O Rio Grande do Norte é o pior estado da região Nordeste e o 24º do Brasil, na mais recente edição do Ranking de Competitividade 2024, divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). O RN perdeu uma posição no ranking nacional em relação ao ano de 2023, quando era o 23º. Em 2022, o Estado era o 20°.
Lançado em 2011, este ranking analisa anualmente as 27 unidades federativas brasileiras a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e a melhoria da gestão pública.
Entre os pilares avaliados estão: Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Segurança Pública, Solidez Fiscal, Sustentabilidade Ambiental e Sustentabilidade Social. A intenção do ranking é avaliar a administração pública, diagnosticar e eleger prioridades, promovendo boas práticas entre os líderes estaduais e auxiliando os cidadãos a entenderem as questões mais urgentes em seus estados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário