De cada cinco vagas de emprego formal abertas no Rio Grande do Norte em junho, pelo menos três delas foram criadas pelos pequenos negócios instalados no estado. As empresas de menor tamanho foram responsáveis pela geração de 62,9% do total de postos de trabalho com carteira assinada no sexto mês do ano ao contratar 2.269 novos trabalhadores no mês passado. Já o saldo de emprego nas corporações de maiores portes no mesmo período foi de 1.341 vagas.
sexta-feira, 29 de julho de 2022
Fantasmas na Câmara Municipal de Natal
É possível que a qualquer momento a Câmara Municipal de Natal (RN) seja alvo de uma rigorosa investigação do Ministério Público Estadual do Rio Grande do Norte (RN) por causa de supostas denúncias de funcionários FANTASMAS em seu quadros. Os rumores estão se fortalecendo a cada momento e poderá culminar com uma ação imediata do MP que – pelo que se comenta – já tenha tomado conhecimento do assunto.
Três barragens apresentam risco crítico de acidentes
Em levantamento publicado nesta semana pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), há no Rio Grande do Norte três barragens com risco crítico relacionado às características estruturais que possam causar um acidente, como aspectos de projeto, integridade da estrutura, estado de conservação, operação e manutenção.
O Relatório de Segurança de Barragens de 2021 (RSB 2021) as coloca entre as 187 que mais preocupam no país, não necessariamente sob risco de rompimento. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informou que as medidas já estão sendo tomadas, mas que os recursos são insuficientes para recuperar outras barragens que são citadas com nível de risco menor.
A Barragem Algodoeira São Miguel, em Angicos, preocupa devido a significativa percolação, ou seja, há passagem de água de uma lado para outro por meio de uma fissura.
A barragem Calabouço, no município de Passa e Fica, chamou a atenção da ANA pela ocorrência de trincas longitudinais ao longo do coroamento e pela falta de estrutura de descarga de fundo, que servem como saída de água de forma segura por baixo do aterro da barragem.
Já a Barragem Lucrécia, no município homônimo, gerou preocupação pela justificativa de instabilidade para suporte de cheias em sua cota máxima.
União Brasil oficializa candidaturas em convenção
O partido mais rico e poderoso do país, o União Brasil do Rio Grande do Norte, realizou sua conversão estadual que homologou candidatos para as eleições de outubro deste ano.
Ao todo foram homologadas 8 candidaturas para deputados federais e mais de 20 para deputados estaduais.
Durante o vento foi formalizado também o apoio à candidatura de Fábio Dantas (Solidariedade) ao governo do estado e Ivan Júnior (União Brasil) como vice na chapa de oposição a Fátima Bezerra (PT).
RN abre 3.606 empregos formais em junho
A economia do Rio Grande do Norte criou 3.606 empregos com carteira assinada no mês de junho, resultado de 16.741 contratações e 13.135 demissões. O saldo cresceu 8,74% ante maio, sendo o maior registrado neste ano, e o melhor para o sexto mês do ano desde 2008, quando foram gerados 3.913 postos formais de trabalho.
As estatísticas são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Os dados mostram ainda que o Estado fechou o semestre com um saldo positivo de 5.785 postos formais, resultado de 95.398 admissões e 89.613 desligamentos no período.
quarta-feira, 27 de julho de 2022
Ezequiel caminha com Fátima Bezerra, Walter Alves e reafirma compromisso com Rogério Marinho
O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), está de boa com todo mundo. Em suas redes sociais ele esbanja a cordialidade com os dois lados da política mais relevantes do estado. Em Currais Novos, durante a procissão de Sant’Ana, ele caminhou com a governadora Fátima Bezerra e seus aliandos.
Ainda cumprindo agenda no município, o presidente da Assembleia também encontrou Rogério Marinho, que passou o dia cumprindo agenda no Seridó.
Fátima vai a 36% e amplia vantagem sobre Fábio Dantas e Styvenson
A governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) ampliou sua vantagem na liderança da corrida eleitoral no Rio Grande do Norte. Se as eleições fossem hoje, a petista venceria no 1º turno, segundo números de uma nova pesquisa Consult divulgada nesta terça-feira (26).
Governo do RN – Estimulada
- Fátima Bezerra (PT): 36,53%
- Fábio Dantas (Solidariedade): 13%
- Styvenson Valentim (Podemos): 12,88%
- Clorisa Linhares (PMB): 0,82%
- Rosália Fernandes (PSTU): 0,47%
- Danniel Morais (PSOL): 0,24%
- Rodrigo Vieira (DC): 0,24%
- Nenhum: 15,29%
- Não sabe dizer: 20,24%
- Outro: 0,29%
Os nomes citados para deputado federal no RN
Pesquisa Consult/Sinduscon/98FM divulgada nesta terça-feira (26) mediu a preferência do eleitorado do Rio Grande do Norte para deputado federal.
Na disputa pelas oito cadeiras que o RN tem na Câmara dos Deputados, a deputada Natália Bonavides (PT) lidera, com 1,76% das intenções de voto. Ela é seguida por General Girão (PL), com 1,47%; Major Brilhante (PP), com 1,35%; Garibaldi Filho (MDB), com 1,29%; e Betinho Rosado, com 1,24%. Os demais tiveram menos de 1%.
O que chama a atenção, contudo, é o número de eleitores que ainda não sabem em quem votar. 72,18% responderam à pesquisa dizendo “não saber” citar um nome para deputado federal. Outros 9,71% responderam que não pretendem votar em ninguém.
terça-feira, 26 de julho de 2022
Pesquisa Consult/SINDUSCON/98FM para o Senado
Pesquisa Consult contratada pelo Sinduscon e divulgada nesta terça-feira (26) pela 98 FM aponta que o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) ampliou sua vantagem na liderança da corrida para o Senado no Rio Grande do Norte.
O levantamento aponta que Carlos Eduardo chegou a 28,06%, elevando para 5,06 pontos a diferença para o ex-ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Marinho (PL), que tem 23%.
A pesquisa Consult/Sinduscon/98FM aplicou 1.700 entrevistas entre os dias 20 e 24 de julho, em 48 municípios potiguares. A margem de erro da pesquisa é de 2,37 pontos percentuais para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-05213/2022 e BR-02769/2022.
Pesquisa Consult/SINDUSCON/98FM
A pesquisa Consult/Sinduscon/98FM divulgada nesta terça-feira (26) mostrou que na pergunta estimulada, 46,71% dos eleitores do RN pretendem votar no ex-presidente Lula, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro possui 19,41% das intenções de voto.
Ciro Gomes aparece com 6,18%, Simone Tebet com 0,71%, Eymael 0,06% e Luciano Bivar e Felipe D’Ávila com 0%.
O levantamento Consult/Sinduscon/98FM aplicou 1.700 entrevistas entre os dias 20 e 24 de julho, em 48 municípios potiguares. A margem de erro da pesquisa será de 2,37 pontos percentuais para mais ou menos, intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os números RN-05213/2022 e BR-02769/2022.
Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida hoje
Hoje, começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”.
O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (26). Em seguida, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais estados.
A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.
Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.
Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.
O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.
RN tem 35,4 mil eleitores com deficiência
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida quem tem dificuldade de locomoção podem solicitar à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial com acessibilidade. O prazo para fazer a alteração vai até 18 de agosto. As seções especiais são espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto.
O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador. O pedido valerá para participação nas Eleições 2022, que ocorrerão no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, em eventual segundo turno. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 35.411 eleitores que informaram alguma deficiência para a Justiça Eleitoral.
terça-feira, 19 de julho de 2022
TRE-RN suspende registro do Partido da Causa Operária
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) suspendeu na segunda-feira (18), por unanimidade, o registro do Diretório Regional do Partido da Causa Operária (PCO/RN), em virtude da não prestação de contas referentes ao exercício financeiro de 2019.
O relator do processo, desembargador Claudio Santos, julgou procedente o pedido de suspensão do registro feito pelo Ministério Público Eleitoral. A decisão foi fundamentada com base na Resolução/TSE nº 23.571/2018, que disciplina a não prestação de contas financeiras pelos partidos políticos. O artigo 54-A, II da resolução determina a suspensão da anotação do órgão partidário em consequência da omissão partidária.
Álvaro Dias e Fátima
Conversas nos bastidores da política, indicam que o atual prefeito de Natal, Álvaro Dias, deverá apoiar a reeleição da governadora Fátima Bezerra.
Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.
R$ 88,9 milhões campanha presidencial
O Tribunal Superior Eleitoral definiu que o limite de gastos para campanha presidencial neste ano é de R$ 88,9 milhões no primeiro turno, com um acréscimo de R$ 44,5 milhões no segundo turno. O valor, conforme já decidido pelo tribunal, é o mesmo de 2018 atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Naquele ano, o valor para o primeiro turno era de R$ 70 milhões e outros R$ 35 milhões no segundo turno.
Os valores foram publicados em portaria nesta terça-feira (19). O tribunal também divulgou os limites para campanhas de governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
O limite de gasto para as campanhas de governadores varia de estado para estado. O maior valor é de São Paulo, cujos candidatos ao Executivo local podem gastar até R$ 26,7 milhões no primeiro turno. Em seguida, estão os estados da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, com limite de R$ 17,8 milhões cada.
No caso das campanhas para o Senado, os valores também variam, chegando ao máximo de R$ 7,1 milhões, em São Paulo. Já limite de gasto para quem quer uma cadeira nas assembleias legislativas ou na Câmara Federal é igual em todos os estados: R$ 1,3 milhão e R$ 3,2 milhões, respectivamente.
A resolução do TSE que decidiu que o teto para as campanhas seria o mesmo de 2018, corrigido pela inflação, foi aprovada pela Corte, por unanimidade, no último dia 30. A resolução foi necessária depois que o Congresso não elaborou uma legislação para fixar o limite de gastos com as campanhas eleitorais de 2022. Conforme a corte, a atualização do IPCA será de outubro de 2018 a junho deste ano, calculada por uma área técnica do tribunal.
O TSE esclareceu que a Lei das Eleições, de 1997, prevê que “os limites de gastos devem ser definidos por lei própria e divulgados pelo TSE”. Segundo o tribunal, “diante da lacuna normativa e com a proximidade das eleições no próximo mês de outubro, a saída foi a aplicação do mesmo limite com a atualização monetária”.
RN tem quase um milhão de pessoas com imunização em atraso
Quase um milhão de pessoas no Rio Grande do Norte não retornaram às unidades de saúde para tomar a D2 e D3 da imunização contra a Covid. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), as duas doses em atraso no estado contabilizam 986.186 cidadãos potiguares.
O número de pessoas que deixou de se vacinar com a D2 é de 246. 198, enquanto que no caso da D3 o dado é bem superior: 737.988 cidadãos. Para ser considerado em atraso com a D3, a pessoa tem que ser do grupo da população adulta com mais de 18 anos ou idosos e estar em atraso há mais de quatro meses com a vacinação.
Devido ao grande número de pessoas que ainda não tomaram a D2 e D3, o quantitativo de norte-rio-grandenses que tomou a quarta dose é pequeno: 421.393 pessoas, pois para tomar o reforço a pessoa tem que comprovar o período em que tomou as doses anteriores.
Faixa Etária
A faixa etária que está com maior atraso da D2 no RN são jovens e adultos com idade entre 18 a 29 anos (58.844 atrasados). As crianças com idade dos 5 a 11 anos contabiliza 56.720 atrasadas.
No caso da D3, as faixas etárias que estão com maior atraso também são dos jovens e adultos dos 18 a 29 anos com 243.303 atrasados e 30 a 39 anos com 184.012 atrasados.
Petrobras reduz preço da gasolina nas refinarias a partir de amanhã
A Petrobras vai reduzir o preço médio de venda da gasolina nas refinarias às distribuidoras a partir de amanhã. Com isso, o preço médio da gasolina passará de R$ 4,06 para R$ 3,86 por litro.
A redução representa uma queda de R$ 0, 20 no pdo combustível, o que significa uma queda percentual de 4,9%. É a primeira queda desde dezembro. Os preços cobrados nos demais combustíveis não serão alterados.
Segundo a petroleira, a redução “acompanha a evolução dos preços internacionais de referência, que se estabilizaram em patamar inferior para a gasolina, e é coerente com a prática de preços da Petrobras, que busca o equilíbrio dos seus preços com o mercado global, mas sem o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.
quinta-feira, 14 de julho de 2022
Congresso promulga PEC dos Benefícios
O Congresso Nacional promulgou, no início da noite desta quinta-feira (14), a emenda constitucional oriunda da PEC dos Benefícios, aprovada nesta quarta-feira (13) pela Câmara dos Deputados.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu do Planalto a pé e atravessou a rua que separa a sede do Executivo Federal e o Senado. Ele entrou por um dos anexos do Senado e, após andar por dentro da Casa, chegou ao plenário, onde aconteceu a sessão.
Bolsonaro se sentou à Mesa do plenário do Senado junto com o presidente do Congresso e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
Também estiveram presentes o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, líderes do governo no Parlamento e ministros de Estado, entre outros aliados e auxiliares.
Inflação na Argentina chega a 64% em 12 meses
A inflação da Argentina acelerou em junho e atingiu 64% no acumulado de 12 meses. O Indec (Instituto Nacional de Estatística e Censos) divulgou os dados nesta quinta-feira (14).
O índice de preços ao consumidor do país teve alta de 60,7% no acumulado do mesmo período até maio.
A inflação foi de 5,3% no mês de junho. Acelerou em relação a maio, quando foi de 5,1%.
Os preços que tiveram a maior alta no mês foi o de saúde, com crescimento de 7,4%. Foi pressionado pelos medicamentos. Os preços de habitação, água, eletricidade e outros combustíveis também impactaram a inflação do país. O grupo subiu 6,8% devido à incidência do aumento das tarifas de luz e gás.
A inflação de bens foi de 5,2%, enquanto a de serviços chegou a 5,5%.
Prefeito de Encanto (RN) firma contrato de compra de 760 pneus
O Prefeito Alberone Neri de Oliveira Lima da Cidade de Encanto (RN), beneficiou com um contrato da ordem de R$ 1.026.751,50, a Empresa E N Pneus Peças e Serviços Eireli – CNPJ 34.894.640/0001-04, localizada na Rua Cruz das Almas – 108, em Martins (RN), que tem como sócio a pessoa de Eider da Costa Gondim Neto, na aquisição de 760 pneus, para atender a frota automotiva da Prefeitura Municipal.
Quantos veículos tem a Prefeitura de Encanto (RN)?
Auxílio Brasil de R$ 600 será pago a partir de agosto
O Ministério da Cidadania afirmou que o pagamento do Auxílio Brasil de R$ 600 será a partir de agosto. O calendário de julho do benefício já começa na próxima segunda-feira (18), com o pagamento dos atuais R$ 400 a 18,1 milhões de pessoas.
O aumento do valor para R$ 600 até o fim do ano faz parte da PEC (proposta de emenda à Constituição) dos Benefícios Sociais, aprovada nesta quarta-feira (13), na Câmara Federal, com 469 votos favoráveis e 17 contrários. O texto segue agora para a promulgação.
A proposta autoriza o governo federal a gastar R$ 41,2 bilhões para conceder benefícios sociais apenas até o fim do ano, com início do pagamento a alguns meses das eleições. Entre outros pontos, a PEC concede um auxílio financeiro a caminhoneiros e taxistas e amplia os valores do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás.
Segundo o Ministério da Cidadania, a meta é incluir todas as famílias habilitadas a receber o benefício. Dados da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) mostram um aumento de 113% em abril da fila no CadÚnico (Cadastro Único), que permite o acesso ao Auxílio Brasil. São 2,7 milhões de famílias que aguardam a transferência de renda.
Ameaça de bomba na Embaixada da Rússia em Brasília
Uma ameaça de bomba na Embaixada da Rússia, no Setor de Embaixadas Sul da capital federal, movimentou o Corpo de Bombeiros e as polícias Civil e Militar, no fim da manhã desta quinta-feira (14). Segundo o Corpo de Bombeiros, mais cedo, a segurança da embaixada recebeu uma ligação telefônica em que uma pessoa ameaçava explodir o local com uma bomba. Os agentes de segurança foram chamados e realizaram uma varredura na área da embaixada.
A operação foi batizada de Petardo, em referência ao um objeto encontrado na embaixada. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar cercou o local e solicitou aumento do perímetro de segurança. O trânsito nas vias próximas foi interditado.
O esquadrão antibombas examinou uma encomenda deixada na sede da representação diplomática. Como procedimento de segurança, o pacote foi detonado. Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros e uma para o monitoramento de produtos perigosos, como artefatos tóxicos e químicos, também estão no local.
Ainda não há informações sobre a liberação da embaixada da Rússia.
A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro. Nesta quinta-feira, mísseis russos atingiram a cidade ucraniana de Vinnytsia, em um ataque que autoridades locais disseram ter deixado pelo menos 12 mortos, incluindo uma criança pequena, além de dezenas de feridos.
Ministro da Defesa sugere votação paralela com cédulas de papel no dia da eleição
Em meio aos atritos entre o governo federal e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o papel das Forças Armadas nas eleições, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, sugeriu a realização de votação paralela em cédulas de papel no dia do pleito, como forma de testar a integridade das urnas.
A proposta foi apresentada durante audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle do Senado Federal. Além dela, Nogueira recomendou testes de integridade das urnas no momento da votação, teste público de segurança nas urnas do modelo 2020 e o que ele chamou de “auditoria independente”. A reunião foi convocada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).
Segundo Nogueira, a medida funcionaria como um teste de integridade das urnas eletrônicas, somado aos processos que o TSE já realiza atualmente para verificar os sistemas de votação.
“A gente propõe uma pequena alteração no que está estabelecido, sendo coerente com a resolução do TSE. Ela prevê o teste das urnas em condições normais de uso. Como seria esse teste? Urnas seriam escolhidas, só que em vez de levar para a sede do Tribunal Regional Eleitoral, essa urna seria colocada em paralelo na seção eleitoral”, explicou o coronel Marcelo Sousa, do ministério da Defesa, em apresentação aos senadores.
O militar continuou: “O eleitor faria sua votação e seria perguntado se ele gostaria de contribuir para testar a urna. Ao fazer isso, ele geraria um fluxo de registro na urna teste, similar à urna original, e, após isso, os servidores fariam votação em cédulas de papel. Depois dessa votação, ela seria conferida com o boletim de urnas”.
Natal sedia encontro com os Presidentes das Federações e Associações dos municípios do NE
Com o objetivo de discutir ações e projetos futuros para o desenvolvimento dos municípios do Nordeste, a Federação dos Municípios do RN – FEMURN, com apoio da Confederação Nacional dos Municípios CNM, promoverá, nesta sexta-feira (15), um encontro com todos os Presidentes das Federações e Associações dos municípios do Nordeste.
“Nosso evento terá como tema “Nordeste Unido pelo Desenvolvimento e é de grande importância para o momento que estamos vivendo, debatendo temas que formentam os avanços na nossa região, frente ao atual cenário socioeconômico”, destacou o Presidente da Femurn, Babá Pereira.
terça-feira, 12 de julho de 2022
Câmara aprova texto-base da PEC dos Auxílios em primeiro turno
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (12), em primeiro turno, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Auxílios, que cria programas sociais e amplia benefícios já existentes. Foram 393 votos favoráveis e 14 contrários à matéria. Eram necessários 308 votos. Os deputados partem agora para a análise dos destaques.
Os parlamentares ainda precisam analisar os destaques apresentados pelas bancadas, com sugestões de mudança no texto. Depois, ainda é necessário votar a matéria em segundo turno. O regimento interno da casa legislativa prevê intervalo de 2 sessões entre cada turno de votação, que pode ser superado por aprovação de requerimento de quebra de interstício.
Pesquisa BG/Brâmane para deputado estadual
A pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Brâmane também quis saber dos eleitores potiguares em quem eles pretendem votar para deputado estadual. Na disputa por uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Adjuto Dias (3,5%), Dr. Bernardo (3,3%), Nelter Queiroz (1,7%), George Soares (1,5%) lideram com bons percentuais.
Ainda se destacaram com intenções de voto acima de 1%: Albert Dickson (1,3%), Ezequiel Ferreira (1,3%), Francisco do PT (1,1%) e Coronel Azevedo (1,1%).
Com 0,9%, margeando o 1% ficaram: Anaz Vale, Ubaldo Fernandes e Robinson Faria. Com 0,8% pontuaram: Hermano Morais e Isolda Dantas. Com 0,7%: Dr. Kerginaldo, Tomba Farias e Getúlio Rego. Com 0,6%: Gustavo Carvalho, Álvaro Dias e Luis Eduardo. Os demais nomes ficaram com 0,5% ou menos.
A pesquisa divulgada pelo Blog do BG e realizada pelo instituto Brâmane foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-06936/2022 e RN-04995/2022. Para a realização dos estudos, foram entrevistados 1500 eleitores enrte os dias 6 e 8 de julho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,53% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%.
Redução na tarifa de energia elétrica
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (12), a revisão das tarifas nas contas de luz de 10 distribuidoras de energia.
As revisões tarifárias ocorrem duas semanas após o governo sancionar uma lei que determina a devolução integral de créditos tributários (PIS/Cofins) cobrados indevidamente nos últimos anos. A mesma legislação obriga que a agência reavalie reajustes que já haviam sido aprovados no início deste ano.
Cosern
Como previsto, a Aneel aprovou a redução da tarifa do consumidor da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) em 1,51%. O relator do processo, Ricardo Lavorato Tili, votou por uma redução média a ser percebida de -1,54%, sendo de -1,51% para os consumidores conectados à alta tensão e de -1,54% em média para os consumidores de de baixa tensão.
O voto foi acompanhado pelos outros diretores da agência e passa a vigorar a partir do dia 13 de julho de 2022. A Cosern pertence ao grupo Neoenergia e atua em 167 municípios, atendendo a 1,4 milhões de unidades consumidoras, cerca de 3,5 milhões de habitantes.
Pesquisa BG/Brâmane para deputado federal
A pesquisa de intenção de voto realizada pelo instituto Brâmane também quis saber dos eleitores potiguares em quem eles pretendem votar para deputado federal. Na disputa pelas oito cadeiras que o Rio Grande do Norte tem na Câmara dos Deputados, Natália Bonavides (3,4%), Robinson Faria (3%), Garibaldi Filho (2,9%), Carla Dickson (2,9%) e Paulinho Freire (2,6%) se destacan com percentuais acima da margem de erro.
Ainda pontuaram bem: Henrique Alves com 1,5%, João Maia com 1,4%, Major Brilhante com 1,1% e Beto Rosado com 1%. Os demais nomes não atingiram 1%. Os indecisos corresponderam a 58,5%. Já os brancos e nulos somaram 10,3%.
A pesquisa divulgada pelo Blog do BG e realizada pelo instituto Brâmane foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-06936/2022 e RN-04995/2022. Para a realização dos estudos, foram entrevistados 1500 eleitores enrte os dias 6 e 8 de julho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,53% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%.
RN registra 5 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (12). São 536.965 casos totalizados. Nas últimas 24 horas foram registrados 601 novos casos e cinco (05) óbitos (Umarizal, Mossoró, Barcelona, Rodolfo Fernandes e Touros).
Óbitos confirmados para Covid-19: 8.295. Em investigação são 1.343. Recuperados são 517.422. Casos suspeitos somam 1.970 e descartados são 1.006.497. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.248.
Pesquisa BG/Brâmane para senado
Na pesquisa estimulada para o novo representante do Rio Grande do Norte no Senado Federal, Carlos Eduardo Alves e Rogério Marinho aparecem tecnicamente empatados. Nesse cenário, que simula como realmente acontece nas eleições, com o eleitor tendo acesso aos nomes dos pré-candidatos, o ex-prefeito de Natal tem 26% contra 21,9% do ex-ministro, empatados dentro da margem de erro.
O deputado federal Rafael Motta aparece em terceiro com 12,6% das intenções de voto. Os demais citados não atingiram a margem de erro amostram da pesquisa.
A pesquisa divulgada pelo Blog do BG e realizada pelo instituto Brâmane foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-06936/2022 e RN-04995/2022. Para a realização dos estudos, foram entrevistados 1500 eleitores enrte os dias 6 e 8 de julho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,53% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%.
Pesquisa BG/Brâmane para governo
Pesquisa para Governo do Estado, de forma estimulada, apresentando os nomes dos pré-candidatos aos eleitores, simulando como realmente acontece nas eleições, a governadora Fátima Bezerra lidera com 36,8%, O ex-vice-governador Fábio Dantas aparece em segundo com 16,9%.
O senador Styvenson vem logo em seguida com 15,4% das intenções de voto. Os indecissos somaram 15,9%. Já brancos e nulos corresponderam a 10,4%.
A pesquisa divulgada pelo Blog do BG e realizada pelo instituto Brâmane foi registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos BR-06936/2022 e RN-04995/2022. Para a realização dos estudos, foram entrevistados 1500 eleitores enrte os dias 6 e 8 de julho. Os resultados foram calculados com margem de erro de 2,53% para mais ou para menos e com intervalo de confiança de 95%.
Promulgada resolução que zera IPVA para motos até 170 cilindradas
Resolução promulgada pelo Senado zera o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos de duas rodas (motos) de até 170 cilindradas. Com a medida, os proprietários estão desobrigados de pagar o IPVA, a partir de 2023.
A resolução publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (11) está assinada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. “Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo efeitos a partir de 1º de janeiro do exercício financeiro subsequente”, diz o documento.
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), o Brasil tem a sexta frota de motocicletas do mundo, com mais de 30 milhões de unidades, conforme dados de fevereiro deste ano.
Os modelos até 170 cilindradas são as mais usadas por pessoas que utilizam esse tipo de motos em suas atividades profissionais. Elas representam 80% das vendas do setor, segundo a Abraciclo.
Prejuízos de R$ 28 milhões com chuvas de julho
Colapso no sistema de drenagem de algumas áreas, afundamento do asfalto, alagamentos e famílias desabrigadas foram algumas das situações provocadas pelas chuvas da semana passada na capital potiguar. E o custo para tanto já está sendo calculado.
Por enquanto, a Prefeitura do Natal estima um prejuízo de R$ 28 milhões, entre equipamentos do sistema de drenagem, equipamentos públicos como o camelódromo do Alecrim e a orla de Ponta negra, além da recuperação da Rua Mirassol em Felipe Camarão, onde se abriu uma cratera praticamente engolindo as residências.
Os danos se estendem aos equipamentos públicos estaduais que não estão na lista do município, como a Estação de Tratamento da Rota do Sol, onde o Ministério Público identificou que ainda há instabilidade na estrutura.
Nos primeiros 10 dias de julho, Natal registrou o maior volume de chuvas dos últimos 24 anos. Foram 381 mm com 164 só no domingo, dia 3 de julho. A média de precipitações na cidade para o mês é de 245 mm.
quinta-feira, 7 de julho de 2022
Alagamento na Avenida Ayrton Senna
O alagamento no cruzamento da Avenida Ayrton Senna com Avenida Alagoas, no bairro de Neópolis, zona Sul de Natal, deve continuar caso haja mais chuvas na cidade, de acordo com o secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes.
O prazo anterior era de cinco dias, mas se as chuvas continuarem o tempo deve ser prolongado. O problema é resultado do transbordo da lagoa de captação de Pirangi e persiste devido ao grande volume de chuvas do último fim de semana, além das chuvas da noite de quarta (6) e manhã desta quinta-feira (7).
Uma equipe da Seinfra está no local realizando drenagem através de bombas para tentar resolver a situação. Ainda segundo o secretário, existe um problema do lençol freático. “A lagoa ali, toda a bacia da Lagoinha está saturada. Inclusive é a mesma bacia da Rota do Sol, ali é um problema só”, disse.
Boris Johnson renuncia e deixará cargo de primeiro-ministro do Reino Unido
Renunciou, na manhã desta quinta-feira (7), o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson. Em pronunciamento, ele afirmou que espera permanecer no cargo até o outubro, para que um substituto seja escolhido pelo Partido Conservador. No entanto, essa vontade depende de avaliação do Parlamento britânico.
“Nos últimos dias, ficou dificil conseguir (continuar). É minha função junto a vocês continuar fazendo o que prometi em 2019. Estou abrindo mão da melhor profissão do mundo, mas quero agradecer a minha família, aos servidores, agências e membros do Partido Conservador”, afirmou ele durante o discurso em frente ao número 10 da Downing Street, residência oficial.
Como sempre, Johnson mostrou segurança e tranquilidade na fala. “Quero agradecê-los pelo privilégio que me deram. Até que o novo primeiro-ministro seja encontrado, vocês serão contemplados”, continuou.
Desde que Boris sinalizou uma possível saída, os jornalistas se posicionaram para aguardar a declaração na famosa porta escura do escritório do premiê, em 10 Downing Street. Mais cedo, veículos como a Sky, BBC, The Telegraph, The Times, Independent, The Sun, Mirror e The Guardian, também previram a renúncia.
Já fragilizado, a gestão de Johnson começou a desmoronar de vez após a revelação de um escândalo de assédio sexual envolvendo o ex-vice-líder do governo no parlamento, Christopher Pincher.
Segundo interlocutores do governo, o primeiro-ministro havia decidido ignorar as denúncias de assédio sexual contra Pincher. O premiê supostamente sabia das queixas, mas, ainda assim, teria optado por nomear Pincher como vice-lider do governo no Parlamento.
Na quinta-feira (30), Pincher renunciou ao cargo de vice-líder do Partido Conservador, após ser acusado de apalpar dois convidados em um jantar privado na noite anterior. Em carta enviada a Johnson, ele admitiu que havia bebido demais, causado incômodo e “envergonhado” outras pessoas.
Número de infartos em 2022 é o maior dos últimos 3 anos
Notícias de mortes decorrentes de infartos têm tido maior constância no noticiário nos últimos meses. Nesta quinta-feira (7), por exemplo, o jovem Luis Felipe, de 23 anos, filho do secretário de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte, Aldemir Freire, morreu vítima de uma parada cardíaca. Um reflexo dessas situações é que o número de infartos em 2022 é o maior dos últimos 3 anos, quando comparado ao mesmo período de 2021 e 2020. Os dados estão disponíveis no portal da transparência do Registro Civil.
Há quem questione qual seria o motivo. Muito se fala das sequelas da Covid-19 e, alguns, até citam um suposto efeito adverso da vacina contra o coronavírus.
O médico e presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no RN, Antônio Amorim, que revelou não ter uma interferência comum direta de ambos nos ataques cardíacos.
“A covid pode causar uma inflamação no coração e levar a um problema que se chama miocardite. Isso facilita o paciente a ter arritmias cardíacas. Não é comum originar infarto, mas esse quadro inflamatório pode sim contribuir. Porém, o mecanismo é diferente dos infartos mais comuns que são por obstrução dos vasos. Com relação à vacinação, não existe relação com ocorrência de infarto. As vacinas são seguras e nos ajudam a proteger das formas graves de covid. Importante se vacinar porque justamente as formas mais graves do covid podem contribuir com problemas cardiovasculares”, explicou.
Antônio Amorim ainda ressaltou que os números elevados nos picos da pandemia cobriu a letalidade por outras causas que, normalmente, lideram os índices.
“O número de casos de infarto sempre foi elevado. O que aconteceu foi que nos últimos dois anos passamos por um período crítico e pela primeira vez em muitas décadas uma doença conseguiu superar as doenças cardiovasculares em relação a primeiro lugar na mortalidade, que foi o Covid. Com a vacinação e diminuição dos casos graves do covid, o infarto do miocárdio voltou a assumir o primeiro lugar”, contou.
“Mudanças no estilo de vida de uma forma geral. É importante que a gente atente para quando estivermos acima do peso e acrescentar o exercício físico. Tudo isso vai fazer com que a gente reduza o risco de um infarto”, explicou.
Confira os nomes citados para deputado federal no RN
Pesquisa do instituto Item divulgada nesta quinta-feira (7) pela 94 FM (Rádio Cidade) mediu as intenções de voto do eleitor do Rio Grande do Norte para deputado federal. De acordo com o levantamento, 56% não citaram nenhum nome, o que aponta alto índice de indefinição faltando três meses para a eleição.
Confira os números:
01 CARLA DICKSON 4,5%
02 NATÁLIA BONAVIDES 4,0%
03 KELPS LIMA 4,0%
04 GARIBALDI ALVES 3,5%
05 BETO ROSADO 3,0%
06 MINEIRO 3,0%
07 MAJOR BRILHANTE 2,5%
08 PAULINHO FREIRE 2,5%
09 GENERAL GIRÃO 2,0%
10 LAWRENCE AMORIM 2,5%
11 ROBINSON FARIA 2,0%
12 BENES LEOCÁDIO 1,5%
13 JOÃO MAIA 1,5%
14 HENRIQUE ALVES 1,0%
15 JAIME CALADO 1,0%
16 VICTOR HUGO 1,0%
17 MARCIA MAIA 1,0%
18 SAMANDA ALVES 0,5%
19 PABLO AIRES 0,5%
20 LEONARDO REGO 0,25%
NENHUM NOME CITADO 56,0%
Dados
A pesquisa Item/Rádio Cidade entrevistou 1.600 pessoas entre os dias 30 de junho e 3 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O registro é o TRE-RN 03026/2022.
Pesquisa indica que eleição terá segundo turno
Foram divulgados na manhã desta quinta-feira (7), pela rádio Cidade, os números de uma nova pesquisa eleitoral no Rio Grande do Norte.
Os dados do levantamento realizado pelo Instituto Item apontam que a governadora e pré-candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) lidera a corrida eleitoral, com 37,5%, e, se as eleições fossem hoje, iria ao segundo turno contra Fábio Dantas (Solidariedade).
Veja os números:
- Fátima Bezerra (PT): 37,5%
- Fábio Dantas (Solidariedade): 17%
- Styvenson Valentim (Podemos): 14%
- Clorisa Linhares (Brasil 35): 3%
- Wesli Natal Zueira (DC): 1,5%
- Danniel Morais (PSOL): 1,5%
- Rosália Fernandes (PSTU): 0,5%
- Indecisos/brancos/nulos: 25%
Dados:
A pesquisa Item/Rádio Cidade entrevistou 1.600 pessoas entre os dias 30 de junho e 3 de julho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O registro é o TRE-RN 03026/2022.
sexta-feira, 1 de julho de 2022
Síndico aproveita viagem para alugar apartamento de vizinho sem ele saber
A 3ª Vara Cível de Natal determinou que um administrador de condomínio, localizado no bairro de Ponta Negra, efetive o ressarcimento da quantia de R$ 15.786,72, corrigida monetariamente pelo índice INPC a partir do efetivo prejuízo causado ao proprietário de uma unidade, que teve o apartamento supostamente sublocado a terceiros, enquanto estava na Espanha, onde reside.
A sentença de primeiro grau também determinou o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 5 mil, corrigida monetariamente pelo índice INPC, a partir do arbitramento (Súmula 362 do Superior Tribunal de Justiça), e acrescido de juros moratórios de 1% ao mês a contar da ocorrência do ato ilícito (artigo 398, Código Civil).
Segundo os autos, o proprietário afirma que faz uso do imóvel ora para fins de locação, ora para fins pessoais e alegou que, no período de outubro de 2018 até abril de 2019 os dois primeiros réus na atual ação, definidos por ele como administradores do condomínio, fizeram utilização desautorizada da unidade para locações, “enriquecendo-se ilicitamente e causando prejuízos”.
Vitrine dos óculos
A ótica que vem bombado na cidade de Macaíba, são armações nacionais e importadas, para todos os gostos e idades, você não pode deixar de fazer uma visita antes comprar seus óculos, preços ao seu alcance. Galeria Borges, loja 14, no centro de Macaíba, atendimento pelo WhatsApp 99117–6167 ou WhatsApp 99814–0899.
Assinar:
Postagens (Atom)