A Folha destaca que o eleitor típico da
ex-ministra Marina Silva, provável candidata do PSB à Presidência, é jovem, bem
escolarizado e mora em cidade grande. Na comparação com a média dos
brasileiros, tem renda alta. Os dados do Datafolha por segmento mostram os
perfis em que cada candidato vai melhor ou pior. Ajudam a mapear forças e
fraquezas dos concorrentes e, nas mãos dos marqueteiros, acabam servindo para
ajustar os discursos e a propaganda eleitoral. Feita imediatamente após a morte
de Eduardo Campos, a pesquisa mostra Marina com 21%, em empate técnico com
Aécio Neves (PSDB), 20%. A presidente Dilma Rousseff lidera com 36%. Marina
destaca-se ainda nas cidades grandes e entre aqueles que têm até 24 anos, grupo
no qual marca 28%. “É um público muito parecido com o dos
protestos de junho de 2013, que rejeita os partidos e os políticos que eles
identificam como tradicionais“, diz o diretor-geral do Datafolha,
Mauro Paulino. “Pesquisas daquela época já mostravam
que Marina era a maior beneficiada pelos protestos. Sem ela candidata, aumentam
as taxas de nulo, branco e indecisos“, afirma.
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