A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (10) a Operação Bellum, que apura fraudes na compra de respiradores pulmonares, aparelho essencial no combate à pandemia do novo coronavírus, pelo governo do Pará. São 23 mandados de busca e apreensão no Pará e mais seis estados.
Helder Barbalho (MDB), governador do Estado, é um dos alvos da busca realizada pela PF. Barbalho, que recebeu a PF em sua casa, é o segundo governador a ser alvo de operação da Polícia Federal que apura ilegalidades na Saúde. Wilson Witzel (PSC), do Rio de Janeiro, foi o primeiro. Witzel foi alvo da Operação Placebo, no mês de maio.
A PF diz que a compra de respiradores custou ao estado do pará mais de R$ 50 milhões. Desse total, metade teria sido pago à empresa vendedora do equipamento de forma antecipada. Parte dos aparelhos registraram grande atraso em sua entrega, além de não estarem compatíveis com o modelo comprado. Alguns não seriam até funcionais para combater a Covid-19, razão pela qual foram adquiridos em caráter de urgência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário