quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Prefeito tem “advogado bom e desembargador para tomar a frente”

‘Muído’ pouco é bobagem. O prefeito de São Bento do Norte, Dão, tem ficado famoso em todo o estado do Rio Grande do Norte. Diz-se que ele pode com tudo, com a Justiça, com delegado e todo mundo. Fala-se no município que o povo não tem medo porque ele manda em absolutamente tudo.
‘Essa conversa lá foram que dizem que vão me cassar, não cassam’, diz o prefeito, logo em seguida explicando o motivo. Em áudio vazado nas redes sociais e grupos de WhatsApp, o prefeito diz que evitaria cassação em caso de improbidade administrativa porque tem ‘advogado bom’ e até ‘desembargador pra tomar frente’. Ele ainda diz mais: ‘A conversa que roda é que estão roubando, mas eles não provam’.

População do RN cresce 4,35% e chega a 3,4 milhões


A população do Rio Grande do Norte é estimada em 3.446.071 habitantes, segundo novos dados divulgados nesta quinta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A estimativa, que revela o total de habitantes em estados e municípios, considera a contagem de pessoas até o dia 1º de julho de 2024. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.
A projeção representa um número 4,35% maior do que mostrou o Censo de 2022 quando a população do RN era de 3.302.406.

Horário Eleitoral Gratuito no rádio e na TV inicia nesta sexta-feira (30)


Com a proximidade das Eleições 2024, os candidatos, partidos e federações partidárias terão a oportunidade de apresentar ao eleitorado as suas propostas de governo por meio da Propaganda Eleitoral Gratuita no rádio e na televisão que inicia a partir da próxima sexta-feira (30) e segue até o dia 3 de outubro para o 1º turno. Nos municípios onde houver 2º turno, a propaganda vai do dia 11 ao dia 25 de outubro de 2024.
O Horário Eleitoral Gratuito é regulamentado pela Lei 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições, e é obrigatório para as emissoras de rádio, inclusive as comunitárias e para as emissoras de televisão que operam com sinal aberto.
Vale lembrar que existem regras para essa propaganda, de acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019 e atualizada pela Resolução nº 23.732/2024.
Nos municípios onde há mais de uma emissora geradora, uma delas poderá ser sorteada para receber os arquivos com a propaganda eleitoral e gerar o sinal de retransmissão para as demais emissoras (art. 64 da Resolução TSE nº 23.610/2019), na chamada propaganda em rede.
Nas chamadas inserções (a propaganda inserida ao longo da programação), cada partido envia sua inserção para as emissoras.

Como funciona
Para o cargo de prefeito, a propaganda gratuita deve ser transmitida de segunda a sábado nos seguintes horários:
  • No rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
  • Na televisão: das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
Os partidos também têm direito a 70 minutos diários para a divulgação de seus candidatos e propostas ao longo da programação. As chamadas inserções devem ir ao ar no período entre 5h e meia-noite e o tempo deve ser distribuído entre candidatos ao cargo de prefeito (60%) e vereador (40%).

Pesquisa SETA/BG estimulada Natal


A PESQUISA SETA/ BG/ NATAL avaliou o cenário estimulado para a Prefeitura de Natal. Carlos Eduardo tem 38,4%, Paulinho Freire cresce para 23,9%, Natália com 17,7% e Rafael Motta 5,1%. Ainda 10,2% votariam branco ou nulo e 4,7% não sabem.
A pesquisa foi realizada em Natal de 24 a 26 de agosto, com 1800 entrevistados, sendo registrada no TSE com o número RN-05200/2024, com margem de erro de 2,4%, confiabilidade de 95%.

Obras da engorda de Ponta Negra começam amanhã, afirma secretário


A draga que irá realizar a obra de engorda da praia de Ponta Negra atracou no Porto de Natal no início da manhã desta quinta-feira 29. O secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Carlson Gomes, afirmou que a obra se inicia nesta sexta-feira 30.
O secretário também falou sobre a data prevista no contrato para finalização da obra. “A data prevista para finalização soma em 94 dias, então temos três meses de trabalho e vamos trabalhar para concluirmos antes do prazo” afirmou Carlson.
Ao todo, a engorda será realizada por 4 quilômetros, do Hotel Serhs até o Morro do Careca, com investimento de R$ 67 milhões para realização da obra e mais 7 milhões para complementação do calçadão. Quando pronta, a obra possibilitará que a faixa de areia de Ponta Negra tenha até 100 metros na maré baixa.
O equipamento ficará ancorado inicialmente a 500 metros da praia de Areia Preta. A draga será abastecida nesta quinta 29, e nas primeiras horas da manhã desta sexta 30 irá partir para jazida e trabalhará 24 horas por dia.

Pesquisa aponta que 10 capitais devem decidir a eleição no 1º turno

Dez das 26 capitais do Brasil devem decidir as eleições municipais no primeiro turno, é o que aponta a pesquisa realizada pela empresa 100% Cidades em parceria com a Futura Inteligência. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (28/8).
Segundo a pesquisa, as cidades que devem ter seus prefeitos eleitos já no dia 6 de outubro são Boa Vista (RR), Florianópolis (SC), Macapá (AP), Maceió (AL), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
O levantamento considera que a chance para vitória no primeiro turno é quando o candidato tem 50% + 1 voto (dos votos válidos). Os três candidatos que tem, segundo a pesquisa, as maiores intenções de voto são Dr Furlan, do Cidadania no Macapá, que tem 88% de intenção de voto; JHC, do PSB em Maceió, que apresenta 83%; e Arthur Henrique, do MDB em Boa Vista, que tem 79% da intenção de voto na cidade.

População do Brasil cresce 4,68% e chega a 212,5 milhões em 2024


A população do Brasil chegou a 212.583.750 milhões de pessoas em 2024, mostram novos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A estimativa considera contagem de habitantes até 1º de julho deste ano e foi publicada em portaria no Diário Oficial da União (DOU), nesta quinta-feira (29).
A nova apuração indica crescimento de 4,68% em relação ao levantamento mais recente, de outubro de 2023, que apontou 203.080.756 habitantes.
Relativo ao Censo 2022, esse dado de outubro passado, por sua vez, havia apontado 18.244 pessoas a mais do que a primeira estimativa (203.062.512), de junho de 2023, com atualizações na população de 566 municípios.
O estado de São Paulo continua na liderança absoluta entre as 27 unidades da federação (UF), com 45.973.194 habitantes. Depois, aparecem Minas Gerais (21.322.691), Rio de Janeiro (17.219.679), Bahia (14.850.513) e Paraná (11.824.665).

RN já tem 24 pedidos de apoio de tropas federais nas eleições

Nessa quarta-feira (28), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), desembargador Cornélio Alves, falou sobre a situação que se encontra o município de João Dias, no Oeste Potiguar, onde o prefeito Marcelo Oliveira, que disputava a reeleição, foi morto a tiros durante um atentado na manhã desta terça-feira (27). Ele confirmou o juiz responsável pela Zona Eleitoral onde a cidade está inserida já solicitou o apoio de tropas federais para fortalecer a segurança das eleições.
Ao todo, 24 pedidos já chegaram ao TRE-RN, e o presidente da Corte espera que esse número aumente nos próximos dias.
“Houve sim – pedido -, inclusive conversei com o juiz há pouco tempo. Naquela região ele só quer para João Dias mesmo, e para os outros ele dispensa. Até agora, o que estamos sabendo é que 24 municípios solicitaram a força federal”, destacou Cornélio Alves.
Ele lembra que João Dias tem um histórico violento, e considera o ocorrido lá como um caso isolado.
“É muito triste abrir o processo eleitoral já com um homicídio. Resta saber se teve conotação política ou não. Não é comum, mas João Dias é uma cidade que tem um histórico de violência grande, não é de hoje, é de décadas, na última eleição já teve, e nessa já abriu com um homicídio. A gente tem que ter uma preocupação de tomar as medidas necessárias para que não aconteça mais nada”, disse Alves.

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

RN já teve pelo menos 8 prefeitos assassinados durante o mandato


O assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil) na manhã desta terça-feira (27), não foi o primeiro crime do tipo registrado contra um gestor municipal durante o exercício do mandato, no Rio Grande do Norte.
O estado tem um histórico de pelo menos outros sete assassinatos de prefeitos desde 1954, a maioria em cidades do Oeste potiguar.
Há pouco mais de um ano, em maio de 2023, no município de São José de Campestre. O prefeito Joseilson Borges da Costa, de 43 anos, mais conhecido como Nenem Borges, estava na sala de casa, quando sofreu cinco tiros – três deles na altura da cabeça.
As investigações apontam que Neném Borges foi alvo de uma organização criminosa que atuava na cidade e atribuíam ao gestor operações policiais contra o grupo.

Veja histórico de assassinatos de prefeitos durante o exercício dos mandatos no RN:
  • 1954 – Lauro Maia, pai do ex-governador Lavoisier Maia, então prefeito de Patu, foi assassinado em Natal.
  • 1983 – Expedito Alves, então prefeito de Angicos e irmão do ex-governador do RN Aluízio Alves, foi morto em praça pública.
  • 1991 – José Gomes, então prefeito do município de Paraná, foi assassinado a tiros na calçada de casa.
  • 1998 – Irosvaldo Carvalho, prefeito de Água Nova, foi assassinado em Natal. Na época, a suspeita foi de crime por motivação política.
  • 2001 – Aguinaldo Pereira, prefeito de Caraúbas, foi assassinado junto com sua esposa e seus seguranças em uma emboscada em uma estrada. A acusação do crime recaiu sobre o assaltante de bancos Waldetário Carneiro.
  • 2005 – João Dehon da Costa Neto, então prefeito de Grossos, foi morto por engano durante operação da Polícia Civil.
  • 2023 – Joseilson Borges da Costa, conhecido como Nenem Borges, foi morto dentro de casa no município de São José do Campestre.

Lula gastará R$ 1,8 milhão em cortinas e persianas motorizadas


O presidente Lula gastará R$ 1,8 milhão em cortinas e persianas novas, manuais e motorizadas, para o Palácio do Planalto, da Alvorada, Jaburu, Granja do Torto e Pavilhão das Metas. No total, a licitação prevê a aquisição, sob demanda, de 1.000m² de persianas, 420m² de persianas tipo cortina, 2.020m² de cortinas, 300 metros de trilhos, 40 motores, 20 controles remotos universais, além da instalação, manutenção e reparos do material.
Entre as justificativas apresentadas está também a necessidade de “proporcionar conforto e segurança aos ocupantes das salas”, proteger o mobiliário do desgaste provocado pelos raios do sol e proporcionar “maior eficiência quanto ao consumo de energia elétrica, ajudando a manter os ambientes numa temperatura agradável”.

Forças de segurança pública prendem suspeitos de participação na morte do prefeito de João Dias


A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) realizou na manhã desta quarta-feira (28) coletiva de imprensa para esclarecer a prisão de dois suspeitos de envolvimento direto nas mortes do prefeito de João Dias, Francisco Damião de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Oliveira, e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira. O duplo homicídio ocorreu na manhã da terça (27). A motivação do crime ainda está sendo investigada.
As prisões ocorreram menos de oito horas após os assassinatos. Além dos dois suspeitos de envolvimento direto (um por execução e outro por propiciar fuga), outras 10 pessoas também foram detidas, suspeitas de formação de milícia privada (grupos armados que se unem para fornecer segurança e que formam poder paralelo, à revelia das forças de segurança do Estado).
“Importante ressaltar o empenho dos policiais em dar uma resposta rápida. Em menos de oito horas após o crime, conseguimos prender suspeitos e tirar muitas armas de circulação. Mas também é importante dizer que os esforços continuam”, acrescentou o titular da SESED, coronel Francisco Araújo.
Durante a coletiva, o delegado Alex Wagner, diretor da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), reforçou que as investigações continuam na região, em razão da fuga de outros dois suspeitos que estavam no mesmo veículo com os dois presos por participação direta. “O helicóptero Potiguar 01, aeronave da SESED, segue dando apoio aéreo às buscas”, acrescentou o coronel Niltoildo Dantas, comandante do policiamento militar na região.
Já com os outros dez presos, que estavam em dois veículos e foram detidos em uma ocasião distinta, foram aprendidos um fuzil, espingardas, pistolas e revólveres. “Evitamos um derramamento de sangue na cidade. O grupo, muito provavelmente, tentaria se vingar da morte do prefeito”, destacou o delegado.
Entre os dez presos estão três policiais militares (um do Ceará e dois do RN), além de um dos irmãos do prefeito assassinado.

Mulheres poderão se alistar no serviço militar aos 18 anos


Mulheres que queiram se alistar no serviço militar poderão fazê-lo voluntariamente a partir dos 18 anos de idade. Decreto publicado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União autoriza o recrutamento, a partir do próximo ano, quando deverão ser estabelecidos os municípios onde haverá o alistamento feminino pelo plano geral de convocação.
De acordo com as diretrizes estabelecidas, a apresentação voluntária de mulheres poderá ser feita no período de janeiro a junho do ano em que elas alcançam a maioridade. Antes, só podiam ingressar nas Forças Armadas as profissionais admitidas nos cursos de formação de suboficiais e de oficiais.
Com a mudança, após o alistamento voluntário, elas passarão ainda pelas etapas de seleção, que incluem a inspeção de saúde e a incorporação, que começa com um ato oficial e termina com a conclusão de um curso de instrução para o exercício das funções gerais básicas.
A desistência do processo é admitida até o ato de incorporação. Após essa etapa, o serviço militar passa a ser de cumprimento obrigatório e a militar fica sujeita aos deveres e penalidades previstos na legislação, como aplicação de multas e retenção do certificado de serviço militar.
As selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e o período de serviço militar inicial, com duração de 12 meses, pode ser prorrogado de acordo com critérios definidos pelas Forças Armadas.
Assim como os homens convocados ou voluntários que se alistam, as mulheres não terão estabilidade no serviço militar e passarão a compor a reserva não remunerada das Forças Armadas após serem desligadas do serviço.

Helicóptero faz buscas por criminosos que mataram prefeito e pai no RN

O helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) já está em João Dias. Além da aeronave, a equipe do CIOPAER também está utilizando um caminhão tanque abastecedor e uma viatura em apoio às buscas e diligências que vêm sendo realizadas na região.
A missão, juntamente com a Polícia Militar e Polícia Civil, é localizar os criminosos que vitimaram o prefeito e o pai dele, duplo homicídio ocorrido na manhã de ontem.

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Dino dá 15 dias para Governo Lula intensificar combate a incêndios no Pantanal e na Amazônia


O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 15 dias para o governo federal intensificar o combate aos incêndios no Pantanal e na Amazônia.
Uma das exigências é o envio de agentes das Forças Armadas, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Força Nacional e de fiscalização ambiental para atuarem “de forma repressiva e preventiva” na região.
Em sua decisão, o ministro afirma que não “ignora os atuais esforços empreendidos” pelo governo federal, mas defende a necessidade “urgente” de “intensificá-los, com a força máxima disponível”.
“Observa-se em todo o País, inclusive no Pantanal e na Amazônia, nos últimos dias, a intensificação de queimadas gravíssimas, inclusive com indícios de origem criminosa. Tais fatos configuram danos irreparáveis”, justificou o ministro.

Hino é cantado em linguagem neutra em comício de Boulos


Um comício do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), candidato a prefeito de São Paulo nas eleições deste ano, causou polêmica nas redes sociais por trazer o Hino Nacional entoado com alguns trechos em linguagem neutra. O fato aconteceu no último sábado (24), na Praça do Campo Limpo, Zona Sul da capital paulista.
O momento foi protagonizado pela cantora Yurungai, que substituiu as palavras “filho” e “filhos” por “filhe” e “filhes” ao cantar “verás que filhe teu não foge à luta” em vez de “verás que um filho teu não foge à luta”, e ao entoar “des filhes deste solo” no lugar de “dos filhos deste solo”.
A agenda de campanha de Boulos no último sábado, na Zona Sul de São Paulo, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); da vice de Boulos, Marta Suplicy (PT); e de outras figuras políticas de esquerda como os deputados federais Ivan Valente e Erika Hilton (ambos do PSOL-SP).
A variação do Hino Nacional, é claro, gerou muita discussão nas redes sociais. O deputado federal Zucco (PL-RS), por exemplo, escreveu: “Hino Nacional em linguagem neutra??? des filhes desse sole. No que estão transformando o país? Bando de retardados”. Quem também comentou a modificação na letra do símbolo nacional foi o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
– Hino Nacional Brasileiro desafinado e cantado em linguagem neutra em um comício com Boulos e Lula. A intenção era tirar sarro? – indagou Nikolas.
Vale ressaltar que o parágrafo 5° do art. 25 da Lei 5.700/1971 estabelece que “em qualquer hipótese, o Hino Nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”. Além disso, o art. 35 da mesma lei esclarece ainda que qualquer violação da norma “é considerada contravenção, sujeito o infrator à pena de multa”.

“Imoral, indecente e escandaloso”

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado, Sinsp, Janeayre Souto, mostrou indgnação com o governo de Fátima Bezerra.
A militante chamou de “presentaço” o fato de que os auditores fiscais terão até R$ 28 mil a mais no salário, enquanto os trabalhadores mais humildes são deixados de lado.
“Imoral, indecente e escandaloso”, resume Janeayre.

Prefeito de João Dias e pai são assassinados em atentado

A Polícia Civil confirmou a morte do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira, em um atentado nesta terça-feira (27). O crime aconteceu na própria cidade. Além do político, o pai dele, identificado como Sandi Alves de Oliveira, também morreu na ação criminosa.
Marcelo Oliveira, que é candidato à reeleição pelo União Brasil, chegou a ser socorrido para o hospital de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O falecimento foi confirmado pela Polícia Civil.
Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed-RN) informou que já mobilizou efetivos operacionais da Polícia Militar e da Polícia Civil com o objetivo de identificar, localizar e prender os criminosos envolvidos no atentado.
De acordo com a Polícia Civil, ainda não há linha de investigação definida para o caso.

Draga vai começar aterro em Ponta Negra já nesta quinta-feira




A engorda de Ponta Negra está prestes a começar. A draga que fará a movimentação de areia tem previsão de chegada em Natal nesta quarta-feira (28) e na quinta-feira (29) já pode iniciar o processo de aterramento hidráulico. A informação é do secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes. A expectativa é de que a obra dure cerca de três meses e começará a partir do Hotel Serhs, na Via Costeira.
A obra será tocada pelo consórcio DTA/AJM, declarado vencedor em uma licitação no final de abril, com uma proposta de R$ 73,7 milhões. A draga que executará o serviço atualmente está em Teresina, no Piauí. Na semana passada, a DTA Engenharia, vencedora da licitação para a obra, começou a montagem dos tubos, após realizar o aterro de parte das áreas que vão receber os equipamentos na altura do Hotel Sehrs. Conforme explicou o secretário de Infraestrutura de Natal, Carlson Gomes, na segunda-feira (19), a tubulação permitirá a draga chegar à areia da praia para executar os trabalhos.
“A draga tem previsão de chegar no dia 28. A empresa confirmou novamente essa informação nesta segunda. E no dia 29 já pode começar. Essa é a programação, se a draga não tiver nenhum problema de navegação de Piauí para o RN. A parte de tubulação desde a semana passada que eles trabalham nela. Eles vão engatando, soldando tubo a tubo e colocando na praia. A empresa também já começou a fazer a sinalização náutica e terrestre também”, explica o secretário Carlson Gomes.

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Pesquisa SETA estimulada para prefeito de São Gonçalo do Amarante


Nova pesquisa do instituto Seta, divulgada nesta sexta-feira (23), pelo site da jornalista Anna Ruth Dantas, para o pleito de São Gonçalo do Amarante, mostra que o candidato Jaime Calado cresceu e está com 54,6% contra 25,2% de Eraldo. A candidata Gabriela Trajano pontua com 1%. Afirmou que não vota em ninguém, brancos ou nulos, 6,2%. Não sabe ou não respondeu somou 13%.
O prefeito Eraldo continua sendo o mais rejeitado com 39,6%. Jaime Calado aparece com 16,4%. Gabriela Trajano tem 1,2% de rejeição e 6,6% afirmaram ninguém, brancos ou nulos. Não sabe ou não responderam ficou com 36,2%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RN-05633/2024. Foram realizadas 500 entrevistas nos dias 17 e 18 de agosto. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.

Ônibus em Natal realiza viagens com presença da PM

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte lançou nesta sexta-feira (23) uma nova etapa da Operação Viagem Segura, voltada para reforçar a segurança no transporte público de Natal. A iniciativa envolve a presença de policiais nos ônibus, visando prevenir e combater atividades criminosas durante o deslocamento dos passageiros.
A Operação Viagem Segura já esteve nas Zonas Leste e Norte da capital, e, nessa nova fase, a ação será ampliada para outras regiões da cidade.

Farra com uso de jatinhos da FAB supera mil voos em 2024


A revelação que até a mulher de Alexandre de Moraes se utiliza de jatinhos da FAB em seus deslocamentos chamou a atenção para esse tipo de privilégio, que deveria ser restrito apenas aos chefes de poder e comandantes militares, que têm status de ministro.
Desde o início do ano, ministros do governo Lula (PT) se somaram aos presidentes do Senado, Câmara e do STF, realizando 1.068 voos em aeronaves do Grupo de Transporte Especial (GTE), da Força Aérea Brasileira.
O recordista no uso de jatos da FAB, este ano, é o presidente Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso: foram 81 voos até 15 de agosto.
O dia 15 de agosto foi a data do voo da mulher de Moraes, a advogada Viviane, com ministros do governo Lula e do STF.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (74 voos) e os ministros José Múcio (72) e Fernando Haddad (64) fecham o pódio da mordomia.
Barroso também tem o recorde de voos em jatinhos da FAB um único mês, em 2024: foram 24 viagens somente no mês junho.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Tribunal Supremo da Venezuela declara Maduro vencedor das eleições


O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela (TSJ), a mais alta corte do país, declarou nesta quinta-feira (22) reconhecer a vitória do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nas eleições do país ocorridas em 28 de julho.
A sentença proibiu ainda a divulgação das atas eleitorais e acusou o candidato da oposição, Edmundo González, de ter desacatado a Justiça e, por isso, estar “sujeito a sanções”.
O presidente do tribunal afirmou que a decisão é irreversível. Ou seja, não cabem recursos à sentença desta quinta. Quem contestá-la, disseram os juízes, não poderão concorrer nas próximas eleições.
Com a decisão, a Corte, considerada um braço do chavismo no Judiciário, referendou o resultado anunciado no dia seguinte ao pleito pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o equivalente à Justiça eleitoral do país e também comandada por um aliado de Maduro. Na ocasião, o CNE proclamou a vitória de Maduro.
A oposição contestou a decisão do tribunal. O candidato oposicionista, Edmundo González, publicou em suas redes sociais uma montagem com a palavra “nula” em cima de uma sentença do TSJ. “A soberania reside intransferivelmente no povo”, declarou.
Antes da sentença, o Conselho de Direitos Humanos da ONU afirmou haver “falta de independência e imparcialidade de ambas as instituições (TSJ e CNE)”.
A sentença é a conclusão de uma suposta auditoria que o Supremo fez com base nas atas eleitorais — documentos que registram os votos e resultados em cada local de votação da Venezuela — e a pedido do próprio Nicolás Maduro, após a oposição, a ONU e governos de diversos países contestarem a proclamação da vitória do presidente venezuelano sem a divulgação das atas.
As atas, até agora não divulgadas, também não foram publicadas pelo tribunal, que determinou também, na mesma sentença, que “todo o material eleitoral (incluindo as atas eleitorais) ficará sob controle do Tribunal Supremo”.

Ex-auxiliar de Moraes nega à PF ter negociado vazamento de mensagens


O perito Eduardo Tagliaferro, ex-chefe da AEED (Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou em depoimento à PF (Polícia Federal) ter negociado o vazamento das mensagens publicadas pelo jornal Folha de S. Paulo. À corporação, disse que não foi procurado para negociar o material das conversas em troca de dinheiro.
Tagliaferro teve o celular apreendido depois de ser preso por violência doméstica em 9 maio de 2023, em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. À PF, o perito disse ter recebido o aparelho 6 dias depois, deslacrado e corrompido. Ele afirmou que “jogou fora” o telefone.
O ex-chefe do órgão do TSE disse que entregou o celular desbloqueado (sem senha) à Polícia Civil. Tagliaferro depôs na manhã desta 5ª feira (22.ago.2024) na Superintendência da PF em São Paulo. A oitiva é realizada no inquérito aberto pelo ministro do STF Alexandre de Moraes para investigar o vazamento das mensagens.
O inquérito da PF deve mirar as circunstâncias do vazamento pelo período que celular ficou na Polícia Civil de SP. O perito depôs por pouco mais de 1h. No depoimento, também citou a “possível origem criminosa” do vazamento das mensagens de seu celular.
O ex-auxiliar de Moraes foi ouvido depois da troca de mensagens entre Tagliaferro e o juiz do Supremo Airton Vieira vazarem e indicarem o uso extraoficial da Corte Eleitoral por parte do ministro do STF.
Moraes é citado nas conversas obtidas pela Folha de S.Paulo, que também mostram o recebimento de dados sigilosos da Polícia Civil de São Paulo pelo chefe do órgão do TSE.

Arrecadação federal soma R$ 231 bilhões em julho, novo recorde para o mês


A arrecadação do governo federal atingiu R$ 231 bilhões em julho. Esse foi o maior valor para o mês da série histórica, iniciada em 1995. O valor representa uma alta de 9,55% em termos reais (corrido pela inflação) em relação ao mesmo mês de 2023. A Receita Federal divulgou o resultado nesta quarta-feira (21).
A arrecadação das receitas administradas somou R$ 214,8 bilhões, com alta de 9,85% real em comparação com julho de 2023. Enquanto isso, a arrecadação administrada por outros órgãos foi de R$ 16,25 bilhões, com alta de 5,71%.
No acumulado do ano, a arrecadação federal somou R$ 1,55 trilhão em valores corrigidos pela inflação. O valor representa uma alta de 9,15% em comparação com o período de janeiro a julho de 2023.

População do Rio Grande do Norte começará a encolher em 2039


A população do Rio Grande do Norte vai começar a encolher em 2039, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 15 anos, a população potiguar deverá atingir o ponto de inflexão, em que deixa de crescer e passa a cair, antes mesmo do país como um todo. O Brasil deve começar esse processo em 2042.
Segundo a previsão do IBGE, o Rio Grande do Norte cairá de uma população de cerca de 3,5 milhões de habitantes em 2039 para cerca de 3,07 milhões em 2070.
Um dos principais fatores é a redução dos nascimentos. O levantamento aponta que o estado saiu de uma taxa de fecundidade de 2,48 em 2000 para 1,48 em 2023 – uma das mais baixas do país.
Isso significa que, em média, as mulheres potiguares têm menos de dois filhos ao longo da vida.
Por outro lado, a população deve ficar cada vez mais velha. Além da redução dos nascimentos, a expectativa de vida dos brasileiros vai passar dos 80 anos até 2070.
A idade média da população potiguar que era de 34,5 anos em 2023 saltará para 52,6 anos em 2070.

282 candidatos usam nomes de Lula e Bolsonaro nas urnas


A Justiça Eleitoral permite que os candidatos usem apelidos e nomes pelos quais são conhecidos para concorrer nas eleições. Com isso, muitos postulantes adotaram nas eleições deste ano nomes em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ex-chefe do Executivo Jair Bolsonaro (PL).
Um levantamento realizado indica que 282 candidatos ao pleito de 2024 irão pegar carona em um dos dois polos da política atual. A análise utilizou dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e considerou candidatos que figuram com nome de urna que incluem os termos “Lula”, “Lulinha”, “Bolsonaro” e “bolsonarista”.
Entre os 78 candidatos com nome de urna relacionado ao ex-presidente, somente cerca de 9% apresentam o sobrenome. Nesse grupo está Carlos Bolsonaro (PL-RJ), que tenta mais um mandato na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, e Jair Renan (PL-SC), que disputa o cargo de vereador em Balneário Camboriú (SC).
Já entre os 194 candidatos que apresentarão “Lula” ou “Lulinha” nas urnas, somente 1,55% têm o nome na certidão de nascimento.

Prefeitura de Extremoz conclui pavimentação de mais de 145 mil m² de ruas


A Prefeitura de Extremoz apresentou um balanço das principais obras de pavimentação e calçamentos da cidade. Já são 145.539,28 m² (cento de quarenta e cinco mil, quinhentos e trinta e nove, virgula vinte e oito metros quadrados) de área pavimentada. Com um investimento superior a R$ 19 milhões.
Entre as principais obras está a duplicação da Av Pinheiras – Jardins de Extremoz; e também o recapeamento de várias ruas do Conjunto Estrela do Mar.
As obras incluíram o Centro, o Central Park, o Parque das Flores, Nova Extremoz, Tv Bela Vista, Parque das Camélias, Moinho dos Ventos – Belo Paraiso II, Quintas da Figueiras, Chácara Extremoz, Pedrinha, Pitangui, Tv da Caixa D’agua, Zona Rural Santa Maria, Ligação de Santa Maria a RN 307 – trecho 01, Vila de Fátima, Murici, Ladeira de Murici Comum e Vila de São Sebastião.
Outras obras ainda estão em execução com pavimentação convencional, paralelepípedo ou intertravado. São mais de 63 mil m², com investimento superior a R$ 8 milhões.
Ainda em fase de execução vias do Centro, Central Park, Renascer, El shaday, Manain, Pitangui, Redinha Nova, São Miguel Arcanjo, Conjunto Estrela do Mar, Vila de Fátima Ligação de Vila de Fatima a RN 307 – trecho 05 Ligação Vila Fatima – Araçá trecho 06, Murici e Araçá.
“Nosso trabalho não pode parar pois recebemos a cidade com muitos problemas, tivemos 3 anos com repasses do FPM menor do que nossa população e somente neste ano, depois do censo, essa distorção foi corrigida para podermos dar andamento às obras da cidade. Temos muito a fazer pela nossa população”, destacou a prefeita Jussara Sales.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Lula manda, e ministério aprova R$ 143 milhões a aliado em 24 horas


O Ministério das Cidades levou 24 horas para aprovar R$ 143 milhões para a Prefeitura de Araraquara (SP), que é comandada pelo PT.
O que seria sinal de eficiência do ministério tem por trás a interferência direta de Lula.
Edinho Silva, prefeito da cidade, é um dos aliados mais próximos do presidente.
Como mostrou o UOL, o presidente atua para favorecer seis prefeituras com verbas de cinco ministérios – Araraquara, Diadema, Mauá e Hortolândia, em São Paulo; Belford Roxo e Cabo Frio, no Rio de Janeiro.
Os R$ 143 milhões para uma obra de infraestrutura contra enchentes em Araraquara foram aprovados pelo ministério um dia depois de o presidente Lula telefonar para o ministro Jader Filho.
Foi o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT), quem revelou a ordem de Lula em suas redes sociais.
  • A proposta da prefeitura foi incluída no sistema do governo em 5 de julho de 2023;
  • No dia seguinte, segundo revelou Edinho, Lula telefonou para o ministro das Cidades mandando a pasta liberar a verba;
  • Em 7 de julho, a área técnica registrou o “aceite”.

RN ocupa a 23ª posição em ranking de competitividade entre os 26 estados e o DF


O Rio Grande do Norte ocupa a 23ª posição a edição de 2024 do ranking de competitividade elaborado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O RN permanece na mesma colocação da edição 2023.

Ranking

O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há 13 anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública).

Na edição 2024, foram analisados 99 indicadores, distribuídos em 10 pilares temáticos:
  • Infraestrutura;
  • Sustentabilidade Social;
  • Segurança Pública;
  • Educação;
  • Solidez Fiscal;
  • Eficiência da Máquina Pública;
  • Capital Humano;
  • Sustentabilidade Ambiental;
  • Potencial de Mercado;
  • Inovação.

Saiba quem terá mais tempo no horário eleitoral de rádio e TV em Natal


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) definiu nesta quarta-feira (21) a distribuição do tempo e a ordem de veiculação dos programas de rádio e televisão dos candidatos à Prefeitura de Natal nas Eleições 2024. A partir de 30 de agosto, as inserções produzidas pelas campanhas também serão exibidas no horário eleitoral gratuito, que segue até 3 de outubro.
O horário eleitoral gratuito, destinado à veiculação de mensagens partidárias e propaganda eleitoral, será exibido nas emissoras de rádio, inclusive comunitárias, e de televisão que operam em VHF, UHF, e em canais de TV por assinatura ligados ao Senado Federal, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e Câmaras Municipais.

Coligação Bora Natal
Paulinho Freire (União) – 5 minutos e 28 segundos
Inserções – 1.609

Coligação Natal Merece Mais
Natália Bonavides (PT) – 3 minutos e 6 segundos
Inserções – 916

Coligação Natal Nosso Amor
Carlos Eduardo (PSD) – 1 minutos e 1 segundo
Inserções – 304

Partido Avante
Rafael Motta (Avante) – 22 segundos
Inserções – 111

Os candidatos Heró (PRTB) e Nando Poeta (PSTU) não terão tempo de propaganda, pois seus partidos não atingiram os critérios de representatividade no Congresso Nacional ou não alcançaram a cláusula de barreira.

Paulinho Freire apresenta novos projetos para Natal a senador Styvenson

O candidato a prefeito de Natal, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), visitou, na manhã desta quarta-feira (21), o gabinete do senador Styvenson Valentim (PODEMOS) em Brasília. Na ocasião, o deputado apresentou novas propostas para impulsionar o desenvolvimento na capital potiguar.
No decorrer da conversa, Paulinho destacou a importância do envio de verbas para os setores da saúde, educação, turismo e para a capacitação de jovens em Natal. “Com muita satisfação, fui recebido pelo senador Styvenson para firmarmos mais uma vez o compromisso de desenvolver ainda mais a nossa cidade por meio de projetos inovadores e participativos para os natalenses.” comentou Paulinho.
O deputado reconheceu ainda a importância do apoio do senador à sua candidatura. “Desde a chegada de Styvenson ao nosso grupo, tenho a certeza de que vamos concretizar esse sonho de não deixar Natal voltar ao atraso. Vamos juntos percorrer as ruas e dialogar sobre os novos caminhos que Natal irá trilhar rumo ao desenvolvimento e da prosperidade”, finalizou.

Águas minerais e adicionadas de sais terão reajuste


O Sindicato das Indústrias de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em geral do Rio Grande do Norte (Sicramirn) anuncia para o dia 1º de setembro um reajuste de aproximadamente R$1 no garrafão de 20L – tanto da água mineral, quanto da água adicionada de sais – para o consumidor final. O aumento percentual pode variar entre 10% a 20%, dependendo do valor praticado por cada marca, e se estende para toda a cadeia produtiva.
O presidente do Sicramirn, Joafran Nobre, reforça que o reajuste é uma necessidade do segmento, desde o envase na indústria, transportadores e revendedores até o ponto de venda aos consumidores finais. A readequação dos valores decorre, entre outros fatores, do reajuste tributário, cujas novas alíquotas foram publicadas recentemente no diário oficial, pela Secretaria de Tributação do RN.
Também contribui para esse reajuste o aumento nos custos de produção relacionado à alta dos insumos, como rótulos, tampas, lacres, garrafões e demais embalagens, cujas resinas possuem seus preços indexados ao dólar, bem como as despesas de mão de obra, custos de vigilância em saúde e garantia da segurança alimentar, além da alta no preço dos combustíveis.

Esqui no Chile, praias na Europa e os Jogos pela Presidência da Câmara

Leia a íntegra da transcrição do podcast de Leandro Mazzini

Olá! O assunto hoje é a já intensa disputa dos pré-candidatos à presidência da Câmara dos Deputados.

Pois bem, julho passou com seu recesso parlamentar, e deputados aproveitaram para viajar. Muitas das suas excelências foram esquiar em Bariloche, na Argentina, e no Valle Nevado, no Chile; outros foram passear no verão europeu na Cote D’Azur francesa, e na Costa Amalfitana, na Itália. Alguns passaram em Paris para ver de perto os Jogos Olímpicos. Mas… agora, de volta à capital, começaram os Jogos do Poder na Câmara dos Deputados.
No Congresso Nacional, os atletas preparam suas modalidades: salto com orçamento (e aumento de custos), assalto em distância (nas emendas Pix), tiro ao alvo (nas contas públicas), arremesso de impostos (no seu bolso), maratona (de pedidos de cargos), revezamento (de suplentes) e, sem exageros, considerando nosso histórico da literatura político-judicial, a corrida de 100 metros (fuga da Polícia Federal). Sem falar do mágico em cena, aquele que some com a verba pública…
Mas, voltando ao tema de hoje, você pode se perguntar: além do óbvio, aquela vaidade de uma vitrine de poder, por que o cargo de presidente da Câmara é tão cobiçado e envolve tantos custos da campanha, como se fosse uma eleição popular?
Um dos principais motivos é a hierarquia constitucional. O cargo de presidente da Câmara é o terceiro mais importante do Brasil, depois do presidente e vice-presidente da República. É o dono ali daquela poltrona que assume o país em caso de falta dos dois primeiros, seja em viagens oficiais dos chefes da nação, seja – tomara que não – pela morte dos dois. A sanha pela cadeira passa pelo empreguismo tradicional de milhares de vagas comissionadas, alto poder de barganha com o Palácio do Planalto para nomeações em estatais Brasil adentro e, claro, controle da pauta da Casa – que, inevitavelmente, passa pelo mercado e por seus lobistas poderosos.
Enquanto no recesso a maioria viajou, os três pré-candidatos à presidência da Casa trabalharam, apesar de a eleição ser só em fevereiro do ano que vem. Elmar Nascimento (do União Brasil da Bahia e o aliado do atual presidente, Arthur Lira), Antonio Brito (do PSD da Bahia, e possível aliado do Governo Lula da Silva) e Marcos Pereira (do Republicanos de São Paulo, que corre por fora) cumpriram agenda intensa de visitas a instituições de classes, que demandam pautas importantes na Câmara, e ficaram em Brasília, na maioria do tempo, entre telefonemas, angariando votos de colegas e em almoços com aliados. Aliás, antes do recesso parlamentar, os três organizaram festas pomposas, regadas a bebidas, bandas, altas figuras públicas e muitas promessas de fortalecimento da Câmara — leia-se aqui de emenda.
Mas que não se empolguem muito, para não misturar as contas. Eu apurei que já existe na Câmara um núcleo de assessores parlamentares, servidores de carreira da Casa, de olho nas notas de despesas de gabinete desses candidatos.
Não é exagero passar a lupa nessas contas. Na minha opinião, estamos num Brasil em que o herói é o que apareceu na hora certa, o mártir é o que não teve tempo de fugir, e o denunciante é o esquecido pelo bando. E segue a novela da vida real.

Por Leandro Mazzini

Eleições 2024.: Nove cidades do RN tem apenas um candidato a prefeito

Em nove cidades do Rio Grande do Norte, as eleições municipais de 2024 estão praticamente definidas, com apenas um candidato disputando a Prefeitura. Em 2020, nas últimas eleições, apenas 4 cidades passaram por uma situação semelhante.
As cidades onde os eleitores só poderão votar em um candidato são: Acari, Coronel João Pessoa, Frutuoso Gomes, Lucrécia, Pilões, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, São José do Seridó e Serrinha dos Pintos.
Em Acari, por exemplo, o atual prefeito Fernando Bezerra, do Podemos, concorre à reeleição sem adversários. Em Coronel João Pessoa, Maria de Fátima Alves da Costa é a única candidata.
Em Frutuoso Gomes, Ismael Juvêncio, do MDB, além de ser o único candidato, é o mais novo entre todos os municípios do estado, com 22 anos.
Já em Lucrécia, Antônio Walter de Araújo, conhecido como Waltinho, disputa a eleição sem adversários, após ter sido prefeito por dois mandatos, de 2008 a 2016, e agora tenta retornar ao cargo pelo Progressistas. O mesmo ocorre em Pilões, onde Lena do Céu, do MDB, concorre com o apoio do atual prefeito Dr. Sabino.
Em Rafael Godeiro, Ludmila Amorim, do MDB, concorre pela terceira vez, após ter sido eleita em 2004 e 2016.
Marcos Aurélio, do PP, busca a reeleição em Riacho da Cruz, após ter sido prefeito de 2005 a 2012. Em São José do Seridó, Jackson Dantas, do MDB, tenta seu quinto mandato como prefeito, tendo governado a cidade por três gestões anteriores.
Por fim, em Serrinha dos Pintos, Rosânia, do União Brasil, volta a disputar o cargo após ter sido prefeita entre 2013 e 2020.

Já estava tudo organizado para mudanças nas emendas pix


Nesta terça-feira (20), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, organizou um almoço em seu gabinete com figuras importantes do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. O encontro buscou resolver desafios relacionados às emendas parlamentares, fator crucial na administração de recursos nacionais.
Estiveram presentes na reunião os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Além deles, participaram representantes do governo federal como os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Jorge Messias (AGU), o procurador-geral da República, Paulo Gonet, Barroso e os demais dez ministros do STF.
Durante o almoço, foram discutidas mudanças importantes no pagamento das emendas atribuídas às comissões da Câmara e do Senado. De acordo com o orçamento de 2024, essas emendas somam R$ 15,5 bilhões, contraste com os R$ 25 bilhões das emendas individuais e os R$ 8,5 bilhões das emendas estaduais.
A nova proposta estabelece que esses fundos sejam decididos em conjunto entre o Executivo e o Legislativo, rompendo com a prática anterior onde apenas os parlamentares tinham poder de decisão. Isso proporcionará alocação de recursos para projetos de interesse nacional ou regional, conforme detalhado na nota conjunta publicada após o encontro.

Draga voltará a Natal na próxima quarta-feira


A DTA Engenharia, empresa responsável pela engorda da Praia de Ponta Negra, em Natal, espera concluir a montagem da tubulação necessária para a obra ainda esta semana. A estimativa é que a montagem, que começou nessa terça-feira (20), dure de quatro a cinco dias. Após isso, o início do aterro em si fica dependente apenas do retorno a Natal da draga que irá executar o serviço. A previsão é que a máquina esteja novamente em território potiguar na próxima quarta-feira (28). Ainda não há, contudo, um prazo específico para o começo da engorda.

Eleições 2024.: Candidatos negros superam os brancos


A Justiça Eleitoral registrou 240.587 candidatos negros, o que representa 52,7% das candidaturas. É a segunda vez na história que supera o número de candidatos brancos, que este ano são 215.763. Os dados somam postulantes a prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições municipais deste ano, marcadas para 6 de outubro.
Antes, a única eleição na qual as candidaturas de negros haviam superado as de brancos foi nas eleições gerais de 2022, quando o número de candidatos negros representou 50,2% do total. Nas eleições municipais de 2018, essa taxa havia ficado em 46,4%.
Os números foram divulgados nesta terça-feira 20 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após consolidar os dados referentes ao número de pedidos de registro de candidatura, que neste ano totalizaram 456.310. Dessas candidaturas, 155 mil são de mulheres, 33,96% do total.
A sigla com maior percentual de candidaturas negras foi o PCdoB, com 70,19% de suas candidatas se declarando negras, bem como 73,4% dos candidatos homens. Já o Novo tem o maior percentual de mulheres não negras candidatas, 58,06%, e o PL a maior taxa de homens não negros candidatos, 56,4%.
Os percentuais de cada agremiação podem ser encontrados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Presídio em Recife tem suíte, freezers e até banheira


Celas em forma de suíte foram encontradas no Complexo de Curado, na zona oeste do Recife (PE), nessa segunda-feira (20). Banheira, freezer, geladeira e espelho, por exemplo, foram achados durante fiscalização dos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, com o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).
Imagens obtidas pela CNN mostram os itens proibidos que foram descobertos pelos integrantes do governo federal.
As fotos apontam algumas celas reformadas, com cerâmicas nas paredes, prateleiras com espelho, produtos de estética e até gel para o cabelo dos presos.
Os integrantes da comitiva ressaltam que apenas algumas celas têm benefícios irregulares, com diferenças para outras áreas onde detentos dormem em camas de concreto, o que caracterizaria privilégios a uns em detrimento de outros.
Com base nas irregularidades encontradas, o Ministério Público de Pernambuco deve ser oficiado para apuração do caso e eventuais responsabilidades. As autoridades buscarão saber como todos esses itens entraram no complexo e de que maneira as reformas nas celas foram feitas.
Segundo o MDH, a visita atual ao Complexo do Curado dá continuidade às ações iniciadas pela Caravana de Direitos Humanos, liderada pelo ministro Silvio Almeida em 2023, que percorreu unidades prisionais e socioeducativas em diversos estados do país.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

Hospital Walfredo Gurgel tem 49 pacientes nos corredores e salas de centro cirúrgico bloqueadas


Desde a última sexta-feira (16), segundo denúncias do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde), o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel está com pacientes dentro do corredor do Centro Cirúrgico com leitos extras.
O quadro desta terça-feira (20) é de 49 pacientes no corredor do Pronto Socorro e 26 na sala de recuperação. Além disso, existem três salas do centro cirúrgico bloqueadas com pacientes dentro porque não tem leito disponível.
“Está insustentável a situação, não só pela quantidade de pacientes, mas pela quantidade de pacientes que querem colocar em um setor só, onde nós não temos condições de trabalhar. O espaço que tem entre um paciente e outro é intransitável. Não estamos conseguindo trabalhar ali, eu machuquei minha coluna me esgueirando entre uma cama e outra para trocar dreno, outra colega machucou a perna porque não tem como transitarmos”, desabafou uma funcionária.
“Estamos passando um processo muito difícil em nosso setor só de cobrança. Muita cirurgia, a demanda está ultrapassando o limite, estamos sobrecarregadas. Continua 4 técnicos, não temos espaços, as camas uma em cima das outras, a gente sem espaço pra nada. Eles querem nos obrigar a aceitar o Centro Cirúrgico que tem capacidade para 9 camas, com 20 e não aceitamos. Isso é desumano! Estamos sem a condição mínima para garantir uma assistência”, denunciou outra servidora.
O Sindsaúde/RN informou que está formulando uma denúncia para ser protocolada junto ao Ministério Público do Trabalho e ao Coren. “O governo Fátima e a Sesap precisam urgentemente solucionar essa situação instalada no Walfredo Gurgel. É inadmissível que os trabalhadores e trabalhadoras da saúde paguem o preço de uma conta que não é deles. Esses servidores estão adoecendo, estão sobrecarregados e trabalhando em condições desumanas”, enfatiza Rosália Fernandes, coordenadora do Sindsaúde/RN.