terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Intervenção resgatará condições naturais da Ponta Negra de 1990


Secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal, Thiago Mesquita disse que a obra de engorda da praia de Ponta Negra e o reordenamento da orla buscam recuperar as condições naturais do ambiente, similares às da década de 1990, sem alterar o equilíbrio ambiental. “Costumo dizer que essa é uma intervenção humana extremamente positiva, pois retorna às condições naturais do local, como era Ponta Negra nos anos 1990 e 2000”, explicou. A Prefeitura iniciou a operação de fiscalização do ordenamento da praia de Ponta Negra no domingo 1º, seguindo até 5 de março.

Com a liberação de trechos da faixa de areia, o espaço tem sido mais utilizado pela população para práticas esportivas e lazer, além de receber a atuação de comerciantes locais. No entanto, Thiago Mesquita reforçou que o ordenamento da área é essencial para evitar a saturação da capacidade de suporte ambiental.

“Estamos com uma grande operação coordenada por várias secretarias, incluindo Semurb, Guarda Municipal, STTU, Urbana e Secretaria de Turismo, para garantir o equilíbrio entre uso comercial, balneabilidade e recreação”, afirmou ele.

Os serviços já alcançaram 70% de execução, conforme o titular da pasta. A obra da engorda é, na prática, um aterro hidráulico que, quando finalizado, proporcionará à praia de Ponta Negra e uma parte da Via Costeira uma faixa de areia aumentada em até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta, em todo os 4 km de extensão da engorda.

Conforme a gestão municipal, o objetivo é ampliar a proteção contra a erosão costeira, promover a preservação de habitats naturais, assim como a manutenção de áreas recreativas e turísticas, além da proteção de propriedades costeiras contra danos causados por chuvas intensas.

A perspectiva, segundo Thiago Mesquita, é concluir as obras do aterro hidráulico até 31 de dezembro deste ano. “É claro que pode existir a possibilidade de entrar alguns dias no mês de janeiro, mas estamos trabalhando com afinco, junto com a empresa DTA Engenharia [que executa o serviço], para alcançarmos esse objetivo até o final do ano”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário