O grupo LATAM decidiu
adiar para o primeiro semestre de 2016 o anúncio sobre qual capital – Recife,
Fortaleza ou Natal – será a escolhida para sediar o primeiro hub(centro de conexões de voos) doméstico e internacional do
Nordeste. A princípio, a decisão seria anunciada no fim de 2015. A
alegação foi que, no momento, o cenário aeroportuário ainda depende, nas três
cidades em disputa, de adequações técnicas. Somente após a clareza quanto a
este aspecto, a LATAM alega que terá condições de produzir uma escolha efetiva
e fundamentada. Na prática, o adiamento não é bom para o Rio Grande do
Norte, já que Ceará e Pernambuco ganham tempo para suprir problemas técnicos e
jurídicos que já estão resolvidos nas terras de Poti e se configuravam como
vantagens locais. O Ceará, por exemplo, poderá acelerar seu plano de concessão
do seu aeroporto, um ponto positivo levado em conta pela LATAM. Não é
momento para nenhum tipo de alarmismo e pessimismo. Mas o ideal é que a decisão
saísse agora. A impressão que ficou foi que a LATAM entende que tem um ótimo
produto e decidiu adiar, para aumentar seu poder de barganha junto aos estados.
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