Os 30 anos do Centro Suvag (Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina) no RN, com sede em Natal, serão homenageados na próxima segunda-feira (10), às 10 horas, na Assembleia Legislativa em uma sessão solene. A proposição é da deputada estadual Márcia Maia.
A entidade é conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e conta com diversas parcerias. Localizada no bairro de Nazaré, a instituição teve início em 1981, graças à luta de dois pais de crianças com problemas auditivos e atualmente possui uma estrutura para atender crianças, adolescentes e adultos com problemas auditivos, além de adultos.
Segundo a parlamentar pessebista, o Suvag realiza um trabalho de extrema importância na área de saúde auditiva, realizando diagnóstico, prevenção, reabilitação e o acompanhamento dos adolescentes portadores de surdez no mercado de trabalho.
O Centro Suvag RN, um dos 12 presentes no Brasil, desenvolve o programa de diagnóstico ("teste da orelhinha") em bebês recém-nascidos e faz o acompanhamento, atendendo pessoas de todas as idades e também portadores com múltiplas deficiências.
"É uma instituição ímpar em nosso estado. Acompanho o trabalho do Suvag há algum tempo e me sinto honrada em ter a oportunidade de homenagear uma entidade que promove a igualdade e luta para oferecer qualidade de vida as pessoas", afirmou Márcia Maia.
Além de representantes e beneficiários da instituição, estarão presentes na solenidade entidades de defesa dos direitos das pessoas portadoras de necessidades especiais, Governo do Estado, prefeituras da região Metropolitana do RN, Ministério Público, Tribunal de Justiça e outras instituições.
Saiba mais:
O Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina – SUVAG utiliza o método verbotonal concebido na década de 50 pelo iugoslavo Peter Guberina, lingüista, foneticista e professor de línguas estrangeiras, para ensinar crianças surdas a falar independente do grau de surdez detectado.
Fonte: ALRN
Nenhum comentário:
Postar um comentário