Passavam cinco minutos da meia-noite quando foi anunciada a pesquisa, no palanque montado pela coligação Pra Cuidar da Gente, que tem como candidata a ex-prefeita Marília Dias. A pesquisa registrada na Justiça Eleitoral sob o nº RN-07479/2016 e que foi contratada e paga pelo próprio Instituto Seta, conseguiu bater dois recordes ao mesmo tempo: mostra que a população de Macaíba é a mais politizada do Brasil, com apenas 5,4% de brancos, nulos e indecisos; Mas o que mais chamou a atenção foi a distribuição de um panfleto, com tiragem de 20 mil unidades, cuja a arte foi criada por uma agência e, posteriormente, impressa pela gráfica em menos de 20 minutos. O referido instituto teve, somente esta semana, cinco pesquisas suspensas pela Justiça Eleitoral por apresentar diversas irregularidades.
sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Ricardo Gurgel arrasta uma multidão no último comício em Parnamirim
Parnamirim, mais uma vez, mostrou a força da vontade popular. Na noite desta quinta (30), uma multidão acompanhou Ricardo Gurgel e Pastor Sandoval no "Arrastão da Vitória". As caravanas dos candidatos a vereador abrilhantaram ainda mais a caminhada que mostrou a força do povo que vai confirmar a vitória de Ricardo Gurgel no dia 02 de outubro.
Ricardo Gurgel estava imensamente feliz com a repercussão do Arrastão da Vitória, “foi tudo muito lindo! O povo veio para rua confirmar nossa vitória! Não temos cargos comissionados, temos o povo que quer Ricardo Gurgel e Pastor Sandoval na prefeitura de Parnamirim”, afirmou.
Para o Vice Pastor Sandoval, não resta dúvida da vontade popular, “quando o povo quer é assim! Vamos confirmar nossa vitória neste domingo votando 40”, disse.
O apresentador de TV, Cyro Robson, também conhecido como Papinha, declarou voto a Ricardo Gurgel, “moro em Parnamirim e conheço a realidade desta cidade! Fiquei encantado como nosso município ama Ricardo Gurgel! Em todas as casas as pessoas abrem as portas e o abraçam com carinho! Isso mostra o quanto ele é povão e vai trabalhar por esse povo! Estou com você, Ricardo! Rumo à vitória”, revelou.
TRE de olho na ‘compra de votos” em Parnamirim
O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou por unanimidade, na sessão administrativa o envio de forças federais para o municípios de Parnamirim, atendendo pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN).
O ministro Herman Benjamin, aprovou o envio para Parnamirim .
Equipes da Polícia Federal com agentes da Força Aérea descaracterizados estão monitorando todas atividades dos candidatos no município onde existe suspeita de compra de votos.
Um candidato a vereador com muita ligação com o prefeito Mauricio Marques já estaria em escuta autorizada pela Justiça e permanentemente seguido. O candidato investigado estaria comprando votos na região de Pium e na Praia de Pirangi.
PF pede conversão de prisão temporária de Palocci em preventiva
O delegado da PF Filipe Hile Pace, da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, pediu nesta sexta-feira, 30, ao juiz Sérgio Moro a conversão da prisão temporária do ex-ministro Antonio Palocci e de seu braço direito Branislav Kontic em preventiva – por tempo indeterminado. Palocci foi preso na Operação Omertà na segunda-feira, 26, por suspeita de recebimento de propinas da Odebrecht.
Termina nesta sexta prazo para divulgação de propaganda eleitoral na imprensa escrita
Termina nesta sexta (30) o prazo para candidatos e partidos que participam das eleições municipais divulgarem propaganda paga na imprensa escrita. O primeiro turno do pleito ocorre no próximo domingo (2), quando a população vai escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios brasileiros.
Hoje é a data final também para a reprodução na internet de jornal impresso com propaganda eleitoral. A regra, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está prevista na Lei das Eleições.
Para que as propagandas sejam veiculadas é preciso seguir uma resolução do TSE que prevê, por exempo, que o anúncio deve informar o valor pago para a publicidade no veículo. Quem não atender às regras estabelecidas está sujeito a multa. A penalidade vale tanto para partidos e candidatos como para o veículo que divulgou a divulgou a propaganda.
Mais de 30 mil pessoas devem trabalhar durante as eleições nas 69 zonas eleitorais do RN
O Coordenador de Infraestrutura Tecnológica do TRE/RN, Carlos Magno Câmara contou alguns detalhes sobre a eleição do dia 2 de outubro. Os números do pleito impressionam: serão 2.401.000 eleitores no Rio Grande do Norte, 534.000 deles apenas na capital. Nas 69 zonas eleitorais distribuídas por todo o Estado, 33.000 pessoas vão trabalhar para o bom andamento da votação (sem contar os efetivos da Polícia Militar e Tropas Federais).
Nem estagiária escapa de doar para o prefeito candidato Carlos Eduardo Alves
O prefeito e candidato à reeleição em Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), tem recebido doações de servidores públicos para sua campanha. Alves, que pode ser eleito em primeiro turno, segundo a última pesquisa Ibope, recebeu doações de pelo menos 50 funcionários públicos, entre os quais seis guardas municipais, funcionários da controladoria geral do município, uma estagiária, pessoal da secretaria do gabinete do prefeito, chefe de gabinete da secretaria de saúde, funcionários da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), chefe de assessoria jurídica, chefe da coordenadoria de administração financeira, secretário e secretário adjunto de comunicação social.
Alves já arrecadou mais de 900.000 reais para sua campanha. As doações mais altas foram feitas pelo diretório estadual do PDT, no valor de 80.000 reais, e pelo diretório nacional do partido – 50.000 reais. Com exceção de Heverton Santos Freitas, secretário de Comunicação que doou 2.200 reais e os seis guardas municipais que doaram 2.250 reais, todos os outros servidores contribuíram com a quantia exata de 200 reais – incluindo a estagiária do Ensino Médio cujo campo de salário aparece zerado no Portal da Transparência do município. Foto: Divulgação
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
TRE-RN suspende venda e consumo de bebidas alcoólicas no dia da eleição
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) determinou a suspensão da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos – bares, restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos similares – em todo estado do Rio Grande do Norte entre 6h e 18h do próximo domingo (2), primeiro turno das eleições, e entre 6h e 18h do dia 30 de outubro, na eventualidade do 2° turno.
A portaria é assinada pelo presidente do TRE/RN, Desembargador Dilermando Mota, pelo Corregedor Ibanez Monteiro e também pelo procurador Regional Eleitoral Dr Kléber Martins.
RN será o estado que receberá o maior apoio da Força Nacional nas eleições 2016
O Rio Grande do Norte vai ser o estado que receberá o maior apoio das Forças Armadas e Força Nacional de Segurança durante as eleições de 2016, que serão realizadas no próximo domingo (2).
Ao todo, 79 municípios potiguares estarão recebendo um reforço na segurança para que nenhuma ocorrência grave seja registrada ao longo de todo o dia de votações.
Cerca de 20 mil militares das Forças Armadas – Marinha, Exército e Aeronáutica – serão destacados para atuar no final de semana, de acordo com levantamento do Ministério da Defesa.
Vice-governador de GO, José Eliton é baleado; candidato a prefeito morre
O vice-governador de Goiás, José Eliton (PSDB), de 44 anos, foi baleado, na região do abdômen, durante uma carreata nesta quarta-feira (28), em Itumbiara, região sul de Goiás. Um atirador atingiu quatro pessoas e foi morto por seguranças do governo. Morreram no atentado o candidato à prefeitura de Itumbiara José Gomes da Rocha (PTB), de 58 anos, conhecido como Zé Gomes, e o cabo da PM Vanilson João Pereira, de 36 anos.
José Eliton, que também é secretário de Segurança Pública do estado, está como governador em exercício, já que o governador Marconi Perillo (PSDB) viajou no último dia 19 deste mês para uma missão comercial nos Estados Unidos.
Segundo o delegado regional de Itumbiara, Ricardo Chueire, o atirador foi identificado como Gilberto Ferreira do Amaral, de 53 anos, funcionário da prefeitura. Foto: Divulgação
Servidor público deve se aposentar mais tarde
A proposta de reforma da Previdência do governo pretende promover a convergência das regras de aposentadoria dos trabalhadores da iniciativa privada com as dos servidores públicos. Isso vai implicar no aumento da idade mínima para que funcionários públicos se aposentem – atualmente, 55 anos para mulheres e 60 para homens.
Pelo texto que está sendo avaliado pelo presidente Michel Temer, a idade mínima para servidores homens e mulheres se aposentarem subirá para 65 anos, assim na iniciativa privada.
A exigência do tempo de contribuição para ter direito ao benefício integral também será alterada. Hoje, os funcionários públicos conseguem se aposentar sem descontos com 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens) de serviço. A nova regra seguirá o critério da iniciativa privada: entre 45 anos e 50 anos como período necessário para a aposentadoria integral, com tempo mínimo de 25 anos para ter direito a requerer aposentadoria.
Regras para concessão da pensão por morte devem ficar mais restritivas, impedindo o acúmulo de aposentadorias. O mesmo valerá para trabalhadores da iniciativa privada. “As regras de pensão vão mudar para todos”, disse uma fonte do governo. Segundo um técnico envolvido na elaboração da proposta, a ideia é reduzir disparidades entre os regimes privado e público.
78,64% das urnas eletrônicas que serão usadas no pleito já estão prontas
Até o presente momento, 78,64% das urnas eletrônicas que serão usadas no pleito já estão prontas. Isso significa que estão carregadas com os dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão no pleito. No RN, procedimento foi finalizado.
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Mais de dois milhões de potiguares vãos às urnas no próximo domingo das 8h às 17h
Mais de dois milhões de norte-rio-grandenses vão às urnas domingo, 2 de outubro, para escolher prefeitos e vereadores. A votação acontece entre 8h e 17h e a consulta sobre o local de votação já está liberada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A consulta pode ser feita por nome através do site do TSE, no qual o eleitor precisará informar seu nome, data de nascimento e nome da mãe. Porém, no próprio título de eleitor constam a zona e seção em que o titular vota.
Para a eleição é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto, não sendo obrigatório o uso do título de eleitor. Os documentos poderão ser: carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Não serão admitidas certidão de nascimento nem de casamento.
Ex-prefeito de São Fernando, Paulo Emidio disputa Prefeitura de SGA com 8 condenações
O candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante pelo PR, Paulo Emídio, apoiado pelo prefeito Jaime Calado (PR), acumula 8 condenações por conta de administrações passadas no município onde tem tradição política, São Fernando, região do Seridó Potiguar.
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Falta de repasses desmotiva 26 prefeitos a tentarem reeleição no Rio Grande do Norte
Segundo levantamento feito pela Federação dos Municípios do RN (Femurn), dos 122 atuais prefeitos com direito a disputar reeleição, 26 decidiram não disputar. O motivo, além de má gestão, é a crise provocada por falta de repasses.
Segundo Ivan Júnior – presidente da Femurn e prefeito de Assu –, os gestores, que não conseguem atender às demandas, têm função de meros pagadores de salário. Ou talvez nem isso, já que alguns dos municípios possuem déficits e quase não tem condições de pagar os funcionários, afirma Ivan.
Ele declara que “gerir os municípios na atual crise é um verdadeiro ato de coragem” e diz que é importante a discussão sobre pautas como uma nova divisão tributária, a fim de que os municípios “tenham um retorno justo dos impostos”, completa.
Os municípios nos quais os prefeitos abriram mão da reeleição são: Angicos, Baraúna, Boa Saúde, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Cruzeta, Doutor Severiano, Espírito Santo, Jandaíra, João Dias, Jundiá, Lagoa Nova, Lagoa D’anta, Macau, Monte das Gameleiras, Mossoró, Nísia Floresta, São Miguel do Gostoso, São Pedro, São Tomé, São Vicente, Sítio Novo, Tangará, Tenente Laurentino Cruz e Vera Cruz.
Greve dos bancários completa três semanas no Rio Grande do Norte
A paralisação dos serviços bancários no Rio Grande do Norte completa três semanas nesta terça-feira (27). A greve nacional teve início no último dia 6 de setembro.
Segundo balanço da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a greve fechou 13.385 agências. A paralisação fechou ainda 40 centros administrativos.
Um acordo entre o Procon estadual e a categoria em greve garantiu o funcionamento dos autoatendimentos das agências e pelo menos um funcionário para cuidar de serviços básicos como a perda de cartão ou desbloqueio de senha.
A última paralisação dos bancários ocorreu em outubro do ano passado e teve duração de 21 dias, com agências de bancos públicos e privados fechadas em 24 estados e do Distrito Federal. Nova rodada de negociações entre Fenaban e bancários acontecerá nesta terça-feira (27)
Ricardo Gurgel caminha pelas ruas de Cajupiranga
Após participar de um excelente debate no IFRN de Parnamirim, o candidato do Povo, Ricardo Gurgel, caminhou pelas ruas de Cajupiranga, nesta segunda (26), junto com o vice Pastor Sandoval, os candidatos a vereador e o povo. Mais uma vez, Ricardo foi recebido por vários moradores que abriram as portas das casas para receber o futuro prefeito de Parnamirim.
Para Ricardo Gurgel, a última semana mostra claramente o crescimento da campanha que culminará com a vitória no dia 02 de outubro, “visitamos toda Parnamirim neste mais de 40 dias de campanha. A população quer mudar, não quer continuar com o círculo vicioso que está tomando conta de Parnamirim há mais de 16 anos. Parnamirim está abandonada! Mas vamos mudar tudo isso quando assumirmos a prefeitura e colocar o povo como prioridade”, revelou.
Voto nulo e voto anulado: qual dos dois leva a novas eleições?
A cada eleição, é comum ouvirmos que, caso a maioria dos votos para um cargo seja nulo ou em branco, a disputa será anulada e novas eleições devem ser convocadas. Isso é falso, pois o resultado das urnas só leva em conta os votos válidos, aqueles de fato depositados para um candidato.
Os votos nulos são aqueles em que o eleitor digita e confirma um número inexistente na urna eletrônica. Já os votos brancos são aqueles em que o eleitor escolhe a opção "branco" na urna.
Na prática, não há diferença entre brancos e nulos no momento de apurar o resultado das eleições. Isso porque são considerados eleitos para cargos como prefeito, governador e presidente aqueles que obtiverem mais da metade dos votos válidos nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Em municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato é eleito por maioria simples de votos. E brancos e nulos não são computados como válidos.
Assim, mesmo que 90% dos eleitores numa cidade votem branco ou nulo para prefeito, o resultado da eleição será definido considerando apenas os 10% de votos de fato depositados em nome de algum dos candidatos.
Os votos brancos costumam ser vistos como um sinal de que o eleitor não deseja participar do processo eleitoral e mostra indiferença à disputa.
Já os votos nulos sempre foram encarados como uma manifestação de protesto do eleitor, que mostra assim seu descontentamento com os candidatos disponíveis numa eleição.
Eleitores não podem ser presos a partir de hoje
A partir de hoje (27), eleitores não podem ser presos ou detidos, salvo em flagrante ou para cumprimento de sentença criminal. A regra está prevista no Código Eleitoral, que entrou em vigor em 1965 e serve para garantir a liberdade do voto. No próximo domingo (2), mais de 144 milhões de eleitores vão às urnas para eleger vereadores e prefeitos. A regra vale até 48 horas após o encerramento do pleito.
Na prática, mandados de prisão não devem ser cumpridos pela Polícia Federal, principalmente na Operação Lava Jato, até a semana que vem, para evitar nulidades nos processos criminais. A regra foi inserida na legislação eleitoral em 1932, com o objetivo de anular a influência dos coronéis da época, que tentavam intimidar o eleitorado. Atualmente, juristas questionam a impossibilidade das prisões, mas a questão nunca foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).
PF diz que Mantega sucedeu Palocci na coordenação da propina ao PT
Após suspeitar que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega era o “italiano” citado em planilha de propinas do Grupo Odebrecht, a Polícia Federal associa o nome do ex-ministro ao codinome “Pós Itália”, acompanhado a uma cifra de R$ 50 milhões. Em relatório anexado nesta segunda-feira às investigações do ex-ministro Antonio Palocci, a PF afirma que há indícios de que Mantega substituiu Palocci na ordenação de pagamentos ilícitos a Marcelo Odebrecht.
Um dos exemplos citados é relacionado à BMX Empreendimentos, usada pela Odebrecht Empreendimentos Imobiliários para fazer projetos para a Prefeitura de São Paulo. Anotações apreendidas na Odebrecht relaciona R$ 3 milhões a Mantega e aos petistas Cândido Vacarezza e Carlos Zarattini, atrelados a “Evento Out”, que seriam eleições. Outros R$ 2 milhões a “Evento 2014”, sob orientação de Mantega.
“Guido Mantega (GM) , por sua vez, ao que parece, definiria a destinação de R$ 1 milhão, relativo ao “Evento Out”, e de R$ 21 milhões, relacionado ao “Evento 2014”, diz o relatório.
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Carreata de Ricardo Gurgel leva mais de mil carros para as ruas de Parnamirim
A carreata do 40 realizada neste sábado (24), em Parnamirim, passou por cinco bairros da cidade. A “Carreata do Liso” começou em frente à Maternidade Divino Amor, às 16h30, e só foi encerrada às 21h com um discurso caloroso de Ricardo Gurgel e Pastor Sandoval, no bairro Liberdade. A organização do evento contabilizou a participação de mais de 1.000 carros e contou a participação do Dep. Estadual Ricardo Motta e o Dep. Federal Rafael Motta.
A “Carreata do Liso” passou pelos bairros de Centro, Boa Esperança, Liberdade, Primavera e Jardim Planalto. Para o Candidato do Povo, esta foi a maior resposta que a população de Parnamirim poderia dar à atual administração, “vivo a política de Parnamirim há mais de 20 anos e nunca vi isso acontecer aqui. A população se mobilizou de maneira extraordinária, foram mais de 1.000 carros, segundo a organização. O povo mostrou que está com Ricardo Gurgel e Pastor Sandoval. Mesmo sem o poderio financeiro dos outros candidatos, realizamos a maior carreata da história de Parnamirim porque o povo quis”, afirmou.
Para Ricardo Gurgel, Parnamirim deu a maior demonstração que no dia 02 de outubro vai retomar o caminho do crescimento, “ainda estou encantado com tamanha mobilização! Só quero agradecer à população de Parnamirim, todos os vereadores e a organização. Estou de alma lavada! Rumo à vitória! Falta menos de uma semana para mudarmos a história de Parnamirim”, finalizou. Fotos: José Aldenir "Joinha"
Lava Jato diz que Odebrecht pagou R$ 128 milhões em propina ao PT durante seis anos
As investigações sobre o ex-ministro Antonio Palocci, na Operação Lava Jato, apontam que ele tratava com a empreiteira Odebrecht assuntos atinentes a pelo menos quatro diferentes esferas da administração pública federal: a) a obtenção de contratos com a Petrobras relativamente a sondas do pré-sal; b) a medida provisória destinada a conceder benefícios tributários ao grupo econômico Odebrecht (MP 460/2009) c) negócios envolvendo programa de desenvolvimento de submarino nuclear – PROSUB; d) e financiamento do BNDES para obras a serem realizadas em Angola.
Conforme planilha apreendida durante a operação, identificou-se que entre 2008 e o final de 2013, foram pagos mais de R$ 128 milhões ao PT e seus agentes, incluindo Palocci. Remanesceu, ainda, em outubro de 2013, um saldo de propina de R$ 70 milhões, valores estes que eram destinados também ao ex-ministro para que ele os gerisse no interesse do Partido dos Trabalhadores.
Macaíba ficou azul
Um verdadeiro mar azul nas ruas de Macaíba comenta-se que foi a maior passeata da história do município. Com uma presença maciça da população o candidato à reeleição Dr. Fernando Cunha, recebeu o carinho dos macaíbenses e mostrou o quanto é querido pelo povo. Fotos: Blog IA
Ex-ministro Palocci é preso na 35ª da fase da Operação Lava Jato
O ex-ministro da Casa Civil e da Fazenda Antonio Palocci (PT) foi preso temporariamente na manhã desta segunda-feira (26) na 35ª fase da Operação Lava Jato, em São Paulo.
A nova fase da operação, intitulada Omertà, investiga indícios de uma relação criminosa entre o ex-ministro o grupo e a empreiteira Odebrecht.
Segundo a PF, há indícios de que o ex-ministro atuou de diretamente para obter vantagens econômicas à empresa em contratos com o com o Poder Público e se beneficiado de valores ilícitos.
Vantagem de Fernando Cunha sobre segunda colocada é de mais de 10 mil votos
Em parceria com o Instituto Certus, o portalAgora RN apresenta o resultado da pesquisa de intenções de votos para o prefeito do município de Macaíba na modalidade “espontânea” – quando o eleitor escolhe em quem vota sem que lhe seja apresentada uma lista.
A exatamente uma semana das eleições, o atual prefeito, Fernando Cunha (PSD), lidera com folga a preferência do cidadão, computando exatos 40% das respostas positivas. Em segundo lugar, a ex-prefeita Marília Dias (PMDB) aparece com 20,4% do interesse popular – metade do que é destinado ao atual prefeito. A vereadora Kátia Sena (PRP), em último lugar de preferência, soma apenas 4,29% das opiniões espontâneas
Caso a eleição fosse hoje, Dr. Fernando venceria com mais de 10 mil votos de maioria a segunda colocada. A pesquisa, realizada entre os dias 17 e 18 de setembro, ouviu 420 pessoas, nas zonas rural e urbana, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº RN-08366/2016.
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
RN receberá equipamentos de segurança utilizados na Rio 2016
Equipamentos de raios-X, portal de detecção de metal e detectores manuais que foram usados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão ser distribuídos, nas próximas semanas, em todos os estados e no Distrito Federal para serem instalados em penitenciárias brasileiras.
Caminhada do 55
Mais uma caminhada "Todo mundo vota 55" acontece hoje as 14:55 nos bairros da Raiz, Campo da Santa Cruz e Morada da Fé. Promete arrastar a multidão Macaibense.
Lula: “Eu duvido que Moro seja mais honesto do que eu”
“Não se preocupem comigo, eu estou tranquilo. Eu duvido que dentro do Ministério Público, da Polícia Federal, ou o tal do juiz Moro seja mais honesto que eu”, afirmou o líder-mor do PT. Ele também criticou os procuradores de Curitiba. Segundo ele, os magistrados são “um grupo de meninos” que investigam sua vida realizando um “show de pirotecnia" sem provas.
Potiguar já pagou neste ano mais de R$ 9 bilhões em impostos
O potiguar já pagou neste ano mais de R$ 9 bilhões em impostos. O dado é do site impostometro.com.br que atualiza em tempo real a arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais.
A ferramente denominada de “Impostômetro” disponibilizada no referido portal computou que a arrecadação de tributos no Rio Grande do Norte já ultrapassava a cifra de R$ 9 bilhões.
O site informa que os dados são referentes de 01 de janeiro à 21 de setembro de 2016 e que a arrecadação no estado potiguar representa 0.64% do total do país. A Bahia figura como o estado do Nordeste que mais arrecada: R$ 42,6 bi.
Polícia Federal realiza operação de combate a fraudes em licitações no RN
Agentes da Polícia Federal deflagraram na manhã desta sexta-feira (23), nos municípios de Natal e São José de Mipibu a operação ‘Três é Demais’, que tem o objetivo de apurar fraudes em licitações realizadas por órgãos públicos federais. A PF cumpre 12 mandados de busca e apreensão.
Segundo informações da PF, a investigação teve inicio há 4 anos e investiga crimes de falsificação, uso de documento falso, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
Moro manda soltar Mantega
O juiz Sergio Moro decidiu há pouco revogar o mandado de prisão contra o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Isso porque o ex-ministro foi preso quando acompanhava a mulher numa cirurgia no Hospital Albert Einstein, na capital paulista – fato do qual não sabiam o juiz ou a Polícia Federal.
Escreveu o juiz em seu despacho: “Com base nesses fatos e para preservar as buscas e apreensões, acolhi pedido do MPF para decretação da prisão temporária dele e de outros investigados. Sem embargo da gravidade dos fatos em apuração, noticiado que a prisão temporária foi efetivada na data de hoje quando o ex-ministro acompanhava o cônjuge acometido de doença grave em cirurgia”.
Pesquisa Perfil confirma liderança de Poti Neto em São Gonçalo do Amarante
A pesquisa realizada pela Perfil, divulgada nesta quinta-feira (22), confirma a liderança do candidato a prefeito de São Gonçalo do Amarante, Poti Neto (PMDB), nas intenções de voto no município para as Eleições 2016. A pesquisa estimulada aponta que Poti tem 26,4% das intenções de voto, seguido por Paulo Emídio (PR) com 24,6%, João Barão (Solidariedade) com 10% e Josi Gonçalves (PEN) com 1,6%. O número de eleitores indecisos é de 27,8% e os votos brancos e nulos somam 9,6%.
A pesquisa 05819/2016 foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a coleta dos dados aconteceu nos dias 10 e 11 de setembro, com 500 pessoas entrevistadas. A pesquisa tem margem de erro de 4,37% e 95% de confiabilidade.
Manifestantes prometem buzinaço durante almoço do ex-presidente Lula em Natal
O ex-presidente Lula estará hoje em Natal. Estão previstas várias atividades na cidade entre almoço e plenária.
O primeiro protesto e um buzinaço durante o almoço no restaurante Tábua de Carne na Via Costeira por volta do meio dia. O ex-presidente tem almoço marcado no local.
O segundo protesto deverá ocorrer com o boneco Pixuleco ao longo do percurso em que o ex-presidente Lula passará.
Governo do RN isenta em até 100% multas e juros
O Diário Oficial do Estado traz nesta quinta-feira (22) a publicação da nova Lei que regulamenta o refinanciamento de créditos tributários e dá descontos de até 100% das multas, juros e acréscimos aos devedores do ICM, ICMS, IPVA e ITCD.
Governo do RN poderá ter R$ 12,3 bi disponível no orçamento para 2017, propõe Assembleia
O Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) foi lido em sessão plenária da Assembleia Legislativa e na próxima semana começa a tramitar na Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF). A proposta estima a receita dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social e fixa as despesas para o exercício de 2017 em cerca de R$ 12,3 bilhões.
A proposta compreende o Orçamento Fiscal, referente aos poderes do Estado, seus Fundos, Órgãos e Entidades da administração Direta e Indireta; Orçamento da Seguridade Social, abrangendo todos os Fundos, Órgãos e Entidades da Administração Estadual Direta e Indireta; e Orçamento de Investimento das Empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto. Foto: Divulgação
Mantega é preso em nova fase da Operação Lava Jato
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi preso na manhã desta quinta-feira (22) em São Paulona 34ª fase da Operação Lava Jato. O mandado é de prisão temporária.
José Roberto Batochio, advogado de Guido Mantega, afirmou que policiais foram à casa do ex-ministro, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, para cumprir mandados de busca e apreensão. Ele não soube dizer se foram apreendidos objetos.
Depois, policiais foram ao hospital Albert Einstein, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, onde Mantega estava com a mulher, que passou por uma cirurgia.
Do hospital, os policiais levaram Mantega até o apartamento do ex-ministro, no bairro de Pinheiros, para cumprir um mandado de busca e apreensão.
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
2ª via do título de eleitor pode ser requerida até amanhã
Para obter a segunda via do seu título eleitoral, o eleitor deverá se dirigir ao seu respectivo cartório eleitoral, A segunda via do título é fornecida na hora e sem custos. O eleitor deverá levar um documento de identidade original com foto (Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade ou carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão), que comprove a nacionalidade brasileira, Comprovante de endereço recente, comprovante de quitação do serviço militar (se do sexo masculino).
Reforma trabalhista fica para o 2º semestre de 2017, diz ministro
A proposta de reforma trabalhista deverá ficar para o segundo semestre de 2017, disse nesta quarta-feira (21). O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Segundo ele, a solução para a crise fiscal e a retomada do crescimento são as prioridades que centram agora a atenção do governo.
A previsão inicial era que a proposta de "modernização" da legislação trabalhista – como o governo vem tratando o assunto – fosse enviada ao Congresso até o final deste ano.
“Estamos apenas em fase de estudos e de debates, porque a questão é complexa e precisa ter a participação de todos os setores envolvidos", disse Nogueira. Segundo o ministro, antes de discutir mudanças na lei trabalhista, o governo vai focar na recuperação da economia. Foto: Divulgação
Eleição: TSE aprova envio de tropas federais para o RN
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (20) o envio de tropas federais para garantir a segurança das eleições municipais do dia 02 de outubro em oito estados. Serão enviados soldados das Forças Armadas para os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio Grande do Norte, Tocantins, Acre e Pará.
Os pedidos foram feitos pela Justiça Eleitoral nos estados e foram aprovados pelos respectivos governadores. Nas eleições municipais de 2012, cerca de 140 municípios tiveram apoio de tropas federais na segurança do pleito. Novas requisições serão julgadas nas próximas sessões do tribunal.
Com preço médio em R$ 3,81, RN tem 2ª gasolina mais cara do Nordeste
O Rio Grande do Norte tem a segunda gasolina mais cara do Nordeste. O mais recente balanço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aponta preço médio de R$ 3,81 do combustível no estado potiguar.
O levantamento feito pelo órgão entre os dias 11 e 17 deste mês dá conta de que o Ceará lidera a gasolina mais cara da região, com preço médio de R$ 3,93; que equivale ainda à terceira mais cara do país.
Já entre as capitais do NE, Fortaleza e Natal lideram com os mesmos valores registrados nos respectivos estados.
Moro vê ‘modus operandi’ de ocultação de bens de Lula em nome de laranjas
O juiz federal Sérgio Moro afirmou nesta terça-feira, 20, em despacho que tornou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva réu na Operação Lava Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, que há um ‘modus operandi consistente’ de ocultação de bens do petista em nome de laranjas. Além de Lula, sua mulher Marisa Letícia, o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, e outros quatro investigados se tornaram réus.
terça-feira, 20 de setembro de 2016
Parlamentares já articulam volta do financiamento privado de campanhas
Senadores e deputados federais já articulam no congresso nacional a volta do financiamento de privado para campanhas eleitorais. Pela primeira vez desde 1994, as empresas estão proibidas oficialmente de fazerem doações à candidatos nas eleições. A ideia é aproveitar a dificuldade que os candidatos estão tendo para arrecadar valores para as campanhas deste ano e trazer o assunto para discussão.
Em 2015, o Supremo Tribunal Federal decidiu que as doações eram inconstitucionais e não foram mais permitidas pelo Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com o advogado Erick Pereira, doutor em Direito Constitucional, os parlamentares devem enfrentar dois entraves antes de iniciarem as discussões. “O primeiro é o entrave social, diante dos problemas que vieram à tona com o mensalão e o petrolão, e o segundo é jurídico, que será legislar sobre uma decisão que o Supremo Tribunal Federal já definiu.
Para que a matéria deixasse de ser considerada inconstitucional, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) deveria ser aprovada. Já existe uma PEC em tramitação no congresso, que foi aprovada na Câmara e atualmente está parada no Senado. Ela prevê o chamado “financiamento misto”, que permite doações de empresas apenas para os partidos, e não diretamente para os candidatos, mas segundo Erick Pereira, o foco das discussões não deve centrar apenas na arrecadação dos recursos.
Eleições terão 475.363 candidatos este ano; 68,6% são homens
Se as mulheres representam a maioria do eleitorado brasileiro, sendo mais de 53% do total apto a votar, em relação aos candidatos a realidade é oposta. Os homens são quase 7 em cada dez políticos que estão disputando vagas de prefeito, vice-prefeito e vereadores no próximo dia 2 de outubro. Segundo a Justiça Eleitoral, ao todo, estão credenciados a receber votos nas eleições municipais deste ano 475.363 candidatos, sendo 326.149 do sexo masculino (68,61%) e 149.214 do sexo feminino (31,39%).
Apesar da diferença, de forma geral, os partidos e coligações conseguiram cumprir o dispositivo da Lei das Eleições que prevê o preenchimento mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.
A obrigatoriedade foi imposta a partir da aprovação da chamada minirreforma eleitoral, em 2009, que substituiu na legislação a expressão “deverá reservar” por “preencherá”. Com isso, na impossibilidade de registro de candidaturas femininas no percentual mínimo de 30%, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem determinado que os partidos ou coligações reduzam o número de candidatos do sexo masculino para se adequar à cota de gênero.
Fátima Bezerra gasta R$ 275 mil com reforma de apartamento funcional
A senadora Fátima Bezerra (PT) reformou seu apartamento funcional, em Brasília, por mais de R$ 275 mil.
O contrato foi celebrado entre a União, por intermédio do Senado Federal, e a JDC Engenharia LTDA., objetivando o fornecimento de insumos e serviços comuns de engenharia.
O ato foi representado pela diretora-deral do Senado, Ilana Trombka e a JDC por Daniel Mariano.
Em números exatos, a reforma custou ao bolso do contribuinte R$ 275.949,03 (duzentos e setenta e cinco mil, novecentos e quarenta e nove reais e três centavos. Foto: Divulgação
Prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior desiste de candidatura à reeleição
O prefeito de Mossoró Francisco José Júnior anunciou, na noite da última segunda-feira (19), que está retirando sua candidatura à reeleição. A decisão foi comunicada por meio do Face Live. “Estamos num momento do processo eleitoral que preciso tomar uma importante decisão. Nossa luta jamais poderá recuar, jamais abrirei mão dessa bandeira de lutar pelos meus ideais, pelo que acredito, pela minha cidade e pelo povo de Mossoró”, afirmou.
“Contudo, sem recuar, mas pensando na melhor forma de resistência por amor a nossa cidade, irei modificar nesse momento a minha forma de participação nesse processo eleitoral… Por tudo isso, quero anunciar aos meus amigos meus eleitores e ao povo de Mossoró que neste momento decidi retirar a minha candidatura a prefeito, justamente para poder dar seguimento a minha luta. Uma retirada não por desistir, pelo contrário, não significa recuo, mas sim resistência às oligarquias que tentam voltar ao poder em Mossoró. “Uma retirada para resistir e não recuar do que é que é preciso ser feito. Resistir a essas oligarquias que são capazes de tudo pelo poder e que pensam numa única família e não em todas as famílias mossoroenses”. Foto: Divulgação
Ex-presidente da Andrade confirma propina para campanha de Dilma em 2014
Em depoimento à Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (19) o executivo Otávio Azevedo, ex-presidente da Andrade Gutierrez, confirmou que houve pagamento de propina disfarçado de doação oficial à campanha presidencial de 2014 que elegeu Dilma Rousseff, segundo fontes que acompanham as investigações.
O depoimento serve para instruir as ações contra a chapa formada por Dilma e pelo então candidato a vice, Michel Temer, que tramitam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Azevedo disse que a Andrade Gutierrez repassou R$ 15 milhões oriundos de propina pelas obras da construção da usina de Belo Monte ao diretório nacional do PT. Deste valor, cerca de R$ 1 milhão foi encaminhado pelo partido à campanha de Dilma de 2014. Foto: Divulgação
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Dinheiro a Estados não sai; empréstimo governo avaliza
Empenhado quase integralmente em garantir o sucesso de seu programa de ajuste fiscal, que ancora o crescimento das despesas públicas ao limite máximo da inflação do ano anterior, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, viu-se cercado na última terça-feira por 25 governadores em busca de mais recursos financeiros. Ao menos 14 deles ameaçam decretar estado de calamidade pública por causa da crise. Meirelles diz que não pode ceder. “Não tem dinheiro”, justifica. Mas ofereceu uma saída: aval da Fazenda para que os Estados tomem novos empréstimos. Segundo ele, os governadores podem levantar até R$ 20 bilhões ainda este ano.
Caminhada 55
Mais uma grande caminha do candidato a reeleição Dr. Fernando Cunha, dessa vez no distrito de Traíras. "Agradeço às milhares de pessoas que estiveram caminhando ao nosso lado e abriram suas portas e janelas para nossa campanha," disse Dr. Fernando.
“Não há possibilidade de a AGU abafar a Lava Jato”, diz nova advogada-geral da União
A nova ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça, afirma que não terá constrangimento em mover ações contra políticos da base de Michel Temer em caso de envolvimento com irregularidades. Ela diz “não haver possibilidade” de a instituição “abafar a Lava Jato”. Foto: Divulgação
Carreata de Ricardo Gurgel entra pra história de Parnamirim
A carreata do 40 realizada neste sábado (18), em Parnamirim, passou por oito bairros da cidade. A “Carreata do Liso”, como foi popularmente chamada, começou no Jockey Clube às 17h e só foi encerrada às 22h com um discurso caloroso de Ricardo Gurgel e Pastor Sandoval, no bairro Rosa dos Ventos. A organização do evento contabilizou a participação de mais de 500 carros.
A “Carreata do Liso” passou pelos bairros de Jockey Clube, Rosa dos Ventos, Monte Castelo, Bela Parnamirim, Vale do Sol, Passagem de Areia, Santos Reis e Cohabinal. Para o Candidato do Povo, esta foi a maior resposta que a população de Parnamirim poderia dar à atual administração, “vivo a política de Parnamirim há mais de 20 anos e nunca vi isso acontecer aqui. A população se mobilizou de maneira extraordinária, foram mais de 500 carros, segundo a organização. O povo mostrou que está com Ricardo Gurgel e Pastor Sandoval. Mesmo sem o poderio financeiro dos outros candidatos, realizamos a maior carreata da história de Parnamirim porque o povo quis”, afirmou.
Para Ricardo Gurgel, Parnamirim deu a maior demonstração que no dia 02 de outubro vai retomar o caminho do crescimento, “ainda estou encantado com tamanha mobilização! Só quero agradecer à população de Parnamirim, todos os vereadores e a organização. Estou de alma lavada! Rumo à vitória”, finalizou.
sexta-feira, 16 de setembro de 2016
Construção de viaduto interdita BR-101 já a partir deste sábado
O Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (DNIT) vai começar a construção do primeiro de seis viadutos previstos no projeto de reurbanização da BR-101, entre Natal e Parnamirim. A partir da manhã de amanhã, durante os 120 dias previstos de obra para o novo equipamento viário, os motoristas que passam pelo local nos dois sentidos deverão ter paciência, já que a rodovia será interditada. Com cerca de 300 metros de extensão, o viaduto será levantado no bairro de Neópolis e será localizado das imediações da passarela do bairro até a Avenida das Alagoas – nas proximidades do Supermercado Makro.
Decisão de Moro sobre denúncia contra Lula deve ser publicada na próxima segunda-feira
A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está com o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal Criminal, em Curitiba. Moro tem até cinco dias para decidir se acata a denúncia dos procuradores que integram a força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato. A assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná informou que o despacho com a decisão deverá ser publicado na próxima segunda-feira (19).
Caso a denúncia seja acolhida por Moro, Lula se tornará réu no processo, bem como os outros denunciados: a mulher do ex-presidente, Marisa Letícia da Silva; o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto; o ex-presidente da OAS Léo Pinheiro; e quatro pessoas ligadas à empreiteira, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Paulo Roberto Valente Gordilho, Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira.
É a primeira vez que o ex-presidente é denunciado à Justiça Federal no âmbito da Lava Jato.
Patrimônio de ex-presidente Lula cresceu 360% desde o fim do segundo mandato
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aumentou seu patrimônio pessoal em 360%, em valores nominais, com a renda obtida com sua empresa de palestras, após o fim de seu segundo mandato na Presidência, em 2010.
A soma de seus bens chegou a R$ 8,8 milhões no fim do ano passado, apontam declarações de Imposto de Renda do petista que integram a denúncia criminal apresentada contra ele na quarta (14).
Segundo o documento entregue por Lula ao fisco, em 31 de dezembro de 2010 o ex-presidente tinha patrimônio de R$ 1,9 milhão.
Já em 2015, a declaração registra que, ao final daquele exercício, o valor total de seus bens era de aproximadamente R$ 8,8 milhões –um aumento de R$ 6,9 milhões. Foto: Divulgação