas não ultrapassaram a cláusula de barreira nas eleições de 2018 – o mínimo de 3% dos votos em nove dos 27 estados do país.

Governo do RN paga 79,5% do funcionalismo nesta segunda-feira

O Governo do Estado inicia o pagamento de junho com o depósito de pouco mais de R$ 217 milhões na conta de 79,54% do funcionalismo estadual nesta segunda-feira, 17. Os outros 20,46% também receberão dentro do mês trabalhado, no próximo dia 28 de junho.
Os R$ 217 milhões injetados na economia potiguar nesta segunda correspondem ao salário de quem recebe até R$ 4 mil (valor bruto) e 30% do salário dos servidores que ganham acima desse valor, além do pagamento integral à categoria da Segurança Pública.
No próximo 28 de junho recebem o salário integral os servidores das pastas com recursos próprios e da Educação, além dos 70% restantes de quem ganha acima de R$ 4 mil, concluindo a folha de R$ 438 milhões do mês de junho.
Também nesta data será pago a segunda parcela do décimo terceiro de 2017 aos 15% ou 1.257 inativos e pensionistas restantes que ganham acima de R$ 12 mil (valor líquido).

Governo do RN cria Fórum de negociação com os fornecedores

O Governo do Rio Grande do Norte vai criar um fórum de negociação e acompanhamento com os fornecedores e prestadores de serviços. A medida acontece após o Estado suspender os pagamentos inscritos como “restos a pagar”.
A decisão foi comunicada pelo Gabinete Civil do Governo às diretorias das federações das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio).
O fórum foi criado para remediar a polêmica criada com a portaria do Comitê de Gestão e Eficiência, publicada na última quinta-feira, 13, determinando que o Estado não utilizará recursos de arrecadação de 2019 para quitar dívidas de restos a pagar deixadas de governos passados. A decisão não foi bem recebida pelos setores produtivos do Rio Grande do Norte.

Bombeiros e Policiais Militares realizarão paralisação na próxima segunda

Os policiais militares e bombeiros iniciam segunda-feira, 17, paralisação das atividades. As categorias profissionais exigem recomposição das perdas salariais dos últimos cinco anos. Representantes das associações de praças e oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte apontam que o déficit é de 60,48%.

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Juiz absolve Adélio, mas determina que ele seja internado

O juiz federal Bruno Savino, Juiz de Fora (MG), absolveu nesta sexta-feira, 14, o autor do atentado contra o presidente Jair Bolsonaro, Adélio Bispo de Oliveira. A decisão se baseia no fato de Adélio ter sido considerado inimputável. Apesar da absolvição, o magistrado determinou que o autor do atentado fique internado por tempo indeterminado e seja submetido a perícia médica daqui a três anos.

“Satanás é melhor que PT ”, diz vereador de Natal

O vereador Cícero Martins (PSL) não poupou críticas ao PT e à governadora Fátima Bezerra em entrevista.“Ela [Fátima Bezerra] é doida, mas tem juízo. Se ela não entrar [na reforma] ela quebra”, disse o vereador, que também criticou a deputada federal Natália Bonavides (PT). “O que ela [Bonavides} está fazendo lá [em Brasília] é invadir terra e dizer que Bolsonaro é um ladrão”, disse, acrescentando que “entre o PT e o Satanás eu fico com o Satanás”, declarou.

Sobre Lula, general Augusto Heleno fala que “presidente desonesto tinha que tomar prisão perpétua”

Em café da manhã com o presidente Jair Bolsonaro, o general Augusto Heleno, ministro do GSI, perdeu a paciência com os recentes ataques de Lula, que chamou Sergio Moro de mentiroso e ironizou facada.
“Na minha opinião, sempre tive essa opinião, ela é minha, não é do presidente, presidente da República desonesto tinha que tomar uma prisão perpétua. Isso é um deboche com a sociedade. Presidente da República desonesto destrói o conceito do país. É o cúmulo ele ainda aventar a hipótese de a facada ser uma mentira.”

Vai ter festa!

O prefeito Ciro Bezerra (DEM) da cidade de Itaú (RN), autorizou a contratação da empresa local Maria Bonita Comercio e Serviços, que tem como proprietária Ana Clara do Rego Mesquita, pelo valor de R$ 344.195,00, visando o fornecimento de refeições para a Prefeitura Municipal, conforme dados abaixo: 

4.600 – Café da manhã – 17,20 = 79.120,00 

3.700 – Coffee break – 15,80 = 54.460,00 

3.850 – Almoço/janta – 31,50 = 121.275,00 

6.000 – Lanche – 13,00 = 78.000,00 

Locação de 3.600 cadeiras – 0,95 = 3.420,00 

Locação de 1.400 mesas plásticas – 2,80 = 3.920,00

Bolsonaro afirma que vai demitir presidente dos Correios

O presidente dos Correios, general Juarez Aparecido de Paula Cunha, teve a demissão antecipada pelo presidente Jair Bolsonaro em um café com jornalistas, no Palácio do Planalto, na manhã desta sexta-feira (14). O motivo seria o comportamento "sindicalista" do militar que, recentemente, participou de audiência pública realizada no Congresso.

Latam poderá suspender voo diário Natal/Brasília (DF)

Após a LATAM anunciar a abertura de 33 novos voos semanais para Fortaleza (CE) – e nenhum para o Rio Grande do Norte – surge a notícia de que a companhia aérea estuda a possibilidade de suspender o voo diário entre Natal e Brasília. A ideia é alterar pelo menos a frequência. A informação é do portal Agora Eu Voo, especializado em notícias aéreas.

Greve vai afetar serviços dos bancos, transporte e escolas; confira o que para

A greve geral convocada para esta sexta-feira, 14, vai alterar os serviços, o trânsito e a rotina dos moradores de Natal. Diversas categorias vão aderir ao movimento, desde professores, bancários, policiais civis e rodoviários, o que vai fazer com que sistema público de transporte de ônibus, bem como agência bancárias não abram as portas e nem mesmo escolas públicas tenham aulas.
O ato político, que é organizado por diversas centrais sindicais, está previsto para se iniciar às 15 horas. Em Natal, o ponto de concentração será o cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira, nas imediações do shopping Midway Mall.

O QUE NÃO VAI FUNCIONAR NA GREVE GERAL?

EDUCAÇÃO

Escolas públicas estaduais e municipais não terão aulas. UFRN e IFRN também suspenderam as atividades letivas.

SEGURANÇA

Polícia Militar vai trabalhar normalmente. As delegacias da Polícia Civil irão funcionar em regime de plantão.

BANCOS

As agências bancárias – públicas e privadas – não funcionarão nesta sexta-feira.

TRANSPORTE

Ônibus funcionarão apenas com 40% da frota; CBTU garante 100% dos trens funcionando.

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Em defesa de Moro, Bolsonaro diz que legado do ex-juiz contra a corrupção 'não tem preço'

Em suas primeiras declarações públicas sobre a divulgação de mensagens de Sergio Moro pelo site de notícias "The Intercept Brasil" , no domingo, o presidente Jair Bolsonaro defendeu nesta quinta-feira o ministro da Justiça e da Segurança Pública e exaltou sua trajetória como juiz federal, dizendo que o que ele fez pelo combate à corrupção no país "não tem preço".
Bolsonaro afirmou ainda que houve uma "invasão criminosa" e chegou a questionar a veracidade das mensagens. Ainda segundo o presidente, "ninguém forjou provas" para a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sentenciada em primeira instância por Moro, então juiz do caso do tríplex no Guarujá em Curitiba. Para o presidente, pelo histórico, o ex-magistrado "faz parte da História do Brasil".
- O que ele fez não tem preço. Ele realmente botou pra fora, mostrou as vísceras do poder, a promiscuidade do poder no tocante à corrupção. A Petrobras quase quebrou, fundos de pensão, muitos quebraram, o próprio BNDES, eu falei agora há pouco aqui, nessa época R$ 400 e poucos bilhões entregues para companheiros comunistas e para amigos do rei aqui dentro. Ele faz parte da história do Brasil - acrescentou Bolsonaro.

R$ 3,5 milhões de carne, frango e peixe na cidade de Caicó

O prefeito Robson batata Araújo da cidade de Caicó (RN), autorizou a contratação das empresas abaixo relacionadas, pelo valor de R$ 3.539.719,00, na aquisição de carne, frango e peixe para a prefeitura municipal: 
M B de Souto – Caicó – R$ 1.947.719,00. 
H L Medeiros de Oliveira – Caicó – R$ 1.592.080,00.

Previdência: economia com a reforma será de R$ 915 bilhões em dez anos, diz relator

Após mudanças negociadas com partidos Câmara, aeconomia nos gastos públicoscom a reforma da Previdência caiu para R$ 915 bilhões em dez anos, informou nesta quinta-feira o relator da proposta, Samuel Moreira (PSDB-SP).
A versão original da reforma, enviada pelo presidente Jair Bolsonaroem fevereiro, previa uma economia de R$ 1,2 trilhão em uma década.
O relator diz em seu texto que o aumento da expectativa de vida e a deterioração da relação entre o número de contribuintes e de beneficiários de aposentadorias e pensões, agravado por dificuldades econômicas, levou a Previdência Social Brasileira, em 2018, a apresentar um resultado financeiro negativo de R$ 290 bilhões, apenas no âmbito da União.

Gilmar: Moro é 'chefe da Lava-Jato' e Dallagnol é 'bobinho'

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que os diálogos revelados entre o ex-juiz federal Sergio Moro e procurador da República Dalton Dallagnol mostram que “o chefe da Lava-Jato não era ninguém mais, ninguém menos do que Moro. O Dallagnol, está provado, é um bobinho. É um bobinho. Quem operava a Lava-Jato era o Moro”.

Chega a Natal aplicativo para fazer feira sem sair de casa

Fazer compras, sem sair de casa e com os produtos custando o mesmo preço, ou até mais baratos que na loja física agora é possível em Natal. Está sendo lançado o Bask, aplicativo potiguar que chega ao mercado com a missão de facilitar a vida das pessoas, eliminando o tempo perdido em enormes filas e em congestionamentos.
Por meio do aplicativo, o usuário realiza compras em supermercados, padarias, peixarias, mercadinhos, açougues, conveniências, entre outros. Tudo isso sem sair de casa ou escritório, e no horário que desejar. A ideia é muito simples: você pede o que quiser pelo aplicativo, e a loja parceira se encarrega de levar a compra até você.

Lava Jato não é suscetível de qualquer retrocesso, diz Fachin

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin disse que a Operação Lava Jato não é “suscetível de qualquer retrocesso”. Fachin é relator dos processos oriundos das investigações no STF.
O ministro disse que a operação é uma realidade que não será afastada por “qualquer circunstância conjuntural”.
A operação trouxe um novo padrão normativo, jurídico e também de natureza ética ao Brasil e à administração pública. Tenho confiança plena que isso não é suscetível de qualquer retrocesso”, disse.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

STF forma maioria para impedir Bolsonaro de extinguir conselhos federais criados por lei

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quarta-feira (12) para impedir, provisoriamente, o presidente Jair Bolsonaro de extinguir conselhos da administração pública federal que tenham amparo em lei.
Ao final do julgamento, que deve ocorrer ainda nesta quarta, é possível que o tribunal conceda uma liminar proibindo o presidente da República de acabar com os conselhos. Os ministros, entretanto, ainda podem estender a decisão, proibindo que Bolsonaro extinga, inclusive, os conselhos que não foram criados com autorização do Legislativo.

'Aqui é o hacker', diz mensagem em grupo do Conselho do Ministério Público

Mensagens enviadas a partir do celular de um conselheiro do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) no grupo de Telegram do colegiado chamaram a atenção dos colegas para a invasão de hacker no chat de conversas.
Um dos torpedos dizia que o caso revelado no domingo (9) pelo site The Intercept Brasil envolvendo o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol era apenas "uma amostra do que vocês vão ver na semana que vem", dizia o texto.
As mensagens foram disparadas do celular do conselheiro Marcelo Weitzel Rabello de Souza nesta terça-feira, 11, por volta das 23h. Os colegas estranharam o tom dos torpedos e começaram a questionar o conselheiro no grupo. Na sequência, receberam outro torpedo dizendo: "Aqui é o hacker".
Os conselheiros então ligaram para Souza, que argumentou que não estaria usando o aparelho no momento dos envios das mensagens. O conselheiro nega que seja uma brincadeira dele com os colegas.

Porto de Natal deverá ter scanner na próxima safra

A Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern) trabalha para adquirir um novo scanner que possa facilitar, já na próxima safra, a fiscalização dos contêineres e mercadorias que passam pelo Porto de Natal.
A novidade foi dita pelo presidente da companhia, o almirante Elis Treidler Öberg. A Codern conversa com o governo do Estado, com o governo federal, fruticultores e com operadores de carga para que, na próxima safra, já tenhamos um scanner instalado”, disse Öberg.

Comissão do Senado derruba parecer favorável a decreto que flexibiliza porte de arma

Como esperado, a CCJ do Senado acaba de votar pela derrubada do decreto que flexibilizou o porte de armas no Brasil.
Agora, a matéria será analisada no plenário do Senado antes de seguir para a Câmara.

Partidos querem esperar Moro ‘sangrar’ mais antes de abrir guerra contra ele

Os principais partidos de oposição e legendas de centro têm feito reuniões para decidir como agir no caso do escândalo das mensagens do ministro Sergio Moro, da Justiça, com procuradores da Operação Lava Jato.
Há um consenso: é preciso ter paciência e esperar Moro “sangrar” ainda mais antes de abrir guerra total contra ele, criando uma CPI.
A ordem é esperar por novas revelações do site The Intercept Brasil, que publicou as primeiras reportagens no domingo (9).
A expectativa é de que novas mensagens piorem ainda mais a situação de Moro.

Ministra Cármen Lúcia assumirá presidência da Segunda Turma do STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia foi eleita presidente da Segunda Turma da Corte, responsável pelo julgamento das ações da Operação Lava Jato.
A partir de terça-feira (25), próxima sessão do colegiado, a ministra vai ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski, que deixará o comando do colegiado após um ano na função.

terça-feira, 11 de junho de 2019

Após acordo, comissão do Congresso aprova crédito extra de R$ 248,9 bilhões ao governo

Após acordo entre os partidos, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira (11) um projeto de lei que autoriza um crédito extra de R$ 248,9 bilhões ao Executivo federal, a ser obtido com a emissão de títulos do Tesouro Nacional.
Pelo projeto, o governo Jair Bolsonaro poderá contrair dívidas para pagar despesas correntes, como salários e benefícios sociais, sem descumprir a chamada "regra de ouro".

Deputada anuncia “bomba” em rede social

Através do microblog Twitter, a deputada Federal pelo PSL-SP, expõe trecho de entrevista nesta terça-feira(11) em pede que internautas “espalhem ao máximo”. Na ocasião, a jornalista Roberta Lopes, do Direita Minas, entrevistou Zanone Júnior, advogado de Adélio Bispo, em que responde pergunte de mandante de atentado contra Jair Bolsonaro. Ainda no vídeo, também falado de emissoras de televisão que estariam pagando a defesa.
"A jornalista Roberta Lopes, do direita minas, entrevistou Zanone Júnior, advogado de Adélio Bispo, que revelou que o crime teve mandante e que emissoras de televisão estão pagando os advogados do terrorista que esfaqueou Bolsonaro!"

PF vê ataque orquestrado em invasão de hackers a celulares da Lava Jato

A Polícia Federal (PF) suspeita que os ataques de hackers em celulares de pessoas ligadas à Lava-Jato tenham sido realizados de forma orquestrada, por um mesmo grupo. Embora as investigações ocorram de forma individual, a PF identificou um padrão nos casos em andamento. 
Há até agora quatro inquéritos abertos para apurar as invasões, sendo eles em Curitiba, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo — incluindo o que envolve o ministro de Justiça, Sergio Moro. 
Os hackers tiveram acesso a um aplicativo específico de mensagens — o Telegram — e o fizeram depois da realização de telefonemas para o celular que seria alvo. Os primeiros relatos são de abril.

Ministros militares saem em defesa de Moro

Os ministros Augusto Heleno (Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo) saíram nesta segunda-feira (10), em defesa do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, após o site “The Intercept Brasil” divulgar o suposto conteúdo de mensagens trocadas por ele e integrantes do MPF-PR, como o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa em Curitiba.
Em mensagem enviada a contatos por um aplicativo de troca de mensagens, Augusto Heleno disse que “querem macular a imagem do Dr Sergio Moro, cujas integridade e devoção à Pátria estão acima de qualquer suspeita”. Para ele, “o desespero dos que dominaram o cenário econômico e político do Brasil, nas últimas décadas, levou seus integrantes a usar meios ilícitos para tentar provar que a Justiça os puniu injustamente”.
“Vão ser desmascarados, mais uma vez. Os diálogos e acusações divulgadas ratificam o trabalho honesto e imparcial dos que têm a lei a seu lado. O julgamento popular dará aos detratores a resposta que merecem. Brasil acima de tudo!!!”, escreveu.

Gilmar Mendes libera pedido de liberdade de Lula para julgamento

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou nesta segunda-feira (10) para julgamento um pedido de liberdade apresentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O habeas corpus em questão foi apresentado pelos advogados de defesa de Lula após Sérgio Moro aceitar ser o ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, à época ainda presidente eleito. Para a defesa, o fato de o juiz responsável pela condenação do petista aceitar integrar o governo de seu maior opositor político colocava o julgamento sob suspeita.
A expectativa é que o pedido seja analisado nesta terça (11) ou no dia 25 de junho, pela Segunda Turma do STF.

Governo quer usar recursos que não foram sacados do PIS/Pasep

O governo quer usar os recursos que não forem sacados do PIS/Pasep pelos trabalhadores para dar um alívio no Orçamento. A medida pode evitar a necessidade de um novo bloqueio de despesas ou até mesmo permitir a liberação de parte dos recursos contingenciados.
A ideia é centralizar o montante do PIS/Pasep, que hoje está nos bancos públicos, no caixa do Tesouro Nacional. Há cerca de R$ 20 bilhões depositados, com baixa probabilidade de serem sacados.
Com a operação, os recursos entram como receita primária, ajudando o governo a fechar as contas. Segundo informou uma fonte da equipe econômica, o governo deve editar uma Medida Provisória (MP) para isso.

segunda-feira, 10 de junho de 2019

Detran vai parar

Os trabalhadores do DETRAN/RN vão paralisar as atividades em todo o Estado no dia 14 de junho em adesão à Greve Geral contra a Reforma da Previdência e em protesto diante da falta de respostas do governo a pauta da categoria.

Amanhã governadores vão se reunir em Brasília

Na próxima terça-feira (11), o governador do Distrito Federal será o anfitrião e coordenador de do V Fórum de Governadores em Brasília, para discutir a participação dos governos locais na reforma da previdência. Os gestores voltam a se reunir na sede do Banco do Brasil 
A maioria dos governadores aprova a reforma e aprova a manutenção dos Estados e municípios na proposta original do governo. 

Moro fala em 'invasão criminosa' e não vê anormalidade em 'supostas mensagens'

Sergio Moro enviou, por meio de sua assessoria de imprensa, nota em que criticou a publicação das mensagens hackeadas do Telegram dos procuradores da Lava Jato, em Curitiba.
“Sobre supostas mensagens que me envolveriam publicadas pelo site Intercept neste domingo, 9 de junho, lamenta-se a falta de indicação de fonte de pessoa responsável pela invasão criminosa de celulares de procuradores. Assim como a postura do site que não entrou em contato antes da publicação, contrariando regra básica do jornalismo. 
Quanto ao conteúdo das mensagens que me citam, não se vislumbra qualquer anormalidade ou direcionamento da atuação enquanto magistrado, apesar de terem sido retiradas de contexto e do sensacionalismo das matérias, que ignoram o gigantesco esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato.”

Diárias disparam no Senado sob presidência de Davi Alcolumbre

Os gastos do Senado com pagamento de diárias explodiram desde que Davi Alcolumbre se sentou na cadeira de presidente.
O dinheiro sai toda a vez que um senador viaja ao exterior em missão oficial e custeia despesas básicas, como alimentação e hospedagem.
De fevereiro a maio, o Senado já gastou R$ 329 mil com diárias, um aumento de 154% em relação aos R$ 129 mil desembolsados no mesmo período do ano passado e 111% mais do que os R$ 155 mil referentes aos cinco primeiros meses de 2017.
Quem lidera o ranking das diárias é a senadora de primeiro mandato e representante da tal nova política Soraya Thronicke (PSL-MS), que recebeu R$ 20,8 mil no período.
Em seguida, vêm Roberto Rocha (PSDB-MA), com R$ 20,6 mil, e a paraibana e também debutante Daniela Ribeiro (PP), que já levou R$ 20 mil.